Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Módulo UX de Otimização de Memória | link 10/09/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | link 10/09/2016 24 Nov 2013 14:47 #208675

Boa tarde amigos

Recentemente o colega vicewandel apresentou uma ideia muito interessante, e na minha opinião muito útil, para atacar os problemas de falta de memória comumente encontrados quando rodamos as últimas versões do Primo em aparelhos com apenas 64MB de memória
O procedimento, obtido via módulo UX e complementos, se dá pela liberação da memória ocupada com arquivos temporários através de um mecanismo conhecido como Garbage Collector (em tradução livre: "eliminador de lixo")
A "liberação (de memória)" se dá tanto a nível do navegador (LUA) quanto do ambiente em que ele está instalado (EXT) sendo que neste último é preciso definir numa lista qual processo usar - o Hibernate_Silent.exe deu certo para mim no WinCE

Quem quiser experimentar

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

:)

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 10 Set 2016 13:39 por Sherlock.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: rvnovidades, guiga210, Ping, sete7, Do_Mato, olavovo, nunes100, Amoriello, Rahal, Fabio Kuester...

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 15:09 #208677

É realmente uma bela idéia!

Além de mostrar que na vida e, principalmente, em informática nada se cria tudo se copia! A expressão "Garbage Collector" me foi apresentada nos idos dos anos 80 num curso de mainframe.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 15:18 #208678

Sherlock,

estou traduzindo este módulo ux, sairá na próxima atualização do lang_br, em breve (talvez hoje ainda). ;)

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 03/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, olavovo, nunes100, danielmotora

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 16:06 #208683

Boa tarde , grande sk , sempre com as melhores novidades.

Grande amigo xamanian sempre com sua excelente atualização na lang e voz.

Grande adinis sempre atento para possiveis inovações , prof pardal ha ha ha .

Ja baixei e vou testar , nao entendi muito mas vamos tentar usar esse modulo.

Adinis o gps android aqui ta bombando.

Valew brow
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: nunes100

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 16:09 #208684

Pessoal,

atualizei o lang_br para dar suporte a este módulo ux. O link pode ser encontrado no primeiro post deste tópico:

www.gpspoint.com.br/...tts-pro?limitstart=0

Este lang, além das modificações citadas, melhora o suporte para outras frases não traduzidas até então e também para pacotes baseados em android.

A tradução para o módulo ux deste tópico foi feita na correria, precisa de aprimoramento; trata-se de uma proposta, mas que novas sugestões sejam apresentadas para as próximas revisões.

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, olavovo, nunes100, Rahal, NNunes, Fábio M., adinis

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 16:11 #208685

Adinis,

Linguagens com estruturas dinâmicas normalmente usam garbage collector (coletor de lixo). A maioria das linguagens de script usa e Lua não é exceção.

Curiosidades:

1- O método "garbage collection" foi inventado em 1959 por John McCarthy, autor da linguagem Lisp;
2- Há muito tempo atrás, bota tempo nisso, assisti uma palestra desse cara (eu era fã de Lisp). Ele era muito mais maluco do que pensei. Naquela época se usava retroprojetor e ele, já um senhor, deu a palestra toda posicionado na frente da projeção. Auditório lotado, silêncio respeitoso, afinal era John McCarthy, tudo escuro, apenas a luz da projeção iluminando a barriga e o peito dele. Parte dos slides era projetada nele e parte na tela atrás. Claro, ninguém conseguiu acompanhar nada. Ele tranquilo, completamente aéreo, nem aí, foi até o fim assim.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 30/11/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, Fábio M., adinis, Xamanian

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 16:16 #208686

Olavo,

este módulo ux libera memória alocada e não usada, melhorando o desempenho em aparelhos com baixos recursos (de memória). Esta é uma das falhas dos primeiros Windows (do XP pra frente isso melhorou muito), e que é o caso do WinCE: quando algo é alocado na memória, este algo fica lá, pois o SO "imagina" que será usado novamente, mas nem sempre isto acontece. Assim, o módulo retira esta parte "mais antiga" e alocada na memória, fazendo um "despejo", mas se for preciso, é carregado novamente.

