Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Delay na navegação

Delay na navegação 01 Ago 2016 13:27 #262854

Pessoal, boa tarde....

Tenho notado recentemente um certo delay na navegação em meu GPS. Mas o interessante é que este delay somente surge quando tenho de realizar alguma manobra de mudança de vias, trevos etc.( por exemplo, as instruções são dadas com atraso da posição real - ao mandar entrar em uma rua a x metros, praticamente essa rua já passou) . mas quando estou andando pela estrada está tudo normal - a posição do cursor acompanha o traçado da estrada fielmente com minha posição real, ou seja, quando entro em uma curva, a posição do cursor do GPS está correta.

Alguem poderia me dar uma "luz" sobre esse problema??

Obrigado!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
  • Postagens: 155
  • Agradecimentos: 138
  • Registro em: 20/03/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Delay na navegação 01 Ago 2016 14:21 #262857

Ola Atlan, resolvi esse problema indicando os dados de baud e port corretos do gps.
Procure na linha do sys de seu navegador essas instruções e coloque o valor correto.
segue topico:
www.gpspoint.com.br/...94?start=5200#262772
  • marcelopratta
  • Intermediário
  • marcelopratta's Avatar
  • Postagens: 73
  • Agradecimentos: 51
  • Registro em: 04/07/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan

Delay na navegação 01 Ago 2016 15:49 #262860

Marcelo obrigado, mas o seu problema era dificuldade em se conectar com o satelite ou o delay na navegação? Pergunto isso porque o meu GPS se conecta rapidamente ao satélite e não há perda de sinal durante a navegação....

Mas de qualquer maneira, vou confirmar em meu sys se já não existem estas linhas.
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar

Delay na navegação 01 Ago 2016 18:22 #262865

Atlan,

sinal fraco de satélites (veja, não é falta de sinal) pode gerar este problema experimentado por você. Outra possibilidade reside nas informações dadas por voz TTS, principalmente em rota traçada. Isto pode ocorrer se a TTS tiver que informar onde entrar, que direção tomar e piora se houver muitos pontos de alerta naquele ponto. A TTS "engasga", pois tem muita coisa para falar; às vezes uma frase iniciada é interrompida porque já passou do ponto e logo terá que falar mais coisas. Como a TTS usa bastante recurso do hardware, uma lentidão pode ser tal que até a indicação correta (no mapa) fica atrasada.

Outra possibilidade são configurações no sys.txt para realocação de memória RAM. Isto, na época do iGO8 e Amigo, fazia algum sentido, mas Primo rodando em aparelhos com pelo menos 128 MB de RAM não precisa, aliás, pelo contrário, tais ajustes sÓ pioram o gerenciamento de memória (já fiz muitos testes, nenhum melhorou o desempenho).

Além destas possibilidades existe mais algumas poucas (que vejo neste momento). CPU de baixo clock: com tantos recursos implementados em skins e módulos ux, a capacidade de processamento da CPU pode chegar ao seu limite. Menos do que 500 MHz pode gerar problemas. Veja isso em seu aparelho. Caso seu cartão de memória esteja muito cheio, ainda mais se muito fragmentado, então a lentidão é quase certa. Neste caso, deixe somente o navegador que você mais usa (caso tenha mais de um), elimine arquivos inúteis e desfragmente o cartão de memória em seu computador. Os tais "menus" para usar-se mais de um navegador também consomem recursos, tente rodar um navegador sem passar pelo menu e analise o desempenho.

Também é interessante que você revise os módulos ux que está usando. Tem muitos que apareceram recentemente e que podem estar gerando problemas, como alguns que tomei conhecimento. Skins também podem ser problemáticas. Na dúvida, após analisar, um a um, o que mencionei anteriormente, comece por retirar todos os módulos ux da respectiva pasta e depois ir inserindo um a um para ver se detecta um problemático. Se nada for encontrado, tente o mesmo com as skins, usando um por vez e analisando o desempenho. Pode ser que algo esteja consumindo muito recurso do sistema e/ou memória RAM.

Teste aí, meu caro. Caso não obtenha sucesso, volte com suas considerações, talvez surja alguma solução melhor.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 04/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Gildásio, murilorec@msn.com

Delay na navegação 01 Ago 2016 20:18 #262873

Grande mestre Xamanian...

Agradeço pelas suas considerações. Vou dar uma olhada nos itens enumerados. Tenho um GPS Foston 3D710DT e estou usando a skin do Rafael2san ultimate titanium. A tamanho da memoria ram informada em meu aparelho é de 256mb. O navegador está instalado na memoria residente e tem 300mb livres. Acredito que não seja problemas de hardware e também não uso menus O interessante é que eu nunca tinha constatado esse tipo de problema. Como uso pouco o GPS, notei isso uns dois meses atrás.

Gosto muito do ultimate, mas em minha próxima viagem vou utilizar a minha reserva estratégica, o famoso Starwars, criação de alguns membros renomados aqui de nosso fórum ;) Pena que não saiu uma versão atualizada!!!!

Vou seguir suas recomendações e ver se noto alguma diferença, bem como o sinal do GPS. De qualquer maneira, obrigado pelas dicas.

