Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Schemes para Primo 800x480 e 480x272 (WinCE e Android)

Schemes para Primo 800x480 e 480x272 (WinCE e Android) 15 Set 2013 21:33 #203051

Caros confrades (*),

como prometido tempos atrás, apresento uma proposta de schemes (esquema de cores de mapas) para pacotes baseados em Primo (para WinCE e para Android, todas as versões), bem como uma pasta GFX contendo os arquivos necessários para as principais schemes disponíveis em vários fóruns e sites.

As schmes são os arquivos responsáveis pelo efeito visual exibido na tela de mapa, ou mais simplesmente, as cores do mapa. Mas não apenas isso, são as schemes as responsáveis pelos efeitos realísticos relacionados à exibição do céu (modo diurno e noturno) e do sol (ou lua). No caso deste último(s), nas schemes ditas realísticas, há um efeito do nascer e do pôr do sol no início do amanhecer e do entardecer, respectivamente. Tais efeitos implicam na troca do bmp do céu e do sol/lua em função da angulação do mesmo (sol/lua), que depende do fuso horário real. Na prática, enquanto o céu é alterado (escurecendo no entardecer, por exemplo), a inclinação do sol (ou da lua) vai diminuindo progressivamente -- isto só é visto em horário exato, no final da tarde (ou no início da manhã), onde a posição do sol abaixa (ou ascende) corretamente, mas desde que olhado para o oeste (pôr do sol) ou leste (nascer do sol). Isto será descrito em posts futuros, em detalhes.

Muitos não gostam de teorias, preferem a prática; respeitemos todos. Aos poucos os argumentos teóricos surgirão em futuros posts, bem como apresentação de arquivos de imagens (figuras) autoexplicativas para melhor compreensão.

Iniciemos pelos links:

Schemes

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.


Pasta GFX (480x272):
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Pasta GFX (800x480):
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Data: 15/02/2014
Hora: 20:15


Após descompactação, as pastas deverão ser inseridas nos locais correspondentes, discriminados assim:

- Os arquivos de schemes devem ficar na pasta content\scheme de seu pacote;

- Os arquivos da pasta gfx podem ficar na pasta raiz do pacote, ou podem ser inseridos no interior do data.zip, a critério do usuário (sendo que a segunda opção exige mais cuidados e conhecimentos).


Como dito, tais arquivos do link não representam uma solução definitiva, apenas uma proposta e que deve ser aprimorada com as sugestões, críticas e comentários de todos os usuários do Point que se interessam pelo assunto.

Se este assunto for do interesses dos membros deste fórum, aos poucos irei apresentar posts comentando sobre o funcionamento das schemes e da pasta gfx, além de alguns macetes e formas de personalizar as coisas, sem segredos, dentro da ideia de que o aprendizado é consequência do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos (ou seja, sem esconder o jogo para parecer-se "importante", mormente sem ser).

Sugiro começar os testes com as schemes AD & XA, que foram testadas e que não apresentaram erros em vários pacotes testados, independentemente do gosto pessoal em relação a mesma. As demais schemes foram modificadas para adequarem-se os arquivos presentes na pasta gfx.

Algumas pessoas poderão se surpreender, ou não, positiva ou negativamente, com a repetição de arquivos bmp's com nomes diferentes. Isto foi feito para manter a compatibilidade com as várias schemes disponíveis; apenas isso. Há uma subpasta da pasta gfx, nomeada de Capulleto, que visa única e exclusivamente manter a compatibilidade com as schemes produzidas por este autor. Os bmp's foram redimensionados, de maneira que distorções poderão surgir. Em hipótese alguma a responsabilidade pelos equívocos deve ser dada ao Capulleto, que culpa alguma tem neste caso.


[]'s

Xamanian


(*) Forma respeitosa para enaltecer o confrade CBRK, ao dirigir-se com enaltecedora cordialidade aos demais interessados no universo do gps; uma singela homenagem. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 16 Fev 2014 17:29 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Benites, BrunoBL, Sherlock, M_A_C, guiga210, mtavaresjr, olavovo, nunes100, jbsilva, Fábio M....

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 15 Set 2013 21:37 #203052

Grande Xamanian!

Mais um campeão de audiência!

Abraços Amigo!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cbrk, Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 15 Set 2013 22:00 #203055

baixando.
vamos botar pra rodar.
abraços amigo xamaniam
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 08:14 #203066

Bom dia Xamanian,

Obrigado pelo link!

Ainda não tive oportunidade de testar, mas me ocorreu uma dúvida quanto ao grau de realismo imposto às schemes. Há algum tratamento quanto a fases da lua e os horários e direções que a mesma é visível? A lua cheia, por exemplo, por estar diametralmente oposta ao sol vista da terra só é visível à noite ou então, se for de dia, estará sempre próxima ao horizonte na direção leste (por do sol), ou oeste (amanhecer). Nas regiões polares a lua cheia é visível ao "meio-dia" embora nesse caso também nunca se afaste muito do horizonte. Será que houve essa preocupação no desenvolvimento das schemes? Não que seja importante (não é), trata-se só de curiosidade, mesmo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 16 Set 2013 08:16 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Ramon Faccio

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 09:05 #203068

Bom dia xamanian , mAis um grande trabalho , deve ter ficado muito bom , vou aguardar a versão 480272.

