Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

TÓPICO: Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 21 Mar 2014 21:55 #218163

fidelis.forum escreveu:
... Lembrete: alterar o valor de speedcam_max_lookahead no sys.txt de 600 para 2000.
Resumindo, ficaria assim:
[warning]
speedcam_max_lookahead=2000
speedcam_max_angle=25
speedcam_maxdistance_from_road=30

Fidelis,

Eu passo por alguns alertas difíceis de serem avisados com algo diferente de

speedcam_maxdistance_from_road="40"
speedcam_max_angle="40"
speedcam_max_lookahead="600"

Contudo como sou aberto a novas sugestões vou colocar exatamente os valores propostos por vc e fazer testes neste alerta difíceis que já conheço. Não adiantam chutes (apesar de concordar que certa lógica existe) se na vida real a coisa não for bem assim.

Assim que possível, não é sempre que passo por eles, porei aqui minhas impressões sobre este assunto...

(off-tópico) Aproveitando: Não consegui ainda de jeito nenhum que o pedágio da linha amarela direção Barra -> Av. Brasil seja avisado. Quem sabe com estes valores!

O da outra direção avisa sempre.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 00:02 #218173

adinis escreveu:
fidelis.forum escreveu:
... Lembrete: alterar o valor de speedcam_max_lookahead no sys.txt de 600 para 2000.
Resumindo, ficaria assim:
[warning]
speedcam_max_angle=25

Fidelis,

Eu passo por alguns alertas difíceis de serem avisados com algo diferente de

speedcam_maxdistance_from_road="40"
speedcam_max_angle="40"
speedcam_max_lookahead="600"

Adinis,

É preciso considerar que há bastante diferença no comportamento do navegador para alertas quando se tem e quando não se tem rota traçada. Casos relatados sem rota traçada não podem ser considerados pois geram interpretações equivocadas já que não é possível um comportamento coerente com a rota que se tem em mente. Sem rota, o navegador não sabe para onde você vai e alertará qualquer coisa em possíveis caminhos à frente pela ordem de distância, nem sempre no caminho desejado. Assim, entendo que os testes precisam ser feitos com rota e os parâmetros ajustados para essa condição.
Contudo como sou aberto a novas sugestões vou colocar exatamente os valores propostos por vc e fazer testes neste alerta difíceis que já conheço. Não adiantam chutes (apesar de concordar que certa lógica existe) se na vida real a coisa não for bem assim.

Os valores que propus não são chutes, ao contrário, são calculados para a situação de rota traçada de acordo com aquele modelo que publiquei (com os desenhos). Agora, pontos difíceis não são a regra, acho que devem ser tratados como exceção. Tenho muito interesse em conhecer esses casos, em geral são erros de mapa e/ou de posicionamento do PA. Se não forem erros mesmo, aí ficam ainda mais interessantes pois vão ajudar a entender melhor o comportamento do navegador e em que situações ele tem dificuldade para detetar, ou não detetar indevidamente, um PA.
Assim que possível, não é sempre que passo por eles, porei aqui minhas impressões sobre este assunto...

Agradeço os testes, especialmente nesses "pontos difíceis", são a melhor forma de melhorarmos nossos modelos do comportamento do navegador.
(off-tópico) Aproveitando: Não consegui ainda de jeito nenhum que o pedágio da linha amarela direção Barra -> Av. Brasil seja avisado. Quem sabe com estes valores!

O da outra direção avisa sempre.[/quote

Só se o max_lookahead tiver alguma influência ali, já que os seus outros valores até aumentam a visão lateral em relação aos meus, ou seja, você pega até mais do que quer. Vou tentar ver qual é no mapa (GE) e analisar a região, outros alertas nas redondezas, etc, para ver se tem alguma pista. Se tiver as coordenadas, facilita.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3198
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 11:19 #218180

Fidelis,

como já lhe disse em outro tópico, não estou convencido de seus cálculos teóricos; experimentos práticos em rota real têm mostrado que sua conclusão está equivocada. Mas como sou uma pessoa aberta a novas possibilidades e ideias, fiz um planejamento para o dia de hoje: sair de carro e passar por vários pontos de alertas "lesivos ao bolso do motorista" (leia-se radares e câmeras). As escolha foi previamente planejada (para a rota real), tendo PAs posicionados de várias maneiras. Além destes PAs, ao fim da rota (ida), tem-se um pedágio em dois sentidos, que será usado duplamente (ao retornar).

Espero que o tempo tomado e gasto com combustível ao longo destas horas de testes sirvam de esclarecimentos definitivos sobre esta questão -- o interesse é de todos deste fórum.

Cabe lembrar que o MapaRadar sempre tratou os pedágios como simples pontos de alerta, não os diferindo em relação aos demais. Desta forma, os avisos visual e por voz (TTS) sempre foram dados corretamente antes do advento do módulo ux dos pedágios. A rigor tal ux deveria, apenas, informar o valor do pedágio tão logo o aviso comum de tal ponto de alerta surja para o condutor.

Ao retirar a parte do bloco de alertas Hélio/Fidelis concernente aos pedágios e substituí-los pelos PAs do MapaRadar, sem o uso do citado módulo ux, todos os alertas, visual e por voz, de pedágios ocorrem como o esperado -- este teste já foi feito por mim por diversas vezes, sempre usando as configurações de warning como está atualmente no pacote SW 2.0, por exemplo. O mesmo não é verdade quando se substitui este arquivo (pedágio) pelo bloco Hélio/Fidelis.

No longo teste de rua que farei hoje, usarei as configurações do SW 2.0 e aquelas sugeridas por você -- obviamente, uma por vez. A mesma rota será feita em dois sentidos (ida e volta, mas por vias distintas) e cada uma delas com uma das configurações. Assim as variáveis estarão fixadas, restando apenas a análise da efetividade dos ajustes mencionados no [warning]. Isto será relatado neste fórum, em detalhes -- não me importando se os resultados confirmarão ou não o que penso, o importante é ter um resultado. Faço isto para o benefício de todos -- como sempre fiz.

A minha intuição sobre o que está ocorrendo é muito óbvia, mas intuição é algo falível -- não é assim que se faz Ciência. Por isto só irei me posicionar sobre o assunto após os testes de rua e estrada que farei hoje, na esperança que este assunto seja encerrado em definitivo. O que não dá é ter que mexer em configurações de um navegador para ter um alerta funcionando e vários outros sendo perdidos, ainda mais pontos de alertas que são onerosos para o motorista, que tem que pagar pesadas multas ao passar por radares fixados em locais improváveis. O que é mais importante para o condutor, saber a tarifa de pedágios ou ter que pagar multas de radares ao longo das vias?

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1872
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 08/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Kadao107, Shark 2011

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 12:06 #218183

Fielis,
... É preciso considerar que há bastante diferença no comportamento do navegador para alertas quando se tem e quando não se tem rota traçada...