Grande abraço!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Delay na navegação 01 Ago 2016 20:44 #262876

Atlan,

conheço este aparelho. Desconsidere a possibilidade de limitação de hardware, ele hardware tem de sobra, melhor do que a maioria que existe por aí.

Navegador na memória interna: se for possível, tente usar um cartão externo. 300 MB de espaço livre é pouco, pode ser este o problema. Se não for possível testar com um cartão externo, tente limpar (retirar o que for desnecessário) e desfragmentar a memória (dá para fazer isso no próprio Windows, mas terá que ter paciência -- pode demorar um pouquinho).

Star Wars: já passou da época, não compensa atualizar mais. Porém não há milagres em navegadores personalizados, é quase tudo a mesma coisa: uns mais mexidos, outros menos mexidos. Do ponto de vista da funcionalidade, ele continua atual, porém os ícones já ficaram ultrapassados -- feios, digamos.

Ultimate: o Rafael é um cara que respeito, ele trabalha bem e sempre esteve atento aos detalhes. Não acredito que seu problema se deve ao Ultimate. Tente se lembrar se houve alteração do sys.txt original preparado pelo Rafael, isto é, se você alterou algo, tirando ou acrescentando linhas. Tem coisas simples que faz com que o Primo não reaja bem em alguns aparelhos.

Outra sugestão: faça um backup de sua pasta Save. Depois apague aquela que restou na memória interna de seu aparelho. Ligue o aparelho e faça a reconfiguração do zero. Dá trabalho sim, mas não chega a incomodar. Se os problemas de lentidão continuarem, então é algo específico (ux, skin, sys, etc.). Mas a reconfiguração da Save pode (e quase sempre é assim) resolver muitos problemas, inclusive este de lentidão.

Um exemplo, poucos sabem que o Primo não lê os arquivos de voz TTS diretamente do zip para ter pronúncias de nomes corretas. O Primo toma o arquivo zip de voz, lê todos os arquivos e gera um arquivo criptografado e que fica na pasta Save. É a partir deste banco de dados "recompilado" que se tem as pronúncias e frases corrigidas (idem para o lang). Pois bem, qualquer coisa sobreposta ou perdida poderá gerar falhas no navegador. Apagar a pasta (após backup) pode resolver tudo isso.

Outra coisa: certas skins, em particular as modificadas pelo Rafael, exigem que a pasta Save seja apagada para que os novos recursos possam estar disponibilizados.

Em suma, fazer backup da Save e reconfigurar tudo pode dar algum trabalhinho, mas pode resolver problemão. ;)

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 04/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Enzo Jones, murilorec@msn.com

Delay na navegação 01 Ago 2016 21:37 #262881

Grande mestre Xamanian, como sempre prestativo e atento. Parabens!
  • marcelopratta
  • Intermediário
  • marcelopratta's Avatar
  • Postagens: 73
  • Agradecimentos: 51
  • Registro em: 04/07/2011

Delay na navegação 01 Ago 2016 22:02 #262883

Xamanian

Tinha deixado na memoria residente o navegador original que veio com o GPS (um Ndrive) juntamente com o ultimate, mas deletei-o e deixei somente o ultimate na memoria residente e com isso aumentei o espaço vazio. Uso um cartão de 8 gb e tambem dei uma limpada dele e desfragmentei.
Andei alterando algumas coisas no sys e vou comentar essas mudanças para ver o resultado. No meio do mes vou viajar e então observar o resultado das mudanças.

Por enquanto, muito obrigado pelas orientações, as quais irei seguir à risca!

Abraços!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
Última Edição: 01 Ago 2016 22:03 por atlan.

Delay na navegação 21 Ago 2016 21:24 #263588

Pessoal, boa noite! Aproveitando o tópico do colega queria deixar uma dúvida. NO meu caso seria um atraso no áudio, não seria bem um delay, acredito que seja configuração. Explicando melhor, no igo original que veio na minha central os comandos de voz direcao como entrar a direita ou entrar a esquerda aparecia com uma antecedência de 100metros. Peguei dois Igo mais atualizados, ultimate e fast, e nestes os comandos de voz são executados a apenas 30metros de distancia. Minha dúvida é se seria possível alterar essa distância? Já dei uma lida nos arquivos .sys mas não consegui achar nada relacionado.

Obrigado,
Marcos
  • man76
  • Iniciante
  • man76's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 20/07/2016

Delay na navegação 22 Ago 2016 03:33 #263592

Ola pessoal aproveitando o topico queria tirar uma duvida ,
nao sei se meu caso eh isolado ...

quando estou em algumas vias ele fala radar e outras coisas sem ser na faixa que eu estou , tipo marginal pinheiro aqui em sao paulo estou na via expressa ele identifica como estou na local falando as coisas radar etc ... tem algum jeito de resolver esse problema?

desde ja agradeço
  • Diegoones
  • Intermediário
  • Diegoones's Avatar
  • Postagens: 83
  • Agradecimentos: 11
  • Registro em: 24/10/2011
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.342 seconds