Android: espere e verá um bom pacote para este SO, com coisas funcionando como não se vê facilmente por aí. Está em fase final de ajustes e correções; acredito que em breve ficará "pronto" (fase beta, mas disponibilizado para todos). Em princípio, será apenas para a resolução 800x480 (dá muito trabalho reajustar todos os ícones para as demais resolução, mas quem sabe, né?). Como opengl habilitado o visual parece um videogame (mas com certo exagero meu, claro. hehehe).

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, beharov

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 16:52 #208689

Boa xamanian , nossa senti ate um arrepio com suas palavras , eu sei muito bem da sua capacidade e junto com a mente do adinis estou esperando o melhor do melhor, nao tenho pressa pois fico tomando uma skolzinha e vendo a tecnologia a cada dia ficando melhor .

The best xamanian.

Valew brow
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis, Xamanian

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 18:43 #208706

Fidelis,

<início de off-topic>

Você me lembrou uma palestra que assisti na década de 80 sobre APL2 ministrada pelo Jim Brown, o próprio desenvolvedor dessa variante da linguagem. Nessa época no trabalho eu usava extensivamente (e quase exclusivamente) o APL, e estávamos considerando migrar para APL2. Quando soube que o próprio "pai da criança" seria o palestrante, movi mundos e fundos para poder participar. E valeu a pena! Poder ouvir, fazer perguntas e conversar com o "guru" em pessoa foi sensacional.

<fim de off-topic> :)

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: nunes100, Fábio M., adinis, fidelis.forum

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 19:41 #208711

Olá SK, o que vai dentro da pasta UX ? Descompactei o arquivo recebido, e há duas pastas "memorycleaner" sem ser zipado com o programa dentro e a outra pasta ux com o GC zipado dentro. Como proceder?

Obrigado
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 20:30 #208717

Mestres!

Fiz conforme orientações para instalação!
Ativei apenas a chave Lua (por desconhecimento; por cautela; por procedimento de identificação).
Surgiu um número de dois dígitos no canto superior esquerdo do dispositivo de GPS.
Rodei por uns 10 quilômetros. Inicialmente estava marcando 49 e baixou até 14, quando desliguei o aparelho.
Pergunto... o que significa isso? (seria a economia de memória?)

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 20:53 #208718

fidelis.forum escreveu:
Linguagens com estruturas dinâmicas normalmente usam garbage collector (coletor de lixo). A maioria das linguagens de script usa e Lua não é exceção.

off-topic também é cultura!

Pois é amigos Fidelis e Bruno... Bons tempos em que aprendíamos como a coisa funcionava...

No meu caso era o MCP (Master Control Program) nada menos que o Sistema Operacional dos mainframes Unisys. Era escrito numa variante específica do Algol e, exatamente esta rotina Garbage Collector, me deu muitas dores de cabeça!

pt.wikipedia.org/wik...ster_Control_Program

Hoje é só um tal de mouse pra cá e mouse pra lá... Facebook .. Twitter... :X :X :X

Pelos relatos de vocês creio que a nossa idade seja mais ou menos a mesma... Anos bem vividos, tenho certeza!

Grande abraço.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, fidelis.forum

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 21:34 #208726

SK,

Não é demais lembrar sobre a seção debug do arquivo sys.txt:

show_performance=1

Agora, voltando o valor para zero nessa linha, poderia ser mostrada claramente, duas barras horizontais no topo da tela do Primo. Que dizem respeito a performance da memória, como um "vu meter", representado graficamente em cores, com o acréscimo deste parâmetro:

show_performance_memory=1

Certamente surgirão voluntários com tempo para que, quem sabe se chega a um consenso se as duas "bars", na verdade também estariam representando não só a performance, mas a distribuição das memórias com a observância dos demais parâmetros da mesma seção do (debug):

no_file_cache=0
cache=1048576; (1MB)
reserve_memory=5242880; default 4MB, não usar menos do que: 1MB (1MB = 1048576; 2MB = 2097152; etc...) ?Bytes ?bits
max_memory=67108864; (64MB)
reserve_memory=4194304; (4MB)
memory_low_bound=1048576; (1MB)