Exatamente! Por isto minha menção "à vida real". Não temos como ficar discutindo estes pontos em rotas simuladas. Tudo que escrevi são em rotas reais.
... Agradeço os testes, especialmente nesses "pontos difíceis", são a melhor forma de melhorarmos nossos modelos do comportamento do navegador.

Conversei com o Xamanian ontem sobre isto e decidimos fazer testes em modo real. Vou ver se consigo gastar uma gasolina hoje e apresentar medições reais sobre estes alertas que considero "dificeis". Assim como ele, Xamanian, reportarei, claro, minhas impressões.
...Não consegui ainda de jeito nenhum que o pedágio da linha amarela direção Barra -> Av. Brasil seja avisado. Quem sabe com estes valores!

... Vou tentar ver qual é no mapa (GE) e analisar a região, outros alertas nas redondezas, etc, para ver se tem alguma pista. Se tiver as coordenadas, facilita

O que NÃO alerta:

Pedágio L11333
iGO Primo: -43.308769,-22.907530,12,0,1,107

Município: Rio de Janeiro - RJ
Sub-distrito: Méier
Bairro: Água Santa
LatLon: -22.907530,-43.308769
Sentido: Unidirecional - Direção: 107°

O que alerta:

Pedágio L11332
iGO Primo: -43.308999,-22.907124,12,0,1,268

LatLon: -22.907124,-43.308999
Sentido: Unidirecional - Direção: 268°

Usando o mapa Brazil_NQ_2013.Q2_130917.fbl

Infelizmente neste caso, pedágio, não poderei fazer testes reais no momento, mas aproveito para pedir aos usuários que estejam no Rio de Janeiro e passem por lá constantemente (deve haver vários) que ajudem neste teste.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 13:12 #218186

Xamanian escreveu:
Fidelis,

como já lhe disse em outro tópico, não estou convencido de seus cálculos teóricos; experimentos práticos em rota real têm mostrado que sua conclusão está equivocada.

Não creio, mas é só um modelo teórico para guiar os testes. Claro, pode não ser assim que o navegador se comporta em certos casos, estamos justamente tentando entender.
Cabe lembrar que o MapaRadar sempre tratou os pedágios como simples pontos de alerta, não os diferindo em relação aos demais. Desta forma, os avisos visual e por voz (TTS) sempre foram dados corretamente antes do advento do módulo ux dos pedágios. A rigor tal ux deveria, apenas, informar o valor do pedágio tão logo o aviso comum de tal ponto de alerta surja para o condutor.

Ela só faz isso mesmo, não interfere com a parte de alertas seja do navegador seja da skin. Em meus testes e uso nunca vi um caso desses. Em princípio, o funcionamento dos alertas com ou sem essa UX deve ser o mesmo. Se estiver interferindo não é intencional, é um bug que precisamos identificar e corrigir.
Ao retirar a parte do bloco de alertas Hélio/Fidelis concernente aos pedágios e substituí-los pelos PAs do MapaRadar, sem o uso do citado módulo ux, todos os alertas, visual e por voz, de pedágios ocorrem como o esperado -- este teste já foi feito por mim por diversas vezes, sempre usando as configurações de warning como está atualmente no pacote SW 2.0, por exemplo. O mesmo não é verdade quando se substitui este arquivo (pedágio) pelo bloco Hélio/Fidelis.

Um teste interessante é usar nosso bloco de pedágios sem a UX de pedágios e ver se esse alerta "difícil" alerta é dado ou não. Por acaso, o pedágio que o adinis se referiu tem as mesmas coordenadas do Maparadar, ou seja, tanto faz usar o bloco deles ou o nosso. O que deixaria a culpa para a UX, um possível bug, mas isso precisa ser bem verificado.
... não me importando se os resultados confirmarão ou não o que penso, o importante é ter um resultado. Faço isto para o benefício de todos -- como sempre fiz.

Naturalmente. Note que estou propondo um modelo teórico em relação àqueles parâmetros (loookahead, max_angle e maxdistance_off_road) para guiar nossos testes com alguma lógica. Não fiz testes detalhados, até porque se fizesse só isso ficaria perdido sem um modelo para entender o que se passa. Não estou preocupado se esse modelo está certo ou errado, só quero entender como funciona e ir refinando.
...O que não dá é ter que mexer em configurações de um navegador para ter um alerta funcionando e vários outros sendo perdidos
Justamente, o importante é fazer uma configuração geral para os pontos normais, com base em um modelo lógico testado. Os problemáticos precisam ser entendidos melhor e tratados adequadamente, como exceções, sem alterar a configuração geral para uma do tipo pega-tudo-até-o-que-não queremos.

Mas é natural a preocupação com alertas onerosos, óbvio. Agora, se fizermos uma configuração pega-tudo, além do desconforto dos alertas indevidos nunca entenderemos o funcionamento. Creio que sempre haverá casos problemáticos, de difícil explicação ou de solução simples, tem vários aspectos desconhecidos do comportamento do navegador. Penso que o importante é entendermos bem o modelo e termos consciência do que acontece se precisarmos "afrouxar" a configuração para evitar perda desses alertas "difíceis".

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 13:26 #218187

adinis escreveu:
Fielis,
... É preciso considerar que há bastante diferença no comportamento do navegador para alertas quando se tem e quando não se tem rota traçada...

Exatamente! Por isto minha menção "à vida real". Não temos como ficar discutindo estes pontos em rotas simuladas. Tudo que escrevi são em rotas reais.

Sim, sempre em modo real, até porque em rotas simuladas não há alertas. Mas me referi a usar em modo real com ou sem rota traçada no GPS. Em lugares que conhecemos nem sempre a gente traça rota e, naturalmente não há guia de manobras, mas há alertas. O que quis dizer é que esses alertas sem rota traçada não servem para os testes.
... Agradeço os testes, especialmente nesses "pontos difíceis", são a melhor forma de melhorarmos nossos modelos do comportamento do navegador.
Conversei com o Xamanian ontem sobre isto e decidimos fazer testes em modo real. Vou ver se consigo gastar uma gasolina hoje e apresentar medições reais sobre estes alertas que considero "dificeis". Assim como ele, Xamanian, reportarei, claro, minhas impressões.

Obrigado, tenho feito alguns testes aqui em Niterói, poucos - sou mais teórico :), deixando a prática comprovar/refutar o modelo imaginado -, mas não encontrei ainda um desses casos "difíceis".

O que NÃO alerta:

Pedágio L11333
iGO Primo: -43.308769,-22.907530,12,0,1,107

LatLon: -22.907530,-43.308769
Sentido: Unidirecional - Direção: 107°

Entendi, mas esse é exatamente igual ao do Maparadar. Seria então a UX de pedágios a única coisa diferente?

Infelizmente neste caso, pedágio, não poderei fazer testes reais no momento, mas aproveito para pedir aos usuários que estejam no Rio de Janeiro e passem por lá constantemente (deve haver vários) que ajudem neste teste.

