Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Arquivos FJW e HNR

Arquivos FJW e HNR 17 Ago 2014 20:07 #227951

Olá, Pessoal!

Tenho visto, ultimamente, nos pacotes de mapas da Europa, arquivos de vistas de junções com extensão fjw, substituindo os arquivos fjv.

Segundo andei lendo, trata-se de arquivos de junções com maior definição, ou coisa parecida.

FTR> Truck Info > /Content/MAP
FPA> Proximity Alerts > /Content/MAP
FDA> Driver Alerts > /Content/MAP
FBL> Actual Maps > /Content/MAP
HNR> Defined Routes > /Content/MAP
3DC> 3D Buildings > /Content/Building
3DL> 3D Landmarks > /Content/Building
PHR or PH> Reporting street names > /Content/Phoneme
DEM> Landscape > /Content/DEM
POI> Points of Interest > /Content/POI
FJV/FJW> Junction view > /Content/MAP
KML> Custom Po ints of Interest > /Content/Userdata/POI
FSP> Speed profile for a given road for smart routes > /Content/MAP

Acontece que inseri um arquivo desses junto aos mapas de Portugal, e a única coisa que aconteceu foi que o arquivo não aparece no conteúdo, nem mesmo desativado. As únicas vistas que aparecem em rotas simuladas são as nossas velhas conhecidas da NNG

Primo2L_0019.jpg

Pergunto: Alguém aqui do fórum já viu um arquivo desses funcionando? A imagem é igual ou melhor do que as dos antigos fjv?

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 26 Set 2014 08:15 por Sherlock.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: leopardo, Sherlock, NNunes, Xenon

Arquivos FJW 17 Ago 2014 20:23 #227952

Acho que encontrei alguma coisa a respeito:

Yes, fotorealistic jv. You can't use on existing Primo .exe, cause not support new .FJW format, fjw is replacement for fjv, fjv work with existing Primo exe files, but fjw not, it works only on few Primo versions for Becker and Falk, and there is no license for now, but only code for these type of files, probably NNG will change way of licensing by codes, instead using license files...

Tradução, para os usuários que não gostam de ler inglês. :whistle:

Sim, jv fotorealistas. Vc não consegue usá-las nos executáveis de Primo existentes, porque eles não suportam o novo formato FJW. FJW é o substituto do fjv. Fjv funciona com os executáveis existentes do Primo, mas fjw não. Este só roda em algumas poucas versões para Becker e Falk, e não existe licença até agora, mas somente código para esse tipo de arquivo. Provavelmente a NNG (fabricante do Primo) vai mudar o modo de licenciamento para código, ao invés de arquivos de licença.

Danou-se... :duv

Danou-se, mas não muito: Se a imagem abaixo for gerada por um arquivo FJW, não vi diferença nenhuma para os FJV

2b48kz.png

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 17 Ago 2014 20:38 por luizcarlosrio.

Arquivos FJW 17 Ago 2014 21:02 #227954

Encontrei mais alguma coisa.

A tradução foi do Google, que tentei melhorar...

"Quarta feira, 28 de maio de 2014

Arquivos FJW para iGo Primo
Já faz algum tempo que se faz referência a arquivos FJW (resp.FJV), mas a discussão sobre eles ainda está em pleno andamento.
Que são arquivos FJW para iGo Primo?

Arquivos FW (ou FJV) são utilizados para exibição inteligente de cruzamentos de rodovias. Já estão disponíveis para a Eslovaquia e República Tcheca (a partir do mapa 2013.Q3)

Ele pertence ao conteúdo da pasta \map, mas qual é a diferença?
- FJV contém, entre outras coisas, Junções bitmaps (*bmp)
- Arquivos FJW contém, entre outras coisas, imagens vetoriais das interseções (*.svg)

O que ele faz?
Visão mais realista do que a forma clássica da interseção nos mapas para iGo, para auxiliar a navegação em cruzamentos, já que cada nome de objeto armazenado está presente no cruzamento. Isso requer mapas e Voz do mesmo país ou estado (ou seja, voz TTS + mapa Tcheco ou mapa e voz da Eslováquia)

Como posso usar arquivos FJW no iGo Primo?
Até agora, não pode. Para usar arquivos FJV / FJW, você precisa de licença adequada. No iGo Primo podem ser arquivos FJV (mas com licença). Para esse formato, há uma utilidade UX especial. Arquivos FJW destinam-se apenas para a navegação nos aparelhos Becker e Falk (isto é, versão editada diretamente no executável do iGo para estes navegadores)."