Valores estes para um GPS com 128MB de RAM, se minha presunção estiver certa, as dimensões das cores corresponderiam à alguns desses parâmetros, ou seja, pode ser que haja áreas das duas barras reservadas para estes limites de memórias.

rover

P.S. Não tive tempo para testar as performances, e instalar essa ferramenta oferecida aqui no fórum, mas adianto a dica que em algum tempo atrás pode ter surgido por aqui mesmo.
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 24 Nov 2013 21:49 #208729

há duas pastas "memorycleaner" e a outra pasta ux com o GC zipado dentro. Como proceder?
(...) copie as duas pastas na raiz do Primo e acrescente os parâmetros do *.txt ao sys.txt
Depois, habilite o UX no menu Configurações Extras

Beharov,

A pasta memorycleaner vai para a raiz do Primo e o arquivo zipado (já dentro da pasta ux) também, mas como normalmente já se tem essa pasta UX no navegador, então basta copiar e colar lá.

NNunes
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1836
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 09:51 #208746

Meu aparelho tem 128mb de memória RAM. Instalei este módulo com tudo habilitado e com taxa de atualização de 60 segundos.

Agora é testar pra ver o que acontece.

Obrigado pela dica, SK.

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 280
  • Registro em: 26/09/2012

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 14:18 #208775

Sherlock
Testei isso num velho foston fs-430.. 64 mb.... coloquei o primo(2.4) bem carregado... dem....muitos pois.. voz tts..... building... tudo que é pesado.. e não travou.... ainda!!! Não sei onde vc descobre essas coisas..... mas por hora funcionou...
att
cahcunha
  • cahcunha
  • Usuário Platinum
  • cahcunha's Avatar
  • Postagens: 205
  • Agradecimentos: 113
  • Registro em: 25/12/2010
    Ult. Visita: 26/02/2014
Última Edição: 25 Nov 2013 14:18 por cahcunha.

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 17:16 #208784

Ping. Dei uma pesquisada e me parece que o número citado se trata da quantidade de memoria livre em megaByte. Por default (pode mudar no sys.txt) a quantidade minima de memoria setado na UX, seria de 3MB, e só não sei te afirmar se o GC só vai liberar memoria quando chegar neste limite. Porém no sys.txt, dá para aumentar este número desmarcando o comentário e colocando o valor desejado. Este icone pode ser desabilitado também nas configurações extras do GC.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar
  • Postagens: 20
  • Agradecimentos: 6
  • Registro em: 16/08/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Ping

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 17:28 #208785

olá boa tarde, qual seria as configuração para esta ux para se coloca no sys.txt: fico no aguardo obg
  • je-silva
  • Usuário Prata
  • je-silva's Avatar
  • Postagens: 121
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 29/11/2011
    Ult. Visita: 18/04/2014

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 17:35 #208786

Prezados Companheiros, por favor uma ajudinha.
No meu aparelho de 128, qual a melhor configuração a ser colocada no SYS?
Fiquei na duvida sobre aquelas informações.
Des de ja, agradecido.
  • claudimes
  • Colaborador
  • claudimes's Avatar
  • Postagens: 237
  • Agradecimentos: 203
  • Registro em: 08/11/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 19:55 #208808

Sergio.costa!

Filho,
Obrigado pela atenção.
Eu ainda estou na dúvida, mesmo depois do seu auxílio, porque o número aparece inicial 50 e vai reduzindo.
Hoje, em percurso e tempo maiores, reduziu até o zero e assim permaneceu até desligar o aparelho.
Então, qual é a situação? Não há memória livre ou a memória utilizada é zero?
Veja se entendeu.

Claudimes!

