Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: UX para voz?

UX para voz? 04 Dez 2014 22:39 #234125

Imaginem o rádio ligado, os passageiros tagarelando e o gps com a voz TTS à toda. Ninguém aguenta.
Se deixar o som mudo, não escuta-se os radares, apesar da ux blink que veio muito a calhar. Mas aí pergunto, será que seria possível um comando para desligar qdo quisermos somente a voz durante a navegação, mantendo o som por bips dos radares?

Abraços
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

UX para voz? 04 Dez 2014 23:09 #234127

Beharov,

historicamente as skins diMka sempre permitiram habilitar e desabilitar cada uma das funções de avisos das TTS. Veja o manual do Primo que foi postado pelo Alan tempos atrás para maior detalhamento sobre isso.

Eu só deixo habilitado avisos de radares (e congêneres), desabilitando todos os outros avisos (lombada, área hospitalar, etc.). Outra coisa que faço é não habilitar os avisos (por voz TTS) de alertas de condução ("curva acentuada à esquerda", etc.), todos desligados. Outra: não habilito o recurso de que "a velocidade já pode ser aumentada" (isso é um porre!). Nada de nome de cada rua (ux Wiman) ao entrar em uma nova (só se for para tentar descobrir erro de pronúncia e fazer correções).

Tudo isso (acima) é possível ser ajustado no menu "Configurações de voz TTS Pro".

Em "Configurações de avisos de velocidade da via" eu, primeiro, habilito "Áudio e visual" e no campo "aviso por áudio (bipe e voz)", na opção "modo de alerta" que surge na tela seguinte, opto por "uma vez" (um bipe e não uma sequência deles). Depois volto para a tela anterior e em "avisar ao exceder o limite de velocidade da via" opto apenas por "visual" (a placa com a velocidade da via "pisca" na tela, como o mesmo efeito das placas de pontos de alertas -- "blink").

Em "configurações de pontos de alertas" é possível ajustar o tipo (e volume) dos bipes, no campo "bipes: ao exceder-se o limite de velocidade". E por aí vai...

Em suma, caro amigo, é possível deixar o Primo falando somente o que você quer e nada mais, inclusive é possível deixá-lo totalmente mudo. GPS, para mim, é um auxiliar, não é para ficar aparecendo mais do que o resto. Neste caso, mais me importa os alertas do tipo radar, o resto é legal, mas é "perfumaria". Pergunto: qual a importância de um alerta do tipo "área hospitalar"? Só para ouvir um "favor não buzinar"? Ora, todo motorista, de fato, deveria saber disso! E se é para saber onde se encontra uma clínica ou hospital (em emergências), melhor usar o mesmo recurso presente nos arquivos de POI. ;)

O meu navegador é discreto, só fala o que permito. E todos podem fazer o mesmo também, basta fazer os ajustes básicos.

Se o tal manual (Alan, citado acima) não for suficiente, basta perguntar, faço um passo a passo e posto aqui. De outra maneira, não é necessário uma ux para isso, o Primo já permite tudo isso desde o todo sempre (e as diMka ainda mais).

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1872
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 08/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis, hctomio

UX para voz? 04 Dez 2014 23:28 #234129

Xamanian, eu estava imaginando a situação quando se traça uma rota. Se seria possível desativar as instruções faladas (vire lá, vire aqui...), deixando ativo somente o som dos radares.

Funcionando exatamente como se não existisse rota traçada. Consigo isso adicionando este comando no sys (passado pelo Plot)
[sound]
voice_volume="0"
voice_muted="1"

Mas complica quando quero a voz novamente.

Abs e obrigado pelo retorno

--

Só falei bobagem. Esqueci que no primo dá pra desativar somente a voz nas configurações, deixando o resto ligado.

Podem excluir o tópico se quiserem.
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 05 Dez 2014 10:24 por Fábio M.. Razão: Junção de 2 posts

UX para voz? 05 Dez 2014 00:28 #234131

beharov
Eu tentei todas as opções aqui no emulador mas não achei.
A única opção seria desligar as Orientações mas não sei se falaria os alertas de radares.
  • lab.design
  • Usuário Prata
  • lab.design's Avatar
  • Postagens: 105
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 28/08/2012
    Ult. Visita: 17/04/2015
Última Edição: 05 Dez 2014 00:37 por lab.design.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.229 seconds