Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Backup personalizações do usuário

Backup personalizações do usuário 29 Mar 2014 22:58 #218859

Pessoal, vamos ver se alguém tem uma solução para isto. No meu IGO Primo, personalizo ele como quero (skin, sons, etc), só que seguidamente acontece, de quando eu ligo ele, ele reinicia como se fosse a primeira vez que ligo, ou seja, começa com a configuração de linguagem, região, etc. (sabe aquelas telas iniciais de quando tu inicia o aplicativo pela primeira vez?) Dai tenho que configurar tudo novamente, e é um saco. Tem alguma opção de salvar estas configurações, e quando der este problema, apenas carregar novamente? Caso não tenha esta opção, onde estas informações ficam armazenadas, pois dai posso copiar a pasta e só substituir quando der este "pau". Até pensei que a opção "Perfil" mas não tem esta função.
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar
  • Postagens: 187
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 30/01/2012
    Ult. Visita: 23/11/2016
Última Edição: 29 Abr 2014 12:25 por luizcarlosrio.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Backup personalizações do usuário 30 Mar 2014 10:32 #218884

Beneduzi

Tenho tido esse problema frequentemente com o Primo 2.4. Nos Primos de versões anteriores (1.1, 1.2, 2.01) isso não acontecia.
Não sei se é porque eu tenho no cartão, além de Primo 2.4 e Primo 2.01, um iGo My Way antigo.
Estou para checar se o problema acontece depois de eu ter rodado o iGo.
Mas, enquanto não descubro, eu fiz o seguinte:

Fui até a pasta Save/Profiles/01 e copiei o arquivo system.ini para uma outra pasta do cartão SD.

Assim, se o problema se apresentar novamente, é só eu copiar o system.ini guardado para a pasta 01 novamente.
O ruim é que, se o problema se apresentar, eu precisarei espetar o gps ou o cartão SD em um computador para restaurar o arquivo.
Até já pensei em fazer um modo dessa restauração ser feita automaticamente, através de scripts, de modo a poder ser feita diretamente no gps, mas ainda não descobri como (não conheço programação).

Por falar nisso, se algum usuário esperto nessa área ler essa minha msg e de dispuser a ajudar na criação de 2 script simples, eu agradeço.
Um script faria uma cópia para lugar seguro no cartão, das configurações, favoritos, pontos de alerta inseridos pelo usuário, etc.
Outro script faria a restauração. O primeiro poderia ser acionado de dentro do Primo, e o segundo fora.
Eu mexia muito com arquivos bat nos tempos antigos...mas nunca fui além. :(

Se não me engano, versões antigas do iGo tinham isso, backup e restauração.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 30 Mar 2014 10:44 por luizcarlosrio.

Backup personalizações do usuário 30 Mar 2014 16:00 #218900

luizcarlosrio, não sei como agradecer por esta dica, pelo menos vai amenizar o problema. Acho interessantíssima a tua colocação, pois esta opção de script para cópia será de muita valia.
Por enquanto obrigado pela dica, e vamos ver se este tópico decola.
Abraços
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 09:08 #220855

Luiz, ocorreu o problema, ontem, e tentei fazer o procedimento que tu me indicou, mas não adiantou. Quando copio o arquivo para a pasta e ligo o aparelho, ele inicia pedindo para configurar linguagem, pais, etc...

Tu já tinha testado? Deu certo pra ti?
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 11:05 #220859

Já deparei-me com esta situação, mas apenas no Primo para Android.

Algumas conclusões:

--Sempre (ou na maioria das vezes) que vc alterar alguma coisa no data.zip (abrir, alterar e salvar), ou simplesmente trocá-lo por outro idêntico (mas com outra data de alteração), ocorrerá este "reinício das configurações".
-- A mesma situação acima não ocorre para alterações na skins. Podemos alterá-las à vontade que este reinício não ocorre.
-- O arquivo system.ini simplesmente "zera", ficando totalmente "em branco", sem as configurações do usuário. Rotas, tracks e demais configurações da pasta save permanecem intactas, bem como outras configurações do usuário desde que "não salvas" pelo system.ini.
-- Só que não adianta copiar outro system.ini logo que alterarmos o data, pois ele "zera" este arquivo durante o loading. Em outras palavras, não adianta alterarmos o data.zip e de quebra já trocar o system.ini pelo do nosso backup. Ele "zerará" o system.ini ao "identificar" o novo data.zip, durante o carregamento inicial. Por isto não adiantou para o beneduzi no post acima.