Fiquei na dúvida também quanto a esta configuração... até mesmo porque sei que o "ponto e vírgula" serve para desabilitar a linha de comando.
Entretanto, coloquei as linhas conforme foram indicadas.
E aguardo mais feedback para tentar ajustar o módulo.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 20:22 #208816

Ping. Segue o post do autor do GC Wandel no site 4PNA, traduzido do russo para português (google, e meio sem sentido).

"Sobre partidas Primo devido à falta de memória (especialmente verdadeiro para Primo 2.4):
. Postado ux-utilidade para combater este mal))
Dispara quando o mínimo de memória disponível (o padrão é 3 MB), mas não mais do que atraso (padrão 10 seg)
gatilho customizáveis ​​soa: default Off
Delay entre tentativas: padrão é 10 segundos
Mostrar memória livre em MB: Ativado por padrão
. é possível selecionar um lugar para exibir na tela
. tapas Quando o indicador dospupno menu de configuração de memória livre
ativar tanto recomendar mecanismo de limpeza .
. configurações gerais ea inclusão de "frascos"
versões utilitárias Primo 2,0-2,4 para resoluções de 800x480, 480x272, 320x240"

Não sei se pode postar o link para o outro site. Se puder me avisem.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 20:48 #208822

Segue mais alguns complementos traduzidos do faq do Wandel (Traduzido pelo google do russo, não esperem muito sentido), mas dá pára ter uma luz.

"O objetivo do desenvolvimento:
Fundo descrito [ . Link visível apenas para utilizadores registados ].
não deve esperar um milagre, que a memória torna-se um monte de uma vez. Primo tem o direito de tomar o que é disponível a partir do sistema operacional).)
É importante que o navegador caiu devido à falta de memória.
Tente usar esta ferramenta para essas distâncias, onde a mosca.
sistemmy importante para se trabalhar sob estas condições, e não hipoteticamente grande livre espaço na memória. Algoritmo: Sabe-se que Primo utiliza linguagem Lua para realizar a maioria dos procedimentos internos. Assim, o mecanismo de "interna" é um meio de a linguagem Lua para lidar com lixo no OP. ao contrário deste, atos "externos" em todos OS windows (WinCE / WM). processo de limpeza emerge quando um mínimo de 3 MB, mas não com mais freqüência do que o intervalo (padrão 10 segundos) ... e assim constantemente. incluído por sua vez, mecanismos internos e / ou externos. utilitário não fazer nada é proibido. É só incentiva o SO e Lua "shake" de lixo. deve estar em sys.txt:

[Debug]
perf_update_autostart = "1"; variáveis ​​para CPU e outros

Lista dos mecanismos externos:
Hibernate_silent - sem janela pop-up
HibernateForWM6.5 - mas parece bom demais para WM6.5
HibernateOxios1.30 - muito tranquila
HibernateOxios1.40 - uma janela pop-up, mas a memória é liberada ainda melhor
HibernateOxios1.40bis - também aparece uma janela
esperar cursor (relógio) ao iniciar um externo mecanismo de
responder imediatamente a esperar cursor (relógio) - que (eles), porque parece impossível remover lançamentos MSCOREE.dll esperar cursor (relógio) antes do próprio programa. The Execution Engine CF (IE Mscoree) faz-se a chamada para definir o cursor de espera, e isso acontece antes mesmo de começar JITting código. Não há nenhuma maneira de ligar para isso e nenhuma entrada de registro (conhecido ou não documentada) que pode transformar o comportamento fora. GC.mscr não iniciar Ir para o MemoryCleaner pasta e pelo menos uma vez em tapnite MortScript.exe (tudo em seu navegador) irá registrar o caminho ao seu sistema."

No final, recomenda executar o MortScript.exe a partir do windows, e acredito que seja necessário rodá-lo pelo menos uma vez, para que o aplicativo funcione.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 25 Nov 2013 21:28 #208833

Sergio.costa!

Filho,
Já li umas duas vezes, rsrsrsrrsrsrs!
Amanhã vou ler de novo... quem sabe é o sono, rsrsrsrsrsr.
Abraços.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 01 Dez 2013 22:20 #209196

boa noite instalei esta ux mais meu igo primo ficou com perda de sinal de instante em instante qual a configuração ideal para esta ux fico no aguardo obg
  • je-silva
  • Usuário Prata
  • je-silva's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 01 Dez 2013 22:28 #209197

Ping,

Descobriu o significado da marcação que aparece na tela?