Espero que alguém que passe por lá regularmente possa nos ajudar a entender com mais testes: os casos em que alerta, os que não alerta, com UX, sem UX, etc.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 13:36 #218188

Xamanian escreveu:

As coordenadas do bloco de alertas e do Maparadar, para os pedágios, são exatamente as mesmas, com diferença de uns 4 ou 5 pedágios aqui no RS.

Então, usando-se o txt de um ou de outro, o comportamento deveria (?) ser o mesmo...

Talvez a variável esteja em outro ponto, e não nos PAs

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1496
  • Agradecimentos: 3692
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 22 Mar 2014 13:37 por rafael2san.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 13:48 #218191

Fidelis e Rafael,

estamos juntos neste barco, a minha intenção é ajudar na compreensão do funcionamento, daí a ideia de ir para campo e fazer testes reais. Evitei dizer antes, por ainda não ter feito testes práticos em rota real, mas acredito ter deixado claro, ao menos para ambos, que desconfio fortemente de um problema na ux. Se os alertas visual e por voz ocorrem corretamente sem a ux dos pedágios e se surgem, em algumas situações, com o uso da mesma, algo diz onde o problema está.

Não dá para afirmar nada até agora, sem os testes práticos, mas acredito que após os mesmos será possível tirar alguma conclusão, mesmo que primeira, mesmo que parcial. Não partirei do princípio que este um bug na ux, para não contaminar os experimentos práticos; mas a cada instante me convenço disso.

O que Adinis, Rafael e eu queremos é entregar, a todos, um pacote (SW 2.0) com um funcionamento correto. Como bem disse o amigo Fidelis, não adianta acertar por chute, é preciso compreender o que acontece realmente com o navegador. Sem isso é impossível "culpar" a ux e/ou o navegador, muito menos desenvolver algo confiável.

Esperando a tempestade passar para ir a campo! ;)

Abraços aos dois amigos,

Xamanian

PS: Rafael, "variável em outro ponto": pior ainda! Isto implica em problema na ux. Deixemos este julgamento para depois, não antes dos testes. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 13:59 #218193

Xamanian, entendo perfeitamente que todos estamos tentando ajudar, inclusive estou ansioso pelos testes :)
Apenas citei que as coordenadas são as mesmas para não perdermos tempo achando que o problema é um simples ajuste dos PAs.
Passemos a pensar em outras variáveis então, mesmo que seja alguma coisa no módulo ou em outro ajuste de configuração....

Abraços ;)
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 14:11 #218194

Xamanian escreveu:
Fidelis e Rafael, [...]
Não dá para afirmar nada até agora, sem os testes práticos, mas acredito que após os mesmos será possível tirar alguma conclusão, mesmo que primeira, mesmo que parcial. Não partirei do princípio que este um bug na ux, para não contaminar os experimentos práticos; mas a cada instante me convenço disso.

Se for comprovado um problema na UX, pelo menos está sob nosso controle e poderemos resolver. Já se for outra coisa pode complicar...

Esperando a tempestade passar para ir a campo! ;)

E eu vou a campo agora tomar uma Paulaner pra refrescar o modelo... ;)

PS: Rafael, "variável em outro ponto": pior ainda! Isto implica em problema na ux.

Não necessariamente, há mais coisas entre o céu e a terra ... :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 17:58 #218198

fidelis.forum escreveu:
... Mas me referi a usar em modo real com ou sem rota traçada no GPS. Em lugares que conhecemos nem sempre a gente traça rota e, naturalmente não há guia de manobras, mas há alertas. O que quis dizer é que esses alertas sem rota traçada não servem para os testes.

Sim Fidelis, entendi isto perfeitamente. Objetivamente este problema que falei do pedágio estava com rota traçada.

Mas é possível, sim, tentar entender o problema em simulação. Este pedágio, mesmo sem nenhuma UX, não aparece na via do mapa. Mesmo em simulação os alertas aparecem na via conforme a simulação vai sendo executada. Este não aparece... só o que está em sentido oposto. Se ele não aparece nem na via a UX não vai mostrar.
... há mais coisas entre o céu e a terra ...

Sábias palavras e, depois de horas apanhando deste problema específico do pedágio, acho que consegui depreender uma destas coisas! Continuo meus testes mas acho que estou numa boa pista.

Me aguardem pois acho que terei de lançar nova Skin!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 20:33 #218201

adinis escreveu:
Mas é possível, sim, tentar entender o problema em simulação. Este pedágio, mesmo sem nenhuma UX, não aparece na via do mapa. Mesmo em simulação os alertas aparecem na via conforme a simulação vai sendo executada. Este não aparece... só o que está em sentido oposto. Se ele não aparece nem na via a UX não vai mostrar.

Perfeito! Uso engenhoso da simulação :). Nesse caso especifico ajuda, já que nem aparece não vai alertar mesmo. O problema é que mesmo quando aparece não significa que vai alertar, até os de sentido contrário, que a gente sabe que não alertam, aparecem também. Tentei isso para testar a UX auditora na época mas não adiantou no meu caso. Como aparecem tantos os que vão alertar como os que não vão, não dá para checar posicionamento/sentido/direção, que era o objetivo.
... há mais coisas entre o céu e a terra ...

Sábias palavras e, depois de horas apanhando deste problema específico do pedágio, acho que consegui depreender uma destas coisas! Continuo meus testes mas acho que estou numa boa pista.

Me aguardem pois acho que terei de lançar nova Skin!

Legal, que dizer que está vindo uma solução aí? Vamos aguardar :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 22 Mar 2014 23:54 #218211

Adinis,

Fiz uma simulação naquele pedágio e aqui ele aparece na skin dando um zoom na região, veja na foto abaixo. Sem zoom ele aparece fora de sua posição, na outra pista. Mas a maior surpresa para mim é o caminho estranho entre a pista no sentido Av. Brasil e a que vai para a Barra, passando pela praça do pedágio. Pelo mapa NAVTEQ essa rampa existe desde 2013 Q1 e é possível traçar uma rota ali, como fiz na foto, e ainda fazer retorno! Na foto do HERE o caminho estranho aparece também. Faz tempo que não passo por ali, alguém pode comentar sobre essa rampa da NAVTEQ?

Não sei se o caminho estranho tem relação com o problema do pedágio não alertar, mas durante a simulação (vídeo abaixo) o posicionamento desse pedágio não fica na pista certa, mas na contrária, do outro lado do caminho estranho (pista branca). Note que os dois pedágios aparecem juntos na pista contrária, só aparecendo o da rota traçada no lugar certo quando o carro está quase sobre ele, já sem tempo para alertar. É uma simulação, não reflete necessariamente o comportamento real, mas que está estranho, está.