O que fazer?
1. Faça o backup da pasta save quando estiver tudo a seu gosto. Eu prefiro salvá-la toda do que apenas o system.ini
2. Altere ou troque o data.zip como quiser. Faça as suas alterações pessoais.
3. Inicie o navegador. O system estará "zerado" e vc terá de configurar a linguagem, rotas...faça isso rapidamente para ir até o menu inicial. Então, saia do navegador normalmente.
4. Agora sim, substitua a pasta save pela sua backup do item 1.
5. Pronto, todas suas configurações voltaram.

Desconfio de que o problema esteja em algum arquivo tipo device.nng, pois este é reescrito a cada novo inicio do navegador. Uma vez "identificado" o novo data, uma nova configuração é iniciada (com a limpeza do system.ini). Mas isto é só especulação.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1494
  • Agradecimentos: 3674
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 02/12/2016
Última Edição: 26 Abr 2014 11:13 por rafael2san.

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 11:27 #220860

Beneduzi
Eu já fiz o procedimento de copiar o system. ini guardado para a devida pasta no Primo várias vezse e sempre deu certo.

Rafael
O problema já se apresentou mesmo sem eu ter mexido em nada. Desliguei o gps e quando rodei o Primo aconteceu o problema.
Notei que na maioria das vezes o system.ini não zerou, ficou com metade do tamanho original.
Abri o arquivo e notei que de fato uma parte dele tinha se apagado.
Só da última vez é que ele zerou tudo.
Estou esperando ainda a boa alma que fará um script, de modo a salvar todas as configurações do Primo, e outro para restauração.
Tá dificil... :duv

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 11:43 #220862

Pois é, e agora me surgiu mais este probleminha: www.gpspoint.com.br/...ium?start=350#220845, o que pode ser. Tô pensando em mudar do primo para outro. Que vocês aconselham?
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 13:51 #220868

luizcarlosrio escreveu:
O problema já se apresentou mesmo sem eu ter mexido em nada. Desliguei o gps e quando rodei o Primo aconteceu o problema.
Notei que na maioria das vezes o system.ini não zerou, ficou com metade do tamanho original.
Abri o arquivo e notei que de fato uma parte dele tinha se apagado.
Só da última vez é que ele zerou tudo.

Pensei que só ocorria em Android, pois nunca aconteceu comigo no Windows CE.
Agora pensando mais sobre isso, talvez seja alguma peculiaridade com o aparelho usado, pois no meu GPS Android Connect 5´ acontece isto se altero alguma coisa. Já no S3 Mini não.

Colocar o seu system.ini (completo) no diretório ui_igo9>defaults (no Windows CE) ou ui_android>defaults (no Android) dentro do data.zip resolve o problema. Para testar, basta coloca-lo lá dentro e apaga-lo da pasta save. Ao iniciar o navegador, estará tudo como sempre. A seleção de skin, scheme, preferencias... Desta forma, o data.zip considera-o como se estivesse na pasta save (na verdade criará outro igual lá quando você fizer alterar alguma configuração pessoal que precise reescrevê-la no system.ini), ou melhor, como se fosse o system.ini padrão, default. E usará este sempre que não houver system.ini na pasta save ou quando o mesmo estiver "zerado".

É uma solução peculiar. Seria como uma restauração "manual", afinal, foi nós mesmos que colocamos o system.ini lá dentro. Mas, mesmo assim, já poupa-nos de um trabalhão.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1494
  • Agradecimentos: 3674
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 02/12/2016
Última Edição: 26 Abr 2014 14:58 por rafael2san.

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 17:16 #220878

luizcarlosrio escreveu:
.
.
.
Estou esperando ainda a boa alma que fará um script, de modo a salvar todas as configurações do Primo, e outro para restauração.
Tá dificil... :duv

Abs

LuizCarlosRio

Não vou deixá-lo esperar mais, pensava que um dia abandonou o iGo 8 e foi direto para o Primo 2, mas li em um post anterior que vc já tem os Primos 1.1, 1.2, e em dez/2010 foi criado um script nfrun para backup, acho que foi o Arkoko (skin?), em todas as versões posteriores de Primo 1.0, sempre acompanhou nos pacotes, uma pasta Utility contendo Backup, Restore, Utility, Panic-Utility, MacChanger, o que foi que aconteceu?

Chegou a versão do Primo 2.0, e as skins do mesmo já não apresentaram o link para Backup/Restore? Ai, os pacotes posteriores eliminaram da pasta Utility esses scripts? Alguém lembra o que foi que ocorreu?