Observei que o navegador inicia em um valor alto e vai reduzindo até chegar em zero. Quando há alguma instrução de voz, recálculo de rota ou aviso de ponto de alerta, o valor volta a subir, mas não sobe muita coisa, vai a 3 ou 4, depois retorna a zero.

Me parece que a informação aponta a quantidade de memória que a UX interpreta interpreta como "lixo". Ao informar zero, se teria, acredito, nenhuma coisa inútil ocupando a memória do dispositivo.

O que acha?
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 01 Dez 2013 22:29 #209198

Je-silva,

Estou usando a mesma configuração que ilustra o post do Sherlock. Até agora não tive problemas.

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 01 Dez 2013 22:48 #209200

Thoth!

Estou contigo nessa mesma ideia.
Ainda não percebi esta sua descoberta, mas vou prestar atenção amanhã.
Depois te dou retorno aqui.
Abraços

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Ping's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Thoth

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 01 Dez 2013 23:05 #209201

thoth boa noite é essa configuração que devo coloca no sys ts

;All "GC" parameters are optional.
;Remove ";" before parameter you want to use.

[gc]
;voice_yes_no=0 ;1=sim, 0=não
;memory_limit=3 ;MB

[debug]
perf_update_autostart="1"
  • je-silva
  • Usuário Prata
  • je-silva's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 02 Dez 2013 17:54 #209229

je-silva

Quase acertou.
Coloca as informações abaixo:

[gc]
voice_yes_no=0 ;1=sim, 0=não
memory_limit=3 ;MB

[debug]
  • claudimes
  • Colaborador
  • claudimes's Avatar
  • Postagens: 237
  • Agradecimentos: 203
  • Registro em: 08/11/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 02 Dez 2013 19:06 #209238

Pessoal, a configuração que uso é a mesma citada acima. Confesso que utilizando não percebi uma melhora significativa, até por que meu GPS tem 128 MB de memória. Mas resumindo o que eu entendi, o valor mostrado no ícone seria a quantidade de memoria livre, que vai diminuindo com o tempo. Não sei se chega ao ponto de zerar toda a memória como é mostrado.
Se verificarem nas configurações da UX do GC, verá que tem também a configuração do tempo em segundos. Este seria o tempo que o GC leva para executar a limpeza de memória após alcançar o limite de 3MB, setado no sys.txt. No meu caso fui utilizando até chegar a zero e após alguns segundos, ele retornava para 3 e ficava oscilando neste valor. Não sei se deveria liberar mais memória ou se faz apenas o mínimo necessário para não travar nada.
Também percebi que só passou a executar quando executei o mortscript.exe ( que está na pasta MemoryCleaner) pelo menos uma única vez, para liberação dos scripts no windows CE. O Autor cita algo no tópico dele a respeito disso.
Podemos tentar aumentar para 10 MB e ver se o limite de liberação também muda, e ainda diminuir o tempo, para ver se acontece mais rápido.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 02 Dez 2013 19:11 #209240

Sérgio Costa,

você está correto, o valor informado na tela é a quantidade de memória livre. A linha "memory_limit" inserida no sys é o menor valor aceito (de RAM disponível) antes que o programinha libere memória; ou seja, é o limite a partir do qual um refresh será dado, despejando parte das informações guardadas na RAM para um arquivo em "disco" (como se fosse o arquivo de swap do Windows de desktop/notebook).

Edit: mortscript.exe, não o usei em momento algum, mas o programinha/UX funcionou corretamente como o esperado. Farei mais testes quanto a isto.

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 02 Dez 2013 19:14 por Xamanian.