Essa simulação foi feita em emulador, com Primo 2.4, v. 2.6.13.290290, skin TomSoft Classic + Cone-30, voz TTS Gabriela Multifalas v1.6b e sem a UX de pedágios. A Wiman pt_BR está presente, como se pode ouvir. Acredito que tenha realmente algum problema na região, mas a UX de pedágios não tem nada a ver com isso, nem estava lá.. ;)

Foto da tela da skin com rota traçada no caminho "estranho":
MapaEstranho1.jpg

Foto do HERE com o mesmo caminho "estranho"
MapaEstranho3.jpg

Vídeo com simulação passando pelo pedágio:

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 00:23 #218212

;) Aos meninos ai que vão fazer testes de rua,, não esquecer de gravar os log desse trajeto. Estão discutindo alertas, nas nada com um track pra ver se os mapas estão alinhados. :whistle:

Digo isso pq aqui perto, tem uma Rodovia SC, traçado reto Leste/Oeste com 2 Lombadas Duplo Sentido, 150mt uma da outra.Usando a mesma configuração do sys, no Igo Amigo ela só alerta Oeste/Leste, sentido Inverso, nem com reza brava ela alerta, já coleti track e o mapa não tem 3m de desalinhamento..

Mudo pra Igo8 ou Primo, usando a mesma configuração no sys,com o mesmo mapa, ele alerta nos 2 sentidos. Logo acho que algo no executável,
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 00:29 #218213

Fidelis, Xamanian e Adinis,

Eu tenho usado a linha de comandospeedcam_max_lookahead com o valor =2000 desde que o Rafael trouxe a primeira versão dos alertas para pedágio com valores. Nunca notei qualquer problema.

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 280
  • Registro em: 26/09/2012
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 00:32 #218215

No here consta como uma rua normal, residencial, de um único sentido. Poderia ser uma passarela ou algo parecido, mas não é o caso.

Talvez o Primo "ache" que o PA está nesta via e não na com rota....complexo....

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 00:59 #218216

anor escreveu:
;) Aos meninos ai que vão fazer testes de rua,, não esquecer de gravar os log desse trajeto. Estão discutindo alertas, nas nada com um track pra ver se os mapas estão alinhados. :whistle:

Fiz um "track" do mapa NAVTEQ de casa mesmo com a UX auditora (linha vermelha na foto) e não vi desalinhamento significativo entre o mapa NAVTEQ e o posicionamento do pedágio. Resta agora ver com um track real se o carro não estaria sendo "puxado" para o trecho estranho pelo lock-on-road, o que o afastaria significativamente do pedágio, explicando a não deteção. Mas não conto muito com isso. O que se nota é que aquele pedágio está a cerca de 10m da linha do mapa NAVTEQ e com um ângulo uns 10º a mais mais do que deveria. Embora isso mereça correção, e até possa resolver o problema, pode não ser a causa pois está dentro da tolerância se o navegador estiver travando o carro na linha vermelha. Foto anexa.

TrackAuditor.jpg

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 01:00 #218217

anor escreveu:
(...) Mudo pra Igo8 ou Primo, usando a mesma configuração no sys,com o mesmo mapa, ele alerta nos 2 sentidos. Logo acho que algo no executável

Ou na Skin. ;)
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3372
  • Agradecimentos: 1247
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 01:21 #218219

fidelis.forum escreveu:
... Mas a maior surpresa para mim é o caminho estranho entre a pista no sentido Av. Brasil e a que vai para a Barra, passando pela praça do pedágio. Pelo mapa NAVTEQ essa rampa existe desde 2013 Q1 e é possível traçar uma rota ali, como fiz na foto, e ainda fazer retorno! Na foto do HERE o caminho estranho aparece também...

Fidelis e Rafael,

A Navteq "quase" acertou! Esta rampa existe sim e é para acesso à Pista Reversível nos dias úteis de 6 às 9 da manhã.

www.lamsa.com.br/index.php/reversivel/

Só o que não pode, lógico, é fazer retorno.

Fábio,
Ou na Skin.

Bela sacada! Como já te falei antes ainda vamos nos tornar bons amigos! :kkkk

Depois de muitas horas consegui fazer os PAs aparecerem corretamente na via. Agora só Deus ou um teste real para ver se funciona.

ffscreen_00014.jpg
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 23 Mar 2014 01:45 por adinis. Razão: Inclusão da figura.

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 01:52 #218220

Fábio
Ou na Skin. ;)

Confesso que a skin passou batido, uma vez que um lado ele alerta e outro não...(Se for, teria que passar a batata quente pro Cláudio.. :whistle: aquela skin do Amigo, foi ele que refez ela....
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 09:42 #218222

Bom dia Adinis!

Caso você disponibilize está correção eu poderei sair a dar uma volta e testá- la.

Abraços,

LeaderHC
  • LeaderHC
  • Intermediário
  • LeaderHC's Avatar
  • Postagens: 84
  • Agradecimentos: 44
  • Registro em: 03/01/2012

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 10:21 #218224

Fidelis

existem alguns problemas nas skins, principalmente nas "mods" feitas pelos gringos, que inserem ux's adequadas à realidade deles. A personalização de alguns bmp's, por exemplo, implica em ajustes em outros arquivos, como templates, params e scripts. Assim, não basta substituir bmp's e ajustá-los via spr, quando for o caso; isto permite a correta exibição na tela de mapa, mas não garante a funcionalidade correta no lugar esperado. Estranho? Talvez... Mas é assim que funciona. Solução fácil: ao modificar uma skin, que os bmp's sejam mantidos em dimensões idênticas à skin original.

Obs. 1: ainda é muito cedo para "condenar" o funcionamento da ux dos pedágios; desconfio que não esteja aí o problema maior (mas ajustes futuros podem ser necessários).

Obs. 2: em Primo para Android, usando-se a skin padrão ou qualquer diMka (que modifiquei sem alterar as dimensões dos bmp's) o pedágio da rota indicada pelo Adinis aparece corretamente no lugar esperado, mas sempre muito em cima do ponto -- não aparece "trepado" sobre o outro, como você postou na figura. Em Primo para WinCE você pode testar com a skin padrão, obterá o mesmo resultado que lhe falei (logo a suspeita recai sobre as diMka's "mexidas").

Adinis,

a solução não está só naquele arquivo que você pensou, basta lembrar que a skin padrão usa o mesmo -- e nela o pedágio aparece como o esperado. Tem mais coisas aí.

Fazer o ícone de pedágio aparecer no lugar esperado não é difícil, apesar de chato e tomar algum tempo, o maior problema está em conseguir um aviso visual e por voz com antecedência, pois ainda aparece muito em cima do ponto. Claro, estou fazendo testes via simulação, no momento estou bem longe da região do "pedágio problemático". Mas uma coisa parece ser certa: o aviso por voz sempre surge quando um alerta visual aparece na tela; se a plaquinha de preço do pedágio usar esta lógica, então o problema aparecerá na prática (rota real) também.

Fazendo-se uma rota real (traçada e passando-se pelo pedágio), um bom teste seria usar a skin padrão (obviamente, sem a ux de pedágios) e verificar a distância (real) dos avisos visual e por voz (TTS, claro). Se o anúncio for feito com a distância prevista no sys.txt/igo9.ini, então o problema estará nas diMka's; se o anúncio for, igualmente, feito em cima do pedágio, então o problema estará nos ajustes dos parâmetros dos arquivos citados. Outro bom teste é tomar uma diMka padrão (sem mod) e fazer a mesma rota.