Luiz, verifique ai, eu não tenho o manual da linguagem nfrun, mas esses scripts preveem, backup incremental, tem um arquivo .ini em que se estabele, até quantos backups manter, será de grande auxílio, para aqueles, que precisam manter as configurações anteriores, por exemplo:

Chegou um pacote novo, instala-o configurando as preferências básicas do navegador, procede-se um backup number one (1);
Chegou uma nova skin, procede-se um backup number two (2);
Chegou um novo data.zip, procede-se um backup number three (3);
Chegou um novo Primo.exe, procede-se um backup number four (4);
Chegou um novo Global.cfg, procede-se por último um backup five (5);

Dada sua experiência com arquivos de lote, não será difícil para vc adaptar os .ini às suas considerações preferenciais, se não existe mais um botão na skin para chamar os scripts, chame-os através de um Menu.

Para quem quer se aventurar mais, poderá procurar um ThemeChanger, SkinChanger (ZoZo), etc... Mas atenção, lembrem-se que o último MapChanger foi modificado para ter 4 mapas.

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
Última Edição: 26 Abr 2014 17:17 por roverrollt. Razão: citação

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 19:26 #220883

Olá Roverrolt

Interessantes as suas observações.

Na verdade, desde o momento em que eu escrevi aqui meu último post, estou quebrando a cabeça criando um script do mortscript.
Será um script muito simples, que copia o system.ini da pasta onde eu guardo o mesmo, para a pasta save....do Primo.
Coloquei até as vozes da Gabriela e da Fernanda anunciando o fim da operação.
Chamei o mortscript através do mesmo menu onde chamo o Primo.
Meus planos incluem um botão para backup e outro para restauro.

Acabo de conseguir, depois de trocentas tentativas e erros (fazer alguma coisa sem conhecer é fogo) e logo apresentarei o pacote completo, para fazer backup e restaurar, simplesmente apertando um botão no menu.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 26 Abr 2014 20:41 por luizcarlosrio.

Backup personalizações do usuário 26 Abr 2014 20:46 #220887

Luiz,

Vou responder rapidamente:

O comando "Copy" para um único arquivo e somente para o caminho informado, não necessita do último parâmetro "TRUE", esse, só é utilizado, quando se quer copiar outros "system.ini" em subpastas, o que não tem lógica. Não se parametriza "verdadeiro/falso" com aspas, mas TRUE ou FALSE.

O nome de arquivo na pasta destino do Primo2L poderá ser omitido, porque o original não foi renomeado.

Se esse script estiver na raiz do cartão SDMMC, entendendo que não se trata de uma pasta mas o nome do Volume do cartão, é só tirar a primeira barra invertida, caso não esteja, elas não poderão ser omitidas.

Ficaria assim: Copy("SDMMC\Restaurar\system.ini","SDMMC\Primo2L\save\profiles\01",TRUE, false)

Espero que de certo o script.

Outra dica de quem usou MS-DOS avançado, e depois administrou Redes: Uma vez que o "system.ini" nunca mais precisa ser mudado e o backup dele já foi feito, existe um jeito de nunca mais perdê-lo; Mas como o Primo vai administrar isto depois, eu não sei.

Antes de fazer o backup, é só mudar o atributo de arquivo como somente "leitura":

SetFileAttribute("SDMMC\Primo2L\save\profiles\01\system.ini", "readonly", TRUE)

Se um dia precisar desprotegê-lo para mudar alguma configuração, ou restaurar um backup diferente:

SetFileAttribute("SDMMC\Primo2L\save\profiles\01\system.ini", "readonly", FALSE)

Deixando o "system.ini" como ReadOnly e o Primo não reclamar, mesmo que o Windows avise numa janela, e ficando por isto mesmo. Nunca será preciso restaurar o mesmo.

abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
Última Edição: 26 Abr 2014 20:48 por roverrollt. Razão: correção no texto
Os seguintes usuários disseram Obrigado: luizcarlosrio

Backup personalizações do usuário 27 Abr 2014 21:26 #220932

Beneduzi e demais interessados

Finalmente saiu do forno o pacote para fazer backup das configurações (system.ini) do iGo Primo 2 (através de um botão na tela do Primo 2), bem como restaurar de volta as mesmas (através de um botão no menu de chamada do Primo 2), caso ocorra corrupção do arquivo ini em questão.

Link para baixar:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Leiam atentamente o arquivo texto contido na pasta Ajuda antes de instalar o pacote

Apesar de ser aprendiz de feiticeiro, testei exaustivamente o programa sem encontrar problemas até o momento.
Qualquer dúvida que permaneça, fiquem à vontade para perguntar ou relatar algum bug.
Se alguém quiser também modificar o pacote, fique à vontade. Só tire o nome Pitaco do mesmo, para evitar confusão futura de versões.