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 02 Dez 2013 20:35 #209253

Valeu Xamanian. Talvez em algum momento você já tenha rodado o mortscript, não sei, mas traduzindo a tópico do russo pelo google fica difícil entender claramente. Fiz alguns testes aumentando o limite para 30 e deixando o tempo em 5 segundos. Estando só a GC Interna não percebi mudanças significativas. Já habilitando também a externa uma ampulheta aparece várias vezes, sinalizando a limpeza.
Um detalhe: se habilitar no sys
voice_yes_no=1
Percebi que o montante de memória livre fica mais alto, na média entre 20 e 30 MB, e na simulação aparentemente não trouxe prejuízos para voz TTS. Vamos ver utilizando na prática para ver se não trava ou corta nada.

Segue o link para o tópico da UX, em Russo. Após a descrição tem um FAQ, que abre mais informações.
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar
Última Edição: 02 Dez 2013 20:55 por sergio.costa.

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 03 Dez 2013 00:43 #209271

Agora a noite apareceu uma oportunidade de testar esta UX!

Como vou viajar resolvi atualizar algumas coisinhas na minha CM, uma M1 que raramente me dá problemas de memória.

Troquei o pacote que era um Primo 2.4 capado por outro que está em desenvolvimento: vamos chamá-lo, por ora, de SW. Mas o que acho que causou o problema foi colocar os Alertas do Helio/Fidelis, os alertas de radares do maparadar e mais uns 5 estados dos pedágios do Rafael.

Problema:

Quando iniciei o navegador pela primeira vez demorou (normal) para iniciar a base de dados dos alertas e, quando entrou no Primo, abriu uma janela do windows acusando memória muito baixa e pedindo para fechar alguma coisa em uso.

Desliguei a CM e reinicei o Primo, sem mais problemas.

Lembrei imediatamente deste UX. Para poder reproduzir o problema perfeitamente, removi novamente a base de dados dos alertas. A mesma coisa aconteceu ao iniciar pela primeira vez.

Instalei a UX com os comando no sys.txt exatamente como vieram (comentados). Nas Configurações Extras habilitei as duas possibilidades e coloquei em 60s o tempo.

Iniciei e verifiquei que começava em 26 e ia diminuindo até 0.

Removi a base de dados. Iniciei e notei que novamente começou em 26 mas demorou um tempo bem maior para chegar em 0. Sem nenhum tipo de abertura de janela de erro.

Iniciei uma segunda vez e o tempo para chegar em 0 foi bem menor.

Minha conclusão:

Aparentemente funciona!

Edit:

Não executei o mortscript.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 03 Dez 2013 15:37 por Fábio M.. Razão: Correção do post
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, sergio.costa

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 03 Dez 2013 10:10 #209289

Novas considerações:

Eu estava errado: realmente o número mostra a memória livre

Refiz a sys.txt tirando o comentário das linhas:
(debug)
; GC

;All "GC" parameters are optional.
;Remove ";" before parameter you want to use.

(gc)
voice_yes_no=0 ;1=sim, 0=não
memory_limit=3	;MB

Coloquei o intervalo em 10s.

Não creio ser necessário executar o mortscript externamente. A configuração permite escolher qual executar e, creio, que isto seja feito perfeitamente bem pela UX. O Hibertane_silent é o mais recomendado já que não abre uma janela na execução.

Por enquanto é só. Agora fazer uns testes na vida real.

Edit:

Quando tenho problemas com o tradutor do Google de uma linguagem dificil, faço a tradução desta língua para o inglês. Pelo menos para mim fica mais fácil o entendimento:

"FAQ
The purpose of development:
Background described [ Links visible only to registered users. ].
should not expect a miracle, that memory becomes a lot at once. Primo has the right to take what is available from the operating system).)
It is important that the navigator fell out due to lack of memory.
Try to use this tool at those distances, where the fly.
sistemmy important to get working under these conditions, and not hypothetically large free space in memory. Algorithm: It is known that Primo uses Lua language to perform most of the internal procedures. So, the "internal" mechanism is a means of the Lua language to deal with garbage in the OP. Unlike this, "external" acts on all OS windows (WinCE / WM). cleaning process emerges when a minimum of 3 MB, but not more frequently than the interval (default 10 seconds) ... and so constantly. Included in turn internal and / or external mechanisms. utility does not do anything forbidden. It only encourages the OS and Lua "shake" garbage. should be in sys.txt:"
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 03 Dez 2013 10:16 por adinis.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, sergio.costa, Thoth