Minhas apostas (hoje!): falha nas diMka's "mods" para WinCE -- não tem acontecido nas diMka's para Android.

Abraços aos amigos,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 10:30 #218226

Bom dia Xamanian,

Vou fazer uma pergunta, com o risco de parecer um idiota, mas apesar dos problemas já citados neste pedágio em específico, não poderia ocorrer influência do túnel que antecede o mesmo neste sentido?

Abraços

LeaderHC.
  • LeaderHC
  • Intermediário
  • LeaderHC's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 10:46 #218227

Leander,

não é uma pergunta idiota; a resposta é sim. Ontem, eu e o Adinis conversamos sobre isso, inclusive questionando a presença do túnel. Apesar de o ponto de alerta (pedágio) estar em um arquivo a parte (txt, na content\speedcam), é preciso sinal de satélites para que o navegador faça o aviso por voz TTS e exiba a plaquinha de preços. Mas visualmente (ícone na tela) nada disso é preciso. O problema é que este ícone aparece tardiamente, muito em cima do lugar marcado e isto não parece correto.

Ainda acho que o problema está em algumas skins... :(

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 11:05 #218229

Xamanian,

Realmente o ícone e avisado com antecedência, inclusive dentro deste mesmo túnel existe um radar fixo que é alertado visualmente, mas como sempre tráfego com o GPS no mudo, nunca dei atenção ao aviso sonoro.

Abraços,

LeaderHC.
  • LeaderHC
  • Intermediário
  • LeaderHC's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 12:25 #218231

adinis escreveu:

Depois de muitas horas consegui fazer os PAs aparecerem corretamente na via. Agora só Deus ou um teste real para ver se funciona.

Muito bom adinis! Acho que você está na pista certa, embora possa ser apenas um problema de desenho na tela, não refletindo a posição real considerada para deteção dos alertas.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 12:52 #218233

LeaderHC,

Vou responder suas questões nesta única mensagem.

- Risco de parecer idiota.... após saída do túnel.

Nunca mas nunca mesmo você ou outro alguém tenha vergonha de qualquer pergunta! Se assim fosse creio que a roda seria quadrada até hoje e nós não estaríamos aqui num começo de domingo dedilhando no teclado.

Quanto ao túnel: Como o Xamanian falou, cheguei a comentar isto com ele ontem (devemos, portanto, ser idiotas). Mas eu mesmo não levava muita fé... se vc passa por lá frequentemente e não tem Passe Expeesso/Via Fácil bem sabe do tempo gasto nas filas e este tempo é mais do que suficiente para "pegar" o satélite até da China. E o pedágio fica bem distante da saída do túnel.

- Caso você disponibilize esta correção eu poderei sair a dar uma volta e testá- la.

Acho que não merecemos sua despesa no pedágio mas, se vc passa por lá frequentemente, agradeceríamos sim! Vou te mandar uma MP sobre o assunto.

Eu só vou poder passar por lá novamente daqui a 10 dias... voltei para Marmelópolis para renovar as energias e chuva por chuva prefiro a chuva de Marmelópolis!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: LeaderHC

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 12:56 #218234

Xamanian escreveu:
[...]
Obs. 1: ainda é muito cedo para "condenar" o funcionamento da ux dos pedágios; desconfio que não esteja aí o problema maior (mas ajustes futuros podem ser necessários).

Já disse várias vezes e vou repetir até virar um mantra: essa UX não altera o sistema de alertas. Esse pedágio em particular é exatamente o mesmo do bloco do Maparadar, não existe comportamento diferente se usar nosso bloco ou o deles. Assim, não é justo lançar essa dúvida sobre ela sem comprovação. Sempre é possível existir um bug, mas colocaria isso em última prioridade na lista de verificações.

A única coisa que me preocupou quando implementei foi a facilidade de tirar fotos da placa. Como é um processo mais lento poderia interferir no timing, mas de qualquer forma o alerta já foi dado quando a placa aparece e considero uma facilidade muito útil na depuração de problemas.

Exemplo de uso dessa facilidade da UX: nesse caso mesmo dos pedágios, podemos colocar N pedágios extras no txt (só no txt), em posições estratégicas em torno desse que não alerta: mais para a direita, mais para a esquerda, outros mais ainda para a direita e esquerda, etc, eventualmente avançar ou recuar essa linha de N extras e/ou alterar a direção também para mais e para menos, e passar por lá com a UX ativada. As coordenadas do pedágio que for detetado, se algum deles for, aparecerão na placa e na foto. Esse será o eleito para ir definitivamente para txt, pois é o que está melhor posicionado (coordenadas e direção) dentro da área de deteção do navegador.

Esse método pode ser usado para qualquer outro tipo de alerta "difícil", bastando inserir pedágios fake na região para ver qual é alertado e se descobrir o melhor posicionamento.

Minhas apostas (hoje!): falha nas diMka's "mods" para WinCE -- não tem acontecido nas diMka's para Android.

E a tempestade em sua terra, passou? Conseguiu fazer mais testes?

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 23 Mar 2014 12:57 por fidelis.forum.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rafael2san

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 13:16 #218237

fidelis.forum escreveu:
Acho que você está na pista certa, embora possa ser apenas um problema de desenho na tela, não refletindo a posição real considerada para deteção dos alertas.

Concordo plenamente Fidelis mas vc também já sentiu na pele o quanto é difícil pesquisar um problema específico de um PA sem ir até ele fisicamente para testes.

Veja que especificamente neste pedágio as condições são bem parecidas:

1- Existem curvas muito parecidas na chegada aos pedágios.
2- O PA contrário aparece à frente na tomada de ambos os pedágios.
3- Testei com o .txt do maparadar e também com os seu.

Então a única coisa que me chamou a atenção foi a figura não aparecer na via.

Em sentido contrário aparecem bonitinhos os dois. Depois de perder quase o sábado todo nisto, sei agora o porque mas a questão persiste: porque no sentido contrário (mesmo sem fazer nada na skin) os 2 PAs aparecem e o pedágio é alertado?

É aquela sua máxima: existem mais coisas entre o céu e a terra...

Isto, da figura, consegui resolver mas, como falei, não temos nenhuma certeza (muito pelo contrário) e em nenhum momento afirmei que o problema seja esse. É apenas o que pude fazer!

Para quem não conhece a área poder entender:

LA.jpg
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 13:16 #218238

Não tinha visto essa parte... complemento agora:
Xamanian escreveu:

[...] Mas uma coisa parece ser certa: o aviso por voz sempre surge quando um alerta visual aparece na tela; se a plaquinha de preço do pedágio usar esta lógica, então o problema aparecerá na prática (rota real) também.