Muito obrigado.

Valew brow.
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cbrk, Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 09:14 #203069

Bom dia, Bruno!

O caso da lua é o mais enigmático, no que tange as schemes: muito pouco é falado por aí, poucas conclusões até agora consegui chegar.

As fases da lua não estão contempladas no efeito realístico das schemes. Apesar de ter uma estrutura (color.ini) análoga a scheme diurna, a exibição o bmp da lua não segue a mesma lógica da exibição do sol (angulação com a linha do horizonte). A figura do céu (também um bmp) é trocada em função do horário. Alguns desenvolvedores de schemes usam apenas um céu, já outros optam por mais de um, considerada a scheme realística ou não, porém a maioria ou não usa um bmp para a lua ou usam no máximo um só (o arquivo padrão da NQ).

Apesar de ter configurado tudo corretamente, ainda não consegui visualizar o bmp da lua durante o anoitecer ou durante a noite; desconfio que o efeito só ocorra no amanhecer, quando o curso do sol segue um processo inverso e análogo ao entardecer. Neste caso o bmp exibido é do sol e não da lua. Existe uma dificuldade nos testes, visto que não dá para fazer uma simulação do efeito alterando o horário/fuso no aparelho gps, que é ignorado pelo navegador. E o horário do nascimento do sol não é o mais adequado para ficarmos fazendo testes. rsrsrs

Estou convencido de que a scheme noturna deveria ser melhor explorada por todos, não o arquivo em si, mas as potencialidades da mesma. Ainda hoje estarei colocando alguns posts sobre os aspectos teóricos por trás das schemes que, acredito, auxiliarão a todos a compreendê-las melhor, permitindo que algumas conclusões sejam tiradas sobre a noturna, ainda uma incógnita pra mim.


Grande abraço,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cbrk

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 09:45 #203072

Olavo,

as schemes independem da resolução do aparelho, servem para qualquer uma delas. Mas vou aproveitar o seu gancho para esclarecer algumas coisas e também por eu ter citado a resolução de 800x480.

O céu nada mais é do que um arquivo bmp (ou, se preferir, um arquivo de imagem com a extensão .bmp -- falarei sobre isso também). Obviamente, uma figura (que é plana) tem duas dimensões: largura e altura (se fosse tridimensional teria uma terceira, a profundidade). Bem, quando a altura da figura tem dimensão reduzida, o Primo "completa" a tela (fundo, background) com uma cor sólida previamente definida no color.ini da scheme.

Vamos fixar as coisas através de um exemplo, pensando na resolução de 800x480, mas poderia ser qualquer outra, o raciocínio é o mesmo. A altura corresponde ao valor 480 (pixels). Se a figura do céu tiver o tamanho de 200 pixels e o usuário configurar o navegador para exibir "muito céu", então em ângulos elevados a imagem aparecerá cortada, sendo complementada por uma cor sólida (em geral, azul céu durante o dia e cinza escuro ou preto durante à noite). Isto pode ser muito ruim se a figura escolhida para o céu for do tipo nublado ou se for daquelas usadas pelo Capulleto em suas schemes (cidades, por exemplo); aparecerá, neste caso, duas faixas, uma com o céu e a outra como uma faixa em cor sólida, dando um efeito visual não agradável.

A solução é muito simples: usar um arquivo bmp que tenha exatamente a mesma altura da resolução da tela do aparelho. No caso de aparelhos de 800x480, um arquivo que tenha 480 pixels de altura será mais do que suficiente e nenhuma faixa em cor sólida será exibida, dando um efeito mais realístico no conjunto. Note que não há problema algum em usar arquivo assim preparado se a resolução for inferior, como 480x272. A vantagem de usar arquivos com altura de 272 em aparelhos desta resolução está em outros fatores: diminuição do tamanho do arquivo e menor consumo de memória RAM. Comento depois sobre isso.

A outra variável de um arquivo de imagem, como já dito, é a largura. Este é outro ponto importante e que merece muito cuidado também. Se o arquivo tiver pouca largura, então o "mesmo céu" ficará se repetindo constantemente quando a tela do mapa gira, principalmente em elevados ângulos, como um giro de 360º. Um exemplo simples para melhor compreensão: imagine que a figura do céu contenha um sol ou uma lua; se o arquivo for estreito você verá o sol/lua aparecendo o tempo todo, inclusive com a grande possibilidade de ver dois sóis/luas na mesma tela de mapa, o que é muitíssimo artificial, além de feio.

A alternativa é aumentar a largura do arquivo bmp, mas isto tem suas implicações: aumento do tamanho do arquivo e consequentemente o aumento do consumo de memória RAM, que é um grande problema em aparelhos com menos recursos e memória. Neste caso é necessário encontrar um ponto ótimo (no sentido de otimização), mesmo que o ótimo seja no máximo o aceitável. Em meus testes, para que o céu não ficasse repetindo o tempo todo e nem que o arquivo ficasse muito grande, optei por usar com parâmetro para a largura um valor que correspondia a 5 vezes o valor da altura. Exemplo: se a altura é de 480, então defini a largura como sendo de 2400 pixels -- o resultado está sendo bom até agora, mas esta ideia é apenas uma estimativa baseada na prática, nada teórico, digamos.