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 04 Dez 2013 16:42 #209374

boa tarde Adinis por gentileza vc já tem alguma novidade sobre as configuração com as modificação que vc fez, fico no aguardo obg
  • je-silva
  • Usuário Prata
  • je-silva's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 04 Dez 2013 19:59 #209391

Apenas fiz testes rápidos andando aqui mesmo no bairro.

Pelo que me pareceu funciona corretamente: Quando o número abaixa de 3, rapidamente sobe para entre 4 e 7 (lembrando que coloquei 3 Mb como mínimo e 10 seg para o tempo de verificação).

Nesta sexta irei fazer uma viagem mais longa (cerca de 400km) e colocarei como rota. Como sabemos, rotas longas consomem processador e memória.

Na volta coloco aqui minhas observações mas, lembro, que minha CM não é a melhor para estes testes pois raramente "pendura" por falta de memória.

sergio.costa escreveu:
... Podemos tentar aumentar para 10 MB e ver se o limite de liberação também muda, e ainda diminuir o tempo, para ver se acontece mais rápido.

Sergio,

Tenho a impressão que 10MB seria um valor muito alto! Afinal isso seria para aparelhos de 64MB e deixar 10 sem uso é um desperdício!

Como o próprio autor diz: "Não devemos esperar um milagre..." e "o Primo tem direito de usar a memória disponibilizada pelo sistema operacional."!

Creio que os valores recomendados de 3 MB e 10 seg. sejam os ideais mesmo.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 10 Dez 2013 15:09 por Fábio M.. Razão: Junção de posts

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 04 Dez 2013 20:51 #209404

Realmente, Adnis. Fiz o teste com 10 MB e até mais alto (30MB). Neste último caso a cada curva aparece uma ampulheta sinalizando liberação (GC externo). Acredito que acompanhando uma rota mais longa possa trazer problemas de travamento ou reset. No meu caso ainda funcionou, por ser 128MB a memória de meu GPS Vista Imagem. Mas em unidades com 64MB, com certeza vai trazer problemas.
Também acredito que os resultados desta UX sejam percebidos mais claramente em GPS com 64MB, onde falta memória, e nos demais casos esta liberação de memória não deve trazer ganho de performance ao GPS. Seria isso mesmo? Olhando por outro lado, será que ficar descarregando constantemente a memoria desnecessariamente, ou seja utilizando a UX em GPS com 128 MB, possa degradar a performance geral?
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 05 Dez 2013 20:32 #209468

boa noite Adinis, por gentileza vc poderia posta como vc configurou o sys ts desta ux por que fiquei na duvida como vc postou recentemente
ese GC abaixo fico no aguardo

(debug)
; GC
  • je-silva
  • Usuário Prata
  • je-silva's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 13 Dez 2013 10:17 #209893

je-silva.
Dentro da UX GC tem os números (bmp) que podem ser trocados ou editados para fundo transparente. Agora aquele contorno acho que é colocado dentro da UX, e teria que ter um certo conhecimento para editá-la. Aconselho desabilitar este ícone caso ache feio e deixe a UX trabalhando. Ficar vendo os números não vai te ajudar em nada.
  • sergio.costa
  • Iniciante
  • sergio.costa's Avatar

Módulo UX de Otimização de Memória | Primo 2.0 ou Superior [10.Jan.2014] 14 Dez 2013 08:55 #209957

je-silva,

Não te respondi antes pois estava em viagem...

O meu sys.txt está exatamente como coloquei em mensagem anterior. Somente os [ ] foram trocados por ( ) por causa do forum que não gosta dos colchetes. Então onde está (debug), por exemplo, deve ser colocado [debug].
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 14 Dez 2013 16:00 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação
  • Página:
  • 1
  • 2
Time to create page: 0.460 seconds