Mas são processos distintos nas diMkas. Associei o aviso de preço do pedágio (placa + áudio) ao alerta de áudio da skin, por razões de programação e estabilidade, e não ao visual. Se você desativar o áudio do alerta de pedágios também não terá alerta de preços.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 13:50 #218240

adinis escreveu:

É aquela sua máxima: existem mais coisas entre o céu e a terra...

É de Shakespeare.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Última Edição: 23 Mar 2014 14:12 por fidelis.forum.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: LeaderHC

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 14:02 #218241

Sim eu sei!

"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia"

Mas agora é sua e minha! Domínio Público!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 14:13 #218243

fidelis.forum escreveu:
... Mas são processos distintos nas diMkas. Associei o aviso de preço do pedágio (placa + áudio) ao alerta de áudio da skin, por razões de programação e estabilidade, e não ao visual. Se você desativar o áudio do alerta de pedágios também não terá alerta de preços...

Isto só confirma nossas suspeitas:

1- Aparece o PA na via. Dependendo dos parâmetros [warning] no sys.txt ou igo9 o alerta será mostrado na parte direita da tela do mapa.
2- Se o áudio estiver ativo a Raquel, no meu caso, falará e se houver UX a placa com o valor será mostrada e a Raquel falará a tarifa.
3- Se o áudio estiver desligado o alerta será mostrado na parte direita da tela mas a Raquel não falará e a UX não será "disparada".

A grande questão é: já vi alertas sendo mostrados na via mas não avisados mas nunca vi alertas não mostrados na via sendo avisados.

Mas volto a reiterar: só com testes reais!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 14:22 #218245

Boa tarde Adinis,

Apesar de morar próximo, não tenho por hábito passar pelo pedágio. A última vez já fazem 30 dias.

Me propus a fazer com o intuito de contribuir com vocês nos testes, sabendo que realmente é honeroso os mesmos, mas pode custar muito pouco quando todos compartilhamos a resolver um problema comum.

Se quiser pode me enviar por MP, apenas uma ressalva, costumo utilizar o via expressa da pista esquerda, por esta razão que não havia levantado está "lebre" antes, por:
1- imaginar que pelo fato de estar muito próximo a via contrária,
2- logo a saída do túnel e o pedágio estar em diagonal e
3- os valores da sys (distância, ângulo,etc) levassem a este erro.

Abraços,

LeaderHC.
Multilaser Tracker TV
800X 480
  • LeaderHC
  • Intermediário
  • LeaderHC's Avatar
Última Edição: 23 Mar 2014 15:09 por LeaderHC. Razão: informações GPS.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rafael2san, adinis

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 14:33 #218247

Fidelis,

faça o mantra que você quiser, nunca serei estúpido para cantá-lo se dele não me convencer -- que isto fique bem claro. ;)

UX dos pedágios: tem problemas sim e são grandes, mas tenho evitado, a todo custo, tratar deste assunto em fórum aberto, mas como você prefere o confronto, que assim seja. Esta ux não funciona corretamente se não fizer alterações profundas nas configurações do sys/igo9, exigindo, portanto, modificações para alertas em distâncias mais elevadas e que prejudicam fortemente os outros pontos de alertas, principalmente os radares fixo.

Acabei de fazer um longo teste e pude comprovar o que acabo de afirmar. Mas testes não podem ser únicos, precisam ser realizados mais de uma vez para que possam ser confirmados. Estou saindo novamente para as ruas para realizar uma nova bateria de testes, assim que retornar irei relatar tudo aqui, tantos os testes com o problema desta ux.

Estou convencido: não dá para usar a ux dos pedágios do jeito que está -- recebe-se um alerta com uma plaquinha de preço (só isto, pois alerta visual e por voz sempre foi possível com qualquer skin diMka), mas ter-se-á que pagar multas por radares não anunciados.

Do jeito que está, não é possível confiar nos avisos dados por navegadores baseados em Primo se o condutor usar esta ux. No primeiro teste, passei por 15 radares -- estava usando a ux e as configurações "exigidas" pelo Fidelis -- e simplesmente apenas 6 deles foi anunciados. Continuo com os detalhes logo mais, agora tenho que voltar para as ruas e estradas.

Passar bem,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 14:54 #218248

LeaderHC escreveu:
Me propus a fazer com o intuito de contribuir com vocês nos testes, sabendo que realmente é honeroso os mesmos, mas pode custar muito pouco quando todos compartilhamos a resolver um problema comum.

Muito nobre de sua parte! Que bom que todos que se beneficiam do trabalho do fórum assim pensassem. Meus parabéns e agradecimentos!
Se quiser pode me enviar por MP, apenas uma ressalva, costumo utilizar o via expressa da pista esquerda...

Já te enviei uma MP pedindo que vc me informe a resolução de seu aparelho.
... por esta razão que não havia levantado está "lebre" antes, por:
1- imaginar que pelo fato de estar muito próximo a via contrária,
2- logo a saída do túnel e o pedágio estar em diagonal e
3- os valores da sys (distância, ângulo,etc) levassem a este erro.

1- Em 15 dias passei 3 X na LA: na primeira vez estava com um amigo e, quando sai de casa, coloquei a UX para mostrar para ele! Passei na direção Av. Brasil e... nada... fiquei na minha, não tinha falado nada com ele (ainda bem).

Nestas 3 X passei bem à esquerda, no centro, bem à direita... e nada. No sentido contrário não falhou nenhuma.

2 e 3- Com exceção do túnel, que está longe, a topografia é bem parecida... continua o mistério: porque um é avisado e o outro não?

Grande abraço,

.ad.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 16:32 #218254

Xamanian escreveu:
Fidelis,

UX dos pedágios: tem problemas sim e são grandes, mas tenho evitado, a todo custo, tratar deste assunto em fórum aberto, mas como você prefere o confronto, que assim seja. Esta ux não funciona corretamente se não fizer alterações profundas nas configurações do sys/igo9, exigindo, portanto, modificações para alertas em distâncias mais elevadas e que prejudicam fortemente os outros pontos de alertas, principalmente os radares fixo.

Pode falar em fórum aberto os problemas que encontrar, isso não é nenhum problema. É um trabalho público e o que se espera é isso mesmo, que os usuários testem e reportem tanto os problemas como o que ficou bom. O que não pode é lançar suspeitas sem comprovação, especialmente quando há relatos de uso bem sucedido não só pelos autores, mas por outros usuários. Reafirmo, a UX não causa nem desfaz alertas, ela apenas usa a indicação do alerta dado pela skin/navegador para anunciar o preço.

Também não é necessário alterar sys/igo9 para se usar essa UX, simplesmente é mais interessante receber alerta de pedágio com maior antecedência, assim como outros, p. ex. altura limitada, radar móvel e até polícia rodoviária: dá mais tempo para quem tiver alternativa e quiser evitar o pedágio, ou a restrição de altura, escolher outra rota. No caso do pedágio, o alerta de preço mais antecipado também dá mais tempo para separar o trocado. É apenas isso. O de altura limitada então, imagina só receber um alerta desses próximo do local e não poder continuar? Ter de procurar um retorno/alternativa que pode estar quilômetros atrás?