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 17 Ago 2014 21:09 por luizcarlosrio.

Arquivos FJW 17 Ago 2014 21:37 #227958

Luiz

Pelo que eu soube até aqui, estes arquivos *.fjw apareceram primeiro nos aparelhos Becker de última geração cuja versão do Primo ainda não foi desbloqueada. As versōes desbloqueadas do Primo simplesmente não reconhecem o conteúdo. Teoricamente, o formato seria mais leve que o *.fjv

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: luizcarlosrio, NNunes

Arquivos FJW 24 Set 2014 23:59 #230256

Acima, conteúdo Here 2013.Q4 para Austrália

Reparem na imagem

1. Se a NavTeq/Here está compartilhando imagens de junção em formatos diferentes (*.fjv e *.fjw) , a que se supor que não teria motivos para a imagem ser diferente de um arquivo para outro já pois uma vez que dispusesse da vista de um determinado cruzamento tal vista não teria porque não ser oferecida no formato que fosse

De onde presumo que por se tratarem das mesmas vistas de junções, aparentemente o arquivo *.fjw é 50% menor que o *.fjv

2. Se a NavTeq/Here está disponibilizando Rotas Pré-Processadas para a Austrália, tendo em conta que o país é uma gigantesca ilha, presumo também que o arquivo *.hnr para funcionar não tenha como condição básica a obrigatoriedade de ser utilizado em rotas internacionais

Daí concluo que o *.hnr da América do Sul seja tão efetivo em uso dentro do Brasil quanto em rotas internacionais que incluam nosso país

;)
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., Xenon, lacik25

Arquivos FJW 25 Set 2014 09:37 #230265

Vejo os aquivos hnr como uma espécie de "certificado" da rota.

Antigamente, ao traçarmos uma rota mais longa, ficávamos na dúvida se realmente aquele era o trajeto mais comum, ou mais utilizado, se teria pegadinhas ou algo do gênero. Hoje, como os mapas estão melhores, esta situação melhorou muito e estas variações são cada vez menos perceptíveis.

A leitura que faço é: com a rota hnr certifico-me que o trajeto mostrado é bastante conhecido e utilizado, tanto que está cadastrado.

Por exemplo: ao simular duas rotas "curtas", onde a probabilidade de caírmos em ciladas é maior, a hnr evita certos "desvios" menos conhecidos, deixando a rota um pouquinho menos "curta" (logo, afastando-se do normal), porém mais confiável (aproximando-se do hnr). Nada mais do que otimizada.

O mesmo raciocínio se faz para os outros tipos de rota (e hnr): um pouco menos/mais "rápida", um pouco menos/mais "econômica", um pouco menos/mais "fácil", em favor do "mais conhecido", "correto", "cadastrado", "otimizado" no hnr.

Ja testei isto na prática e gostei muito.

Mas é somente uma interpretação.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1496
  • Agradecimentos: 3689
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 25 Set 2014 11:19 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Kadao107

Arquivos FJW 25 Set 2014 09:40 #230266

Em uma rápida pesquisa, andei lendo que o FJW é armazenado no formato SVG, conforme texto abaixo:

"At fjv objects are stored as compressed images bmp, but at fjw Junction View objects already stored in the form of SVG images (SVG - Scalable Vector Graphics)
Advantages of SVG over bmp images is smaller file size, scale (no need to store pictures for different resolutions of the display) , supports both fixed and animated , interactive graphics..." (fonte: www.gpspower.net/igo...urope-2013-q3-6.html)

Acho que isto explica o tamanho menor dos arquivos.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015