Edit: Atualizado o Link, por motivo de atualização do arquivo de instruções de instalação e pequenas mudanças nos scripts.
Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 28 Abr 2014 16:00 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, massaaki, LeaderHC

Backup personalizações do usuário 27 Abr 2014 21:59 #220933

Show de bola, Luiz, vou testar. Mas antes preciso que tu me dê uma mão nisso:
Meu Igo, além de não reconhecer mais a skin fast ultimate, desconfigurou até a voz. A Gabriela fala que parece sotaque alemão, kkkk. Como faço para reinstalar o apk? Já ouvi dizer que se desinstalar o aplicativo, dá biziu. Então pensei em somente excluir a pasta, e depois instalar novamente o apk. Que tu me diz? Ou não é a maneira mais adequada?
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

Backup personalizações do usuário 27 Abr 2014 23:01 #220936

Boa note Luis Carlos,

para teste fiz o procedimento indicado por você no meu Siga-Me Imagem, porém não funcionou, no meu Aparelho não estou tendo esse problema de perder a configuração, mas somente para teste mesmo que fiz, no intuito de ajudar outros usuários, ao clicar no Botão Backup é anunciado por voz como citado e depois ao fazer a restauração também é anunciado, voltando o SD para o PC e verificando na pasta Restaurar não foi criado o arquivo "System.ini" e como o meu Primo2.0.1 não tem o problema de perder a configuração, então tirei a pasta "save" para simular a perda, e cliquei em Restaurar, mas a mesma não foi restaurado, e dentro do Primo foi criado um Crash.txt com as linhas abaixo:

REPOSITORY: (FILESYS) not freed properly refcnt:28

acredito que cada vez que reiniciei o Primo foi criado uma linha no Crash.txt, não mexi em nada do que você criou, o que será que tenha acontecido, será diferença de aparelho? Marca/Modelo.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Backup personalizações do usuário 28 Abr 2014 09:08 #220949

fiz o procedimento indicado por você no meu Siga-Me Imagem, porém não funcionou,

Amoriello

A marca ou modelo do gps não influi no funcionamento do pacote.
O que pode estar havendo é diferença de nomes de pastas.

Atualizei o arquivo de instruções de instalação, pois faltava nele justamente esse detalhe.
Inseri novo link, para download do pacote com essas modificações.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 28 Abr 2014 09:09 por luizcarlosrio.

Backup personalizações do usuário 28 Abr 2014 20:18 #220991

Oi Luis Carlos,

hoje fiquei pensando nisso, que talvez fosse o nome da pasta do Primo, como eu disse eu não abri os arquivos MortScript então eu não vi como estava os nomes das pastas dentro, no meu caso eu uso o nome da pasta "KIA Rio" que a versão Primo2.0.1, vou fazer as devidas alterações e logo mais reporto o que aconteceu.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Backup personalizações do usuário 30 Abr 2014 19:30 #221148

A brincadeira está ficando interessante:

Backup3.jpg

Para quem gosta de experimentar todas as skins, todas as vozes, todos os idiomas...
Antes de mudar qualquer coisa, dá um clique no menu rápido, outro no botão backup, ouve a voz dizendo que está sendo feito, para aguardar, que já foi feito, e aí é só mudar qualquer coisa.
Depois, qdo cansar da nova sky, voz, etc, antes de rodar o Primo 2, clica no botão restaurar do menu...e volta tudo ao que era antes. :)
Útil também para quem tem Magellan, onde, para desligar o aparelho, é preciso dar um reset no botão. Nem sempre tudo corre bem e o arquivo de configurações é corrompido. Aconteceu meia dúzia de vezes no Magellan 5240. É um saco fazer tudo de novo. :angry:
Outra coisa: Algumas skyns mais incrementadas acrescentam um monte de novas linhas no system.ini. Qdo se volta à skin anterior, essas linhas não são removidas.
Note que só as configurações que ficam guardadas no arquivo system.ini são preservadas. Quase tudo fica lá.
Para salvar todas as configurações, favoritos, etc, é preciso modificar os scripts de acordo.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 30 Abr 2014 20:22 por luizcarlosrio.

Backup personalizações do usuário 13 Mai 2014 20:39 #221934

5- Configure o menu com o qual é chamado o executável do Primo2 e insira um botão (ou utilize um botão que não esteja sendo usado) e uma linha de comando para chamar o arquivo "Restaurar.exe" Será algo como:
"Command = \SDMMC\Restaurar\Restaurar.exe"

Não entendi, esta parte, como configurar o menu? Tem como detalhar melhor?
7- Rode o Primo2, vá em "opções/configurar menu rápido" e escolha uma posição para o botão "programas externos"
Não consegui achar os programas externos talvez por causa da primeira dúvida.
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.342 seconds