Estou convencido: não dá para usar a ux dos pedágios do jeito que está -- recebe-se um alerta com uma plaquinha de preço (só isto, pois alerta visual e por voz sempre foi possível com qualquer skin diMka), mas ter-se-á que pagar multas por radares não anunciados.

Só se for com você, ou alguma característica da sua configuração/skin. Uso normalmente e nunca perdi um alerta por causa dela, seja aqui na cidade seja em viagens. E não sou só eu ou o Rafael, não tenho conhecimento de outro relato aqui sobre perda de alertas por causa dessa UX, ao contrário, temos recebidos elogios e reportes de bom funcionamento.

Quero deixar claro que não estou afirmando que a UX não tenha bugs, isso todo software tem, o que digo é que a chance dela fazer isso que você está creditando a ela é muito baixa. Não faz sentido pela forma como ela funciona, não investiria meu tempo nisso a não ser que venha com fatos comprovados e reproduzíveis.

Do jeito que está, não é possível confiar nos avisos dados por navegadores baseados em Primo se o condutor usar esta ux. No primeiro teste, passei por 15 radares -- estava usando a ux e as configurações "exigidas" pelo Fidelis

De modo algum. Embora você esteja relacionando a perda à UX, creio que você se refere ao parâmetro lookahead em 2000, que acredita causar essa "perda de alertas", conforme uma interpretação que você postou aqui, no meu entendimento equivocada. Esse valor 2000 não é "exigido", nem por mim nem pela UX. O que passei foram recomendações para se obter um melhor comportamento para alertas. Se mantiver o lookahead em 600, como está hoje, isso sim pode limitar os alertas que se deseja receber com maior antecedência. Note que o default é 1000, quase o dobro dos 600 do SW. Como o desenvolvedor do navegador iria adotar esse default se causasse problemas? Um aumento de 1000 para 2000 só vai ampliar a visão do navegador, possibilitando alertas com maior antecedência. Mas não é exigência da UX! Os outros dois, max_angle e maxdistance_from_road, fazem pouca diferença. Minha sugestão foi apenas para reduzir os alertas indevidos além dos 30m, já que esta tolerância mais do que suficiente.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 17:35 #218263

Relato dos testes práticos:

Pessoal, começo descrevendo como os testes foram realizados, depois comento e dou a minha opinião.

1) Os testes foram divididos em dois grupos:

Teste 1: o sys.txt estava assim configurado:

[warning]
speedcam_max_angle=40
speedcam_maxdistance_from_road=40
speedcam_max_lookahead=600

Teste 2: o sys.txt estava assim configurado:

[warning]
speedcam_max_angle=25

2) O percurso escolhido continha 15 radares fixos, 8 câmeras com radar, 2 câmeras no semáforo e 1 posto de pedágio.

3) Entre estes quinze radares, seis se encontravam em "posições difíceis", ou seja, após curva fechada, ou após esquinas, ou em subidas/descidas íngremes. Os 9 radares adicionais estavam em localização visível a olho nu a uma grande distância; todos estes nove radares estavam em regiões planas.

4) Os semáforos com radares e câmeras encontram-se nas mais variadas posições; após curvas fechadas ou esquinas, em subidas ou descidas (mais íngremes), etc.

5) No sentido de ida, o pedágio apresentava uma curva fechada antes do mesmo, cerca de 1 km aproximadamente, e com uma leve subida. No sentido de volta era totalmente plano e reto, com grande distância (reta) do posto.

6) Cada um dos testes foram realizados três vezes no mesmo percurso: uma vez com a skin padrão, uma vez com a diMka padrão e uma vez com a skin Fast Ultimate.

7) Em cada um dos testes o módulo ux dos pedágios foi usado pelo menos uma vez (e para cada configuração do sys.txt), nos demais o arquivo foi retirado.

8) Em todos os testes o pacote usado foi o SW 2.0 (já com as novas atualizações e que estarão disponíveis em breve).

9) Foram usados dois dispositivos gps: uma CM com Android e um aparelho portátil com WinCE.

Começo o relato com a seguinte (importante) observação: no meu post anterior há um erro (grosseiro), não foram detectados apenas seis radares -- é o contrário --, dos 15 radares usados nos testes, apenas 6 não foram informados em uma das configurações do sys.txt (a segunda).

1) Com a primeira configuração do sys.txt:

(a) sem a ux dos pedágios, todos os pontos de alertas foram avisados corretamente, tanto por voz quanto visualmente. Claro que a plaquinha com o valor do pedágio não apareceria nestes testes, mas as placas de indicação visual apareceram corretamente e nas distâncias esperadas (setadas previamente nas diMka's).

(b) apesar do anúncio do pedágio, a distância era relativamente reduzida, cerca de 700 m (na diMka a distância estava configurada para 1 km).

(c) nos testes acima a skin Fast Ultimate apresentou problemas com dois radares. Talvez esteja usando uma versão mais antiga, preciso confirmar com o Rafael. A escolha desta skin está relacionada com a ux do pedágio; precisava conferir o "casamento" da skin com a ux. Adiantando-me: não consegui chegar a conclusão alguma.

(d) com a ux dos pedágios o alerta é dado corretamente, mas a distância do aviso é curta, entre 600-700m; mesmo que se configure valores maiores.

2) Com a segunda configuração do sys.txt, usando diMka padrão ou Fast Ultimate:

(a) sem a ux dos pedágios 6 radares fixos (aqueles "problemáticos") não foram avisados por voz e/ou bipe, mas o ícone aparecia na tela. Os nove restantes foram avisados corretamente (voz/bipe e visualmente).

(b) com ou sem a ux, todos os semáforos, com câmera ou radar, foram avisados corretamente, sem exceção. Estranho ou não, assim aconteceu.

(c) sem a ux de pedágios o aviso do posto de pedágio (visual e por voz) foi como no teste anterior -- mesmos resultados.

(d) com a ux de pedágios o posto de pedágio foi avisado por voz/bipe e visualmente, mas a distância era bem maior do que no teste anterior, próximo de 1 km. Na volta chegou a informar 1,7 km (lembrando a diMka estava setada para 2 km nesta parte do teste).

3) Uso da skin padrão: cabe lembrar que a skin padrão não permite o ajuste de distâncias dos pontos de alerta diretamente na skin, somente através do sys.txt, que não foi alterado em nada (nas categorias):

(a) com a configuração 1 do sys.txt o comportamento foi o mesmo da diMka padrão, ou seja, todos os pontos de alertas foram informados corretamente.

(b) com a configuração 2 do sys.txt o comportamento, novamente, foi o mesmíssimo da diMka padrão, não anunciando 6 radares fixos.

(c) a ux dos pedágios não funciona com esta skin, logo nenhum teste foi feito com a mesma.

Obs. 1: o pedágio só foi alertado com distância próxima de 2km quando o sys estava com a configuração 2, usando-se a ux de pedágios e com a categoria 12 setada para 0:2000; de outra maneira a distância era sempre inferior.