Arquivos FJW 26 Set 2014 01:55 #230322

rafael2san

eu vejo os *.hnr como rotas pré-processadas mesmo, ou seja, conteúdo que faz o iGO (re)calcular uma rota (especialmente aquelas acima de 100 Km) com muito mais rapidez; veja no exemplo: Belém > Recife > Brasília > Campo Grande > São Paulo > Porto Alegre

;)

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rafael2san

Arquivos FJW e HNR 26 Set 2014 08:35 #230328

Altas produções cinematográficas hehehehe Gostei! :oks :oks :oks

Sim amigo Sk, não deixa de ser isto também!
Mas é difícil aceitar (pelo menos para mim) que estes arquivos estão ali somente para melhorar a velocidade de cálculo de uma rota, ou melhor, que estão ali para o usuário ganhar alguns segundos. Em Android nem nota-se tanto esta diferença.

Calculei uma rota Porto Alegre - Salvador (centro da cidade) sem e com HNR:

Distância total sem hnr: 2950 Km
Distância total com hnr: 2946 Km

Além do cálculo BEM mais rápido, o tamanho da rota foi menor: -4 Km. Não consegui ver direito, mas acho que no seu vídeo também houve diferença de distâncias.

Minha teoria é que, a rota, sendo "pré-processada" (leio aqui "já pronta" pela here), provavelmente me tirou de alguma furada. Ou, ainda, algum trecho da rota pelo método tradicional não é o mais comum, não é o mais utilizado, e mesmo assim foi incluído. Já na rota com hnr ele encontra-se descartado.

Ou talvez não seja por isso, mas por outro motivo e eu esteja tentando achar cabelo em ovo. :laugh: Talvez a rota só esteja "pronta" mesmo, e não: "pronta"+ "otimizada".

Mas que a rota não é a mesma, isto é fato.

O saco é olhar essa rota toda e comparar onde (e porquê) está(ão) o(s) ponto(s) diferente(s).

Abraços!
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
Última Edição: 26 Set 2014 10:31 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Arquivos FJW e HNR 26 Set 2014 08:55 #230329

rafael2san,
galera,

Já pensou na quantidade de vezes que o GPS pode ter que recalcular a rota durante o trajeto por n motivos? E quando acontece justamente no meio do trânsito de um lugar desconhecido? Você entrou numa via errada e quer voltar à rota e o GPS tá recalculando a rota! É aí que o HNR pode ajudar. Em aparelhos GPS mais lentos ajudam mais ainda. O uso destes arquivos não implicam a utilização de processador ou memória RAM do GPS durante a rota, pois são arquivos que são utilizados apenas no momento de calculo ou recálculo da rota e ainda são arquivos relativamente pequenos, então não vejo motivos para não tê-los. Porém é uma escolha pessoal e cada um sabe o que quer. Só estou expondo o que acho de positivo nestes arquivos.

Quanto aos arquivos .FJW acredito que seja apenas mudança no formato da compactação das imagens para reduzir o tamanho do arquivo de junções.

VALEW!!!
  • SPY/DF
  • Usuário Platinum
  • SPY/DF's Avatar
  • Postagens: 321
  • Agradecimentos: 408
  • Registro em: 05/08/2011
Última Edição: 26 Set 2014 09:08 por SPY/DF.

Arquivos FJW e HNR 26 Set 2014 11:59 #230342

rafael

me conta como você consegue números tão bons de consumo : 192 litros de combustível ?
que máquina é essa que você dirige ai nos pampas ?!

:woohoo:

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Última Edição: 26 Set 2014 12:02 por Sherlock.

Arquivos FJW e HNR 26 Set 2014 12:20 #230345

É que uma vez fui para Salvador assim:

Hahaha, brincadeira... Não será o Olavovo?

O meu estava 6.5l/100Km...ou seja 15km/l...na verdade acho que isso é o padrão do navegador, nunca havia alterado (somente inseri o preço do combustível). Colocando 12 fecha os 224.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
Última Edição: 26 Set 2014 13:00 por rafael2san.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.449 seconds