Obs. 2: os testes mostraram que a ux de pedágios funciona com o esperado, apenas no que tange às distâncias maiores, somente em configurações que geram falha de anúncios em outros pontos de alertas. Se o usuário não se importar com avisos em distâncias menores, então a ux funciona do mesmo jeito.

Conclusão:

Não há e nem deveria haver dúvidas de que modificações (expressivas) nos parâmetros do parágrafo [warning] surtiriam efeitos práticos, principalmente no mundo real (em rotas reais). Nenhum dos navegadores baseados em iGO Primo e que acompanham o produto de fábrica alteram os valores do [warning]; isto implica dizer que os valores assumidos são os defaults, que os apresento aqui:

[warning]
speedcam_max_angle=50
speedcam_maxdistance_from_road=50
speedcam_max_lookahead=1000

Apesar de estes navegadores serem simples e possuirem um banco de pontos de alertas bem limitados, é importante deixar claro que funcionam corretamente, avisandos estes pontos da maneira esperada.

Aqui cabe um parêntese para um comentário, que parece tolo, mas não é. Existem, basicamente, dois tipos de usuários de gps:

(a) aquele que quer tudo bonitinho e com todos os recursos habilitados, não se importando com a "gritaria" da voz TTS que anuncia tudo, desde lombadas, escolas, etc. até os importantes radares. Em geral usa mais o gps em casa e em modo simulação, mas quando no carro deixa do mesmo jeito, mostrando as novidades para os amigos.

(b) aquele que contidianamente sempre passa pelos mesmos lugares, que conhece muito bem o trajeto, mas que faz questão de um gps, principalmente para ser alertados sobre os inconvenientes radares que "nascem" a cada dia. Este tipo de usuário costuma desabilitar os anúncios por voz TTS, as vezes até os bipes, das categorias de alertas comuns, como lombadas, escolas, posto de polícia, cruzamento com ferrovias e outros. Em geral, não traça uma rota para ir de casa para o trabalho e vice-versa, no máximo quando tem que ir em um lugar desconhecido (ou pouco conhecido). No fundo ele que não ficar pagando multas.

Sou um usuário de gps que gosta de um visual bonito e moderno, mas que se encaixa no perfil (b) acima. Prefiro ouvir boas músicas, no trânsito urbano ou nas estradas, do que ficar ouvindo a Raquel ou a Gabriela tagarelando o tempo todo. Efetivamente, só traço uma rota quando me desloco para um lugar (normamelmente uma cidade) que nunca fui antes; estando em local conhecido, nada de rota traçada, mas sigo com o gps ligado (lembrando que todos os pontos de alertas serão anunciados corretamente). Assim sendo, o mais importante pra mim é não receber uma multa, seja por desatenção ou seja por não saber que algum radar ou câmera "nasceu" em um novo lugar.

Posto isto, afirmo: em hipótese alguma usarei a configuração 2 do sys.txt. A ux de pedágios não dá o alerta a grandes distâncias, a menos que o sys seja configurado de tal maneira. Não vou retirar esta ux de meus pacotes, mas apenas porque gostei do recurso de blink dos alertas; para pedágios não a considerarei -- do que adianta ter que pagar multas só para que se tenha uma plaquinha indicando o preço do pedágio? Ora bolas, se você não tiver dinheiro na hora, então não passa pelo pedágio e ponto final, sabendo ou não o valor da tarifa com antecedência. Já com os radares e câmeras a coisa complica, se você não tomar conhecimento e passar por um alerta assim e acima da velocidade máxima, então a conta chegará em pouco tempo.

A UX de pedágio é interessante? Depende de cada um; não serei eu o primeiro a criticá-la, nem o último. Do que depender de mim sempre terá apoio e, claro, voltarei a usá-la (plenamente) tão logo a questão esteja resolvida. ;)

Esclareço que foi cansativo realizar estes testes, pior ainda foi tentar relatar tudo, sempre na correria -- algo fica mal escrito ou fica de fora. Agora tenho que sair novamente, mas não para novos testes. :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços a todos,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 17:47 #218265

Fidelis,

acho que não me fiz entender, o último post foi na correria mesmo, pois estava saindo para outra bateria de testes; queira me desculpar pela escrita imprecisa.

Veja, quando falei sobre a ux de pedágios estava me referindo ao uso da mesma com as configurações do sys que você e o Rafael tem sugerido para todos aqui neste fórum. Claramente não existe um problema na ux, nem mesmo ela poderia interferir em outros alertas. O que gera problema são os parâmetros do sys como sugeridos por vocês dois -- isto é que não dá para usar.

Usei a expressão "não dá para usar a ux" com este sentido, isto é, se para fazer com que a ux de pedágios anuncie um posto a 2 km de distância é preciso mexer no sys daquela forma, então não me interessa usá-la. Pergunto: é melhor saber o preço de um pedágio a 2 quilômetros de distância ou não levar multas de trânsito por passar acima da velocidade máxima permitida por um radar?

O ideal é que a ux de pedágios possa anunciar os postos a grandes distâncias (mesmo!), mas sem ter que alterar o sys do jeito que foi sugerido. Definitivamente não dá, ainda mais depois dos testes que fiz -- 6 radares não avisados em um total de 15 é muita coisa. Claro, eu mesmo disse que escolheria "radares problemáticos". Motivo: todos têm que ser avisado, sem exceção.

Insistindo, para deixar tudo bem claro para todos: a ux de pedágios sempre funcionou corretamente, a questão está em saber solucionar o problema dos avisos à grandes distâncias. Defendo, fortemente, que a solução não pode ser através daqueles parâmetros no sys.txt; tem que haver solução melhor. E ainda, as minhas críticas não recaem sobre a ux, mas sim sobre o ajustes dos parâmetros mencionados.

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Alertas no iGO - parâmetros envolvidos, suas influências e outros fatores 23 Mar 2014 17:51 #218266

Xamanian, nobre amigo, me permita um singelo questionamento.

Não quero colocar lenha na fogueira, mas sei que às vezes, mesmo a discussão sendo um pouco mais acalorada, os resultados acabam sendo positivos. Lógico que esse resultado só surge quando há pessoas de bem discutindo, como você e o Fidelis.

Assim te pergunto:

Se o que se busca é saber qual o reflexo de se alterar o valor do comando speedcam_max_lookahead, porque você não fez os testes apenas variando esta linha?

Exemplo:

Teste 1
[warning]
speedcam_max_angle=40
speedcam_max_lookahead=600

Teste 2
[warning]
speedcam_max_angle=40

Aqui eu uso os valores abaixo e nunca tive problemas com os alertas.

[warning]
speedcam_max_angle=40
speedcam_maxdistance_from_road=50

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 280
  • Registro em: 26/09/2012
Última Edição: 23 Mar 2014 17:58 por Thoth. Razão: correção no texto
Time to create page: 0.499 seconds