Os arquivos de céu que apresentei têm, portanto, o tamanho de 2400 x 480 pixels, que no formato de bmp podem apresentar tamanhos variando entre 2,5 a 3,5 MB, que é bem grande e que consomem bastante memória RAM, um pesadelo em aparelhos com pouca memória. Aí surge um truque que aprendi com o Amigo Adinis e que funciona muitíssimo bem. A ideia é bem simples, o Primo exibe corretamente arquivos de imagem com as extensões .bmp e .jpg, porém é preciso configurar alguns arquivos nas skins e no data.zip para que os arquivos .jpg seja exibidos corretamente. Só que nós humanos somos mais capazes do que um software de navegação e podemos enganá-los para atingir o nosso propósito, que é o desempenho. O que fazer? Simples, basta salvar o arquivo de céu como jpeg (extensão .jpg) e depois renomear a extensão do arquivo resultante para .bmp -- o Primo interpretará que se trata verdadeiramente de um arquivo bmp e exibirá a figura corretamente.

A vantagem deste truque é que arquivos jpeg são muito menores do que arquivos bmp. Por exemplo, um arquivo de 3 MB em formato bmp pode ser reduzido para menos de 500 KB em jpeg. Assim, a quantidade de memória alocada com o arquivo de céu é muito menor, garantindo melhor desempenho e estabilidade do sistema. E, visualmente falando, não há prejuízo algum.

Como disse no primeiro post, tudo o que descobri será apresentado aqui, sem segredos, tudo compartilhado, para que todos possam fazer as suas personalizações e possam apresentar soluções melhores, tanto para si quanto para todos os outros.Aos poucos outras informações serão apresentadas por mim, mas convido a todos que sabem sobre o assunto que usem este tópico para compartilhar seus conhecimentos também.


Grande abraço,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, adinis, BOCANNERA, cbrk

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 10:28 #203075

Pessoal,

deixo abaixo uma gif animada para que possam visualizar o efeito realístico do pôr do sol:




A scheme usada é a AD&XA em modo dia. As cores do sol e do céu foram alteradas no arquivo disponibilizado no primeiro post, deixando a transição mais natural A figura serve apenas como exemplo para o efeito realístico.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, cbrk, babaloco

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 11:03 #203083

Sobre a troca dos arquivos de céu:


Com o intuito de ampliar o debate e permitir que todos possa personalizar as suas próprias schemes (e, se possível, compartilhando-as), apresento alguns comentários sobre a maneira em que o Primo troca os arquivos de céu (e também do sol). Fixarei tudo na scheme diurna, mas, em tese, o mesmo ocorre na noturna, apesar de ainda ter algumas dúvidas quanto a esta última.

Abrindo o arquivo color.ini no interior da scheme, é possível encontrar um parágrafo semelhante a este:


[other]
texture="gfx/day/texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; - usado quando o sol está acima de 20 graus
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 20 graus
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 10 graus
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 7 graus
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 4 graus
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo acima de 20 graus
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 20 graus
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 10 graus
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 7 graus
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 4 graus



As linhas acima permitem a composição do entardecer, ao trocar as figuras (bmp's) do céu e do sol. À medida em que o sol real vai se pondo no horizonte, as figuras de céu começam a ser trocadas. Da mesma forma, a figura do sol vai ficando cada vez mais próxima da linha do horizonte, dando a sensação de que o sol está se pondo.

O navegador usa o horizonte real como se na tela de mapa (que é virtual) assim também fosse. Isto significa que em regiões muito montanhosas a figura do sol pode não aparecer, por estar encoberto pelas montanhas. Isto se deve ao fato do ângulo ser muito baixo (conforme linhas acima).


Resumindo: a troca do arquivo do céu depende fortemente do ângulo que o sol forma com a linha do horizonte. Que fique claro que o céu pode ser trocado se não houver arquivo de sol configurado na scheme; a presença deste último implica em um efeito realístico mais apurado, mas pode ser negligenciado (pode parecer estranho, mas alguém poderia desejar tal coisa com o intuito de melhorar o desempenho em aparelhos mais modestos).


Agora vamos a outro ponto importante: na maior parte do dia apenas um arquivo bmp é exibido na tela do mapa, o arquivo sky_0.bmp (que em outras schemes pode ser sky0.bmp ou sky_day0.bmp, isto não importa, desde que o bmp esteja na pasta gfx). Apesar de haver um sol configurado para este céu, o mesmo (sol) não será exibido durante a maior parte do dia. Motivo óbvio: o sol ocuparia regiões mais centrais no céu, de maneira que não seria realístico a exibição de um sol na região visível do céu na tela de mapa. Basta imaginar um sol ao meio-dia para entender. Neste caso, o Primo usa outro recurso gráfico, a iluminação. O efeito de iluminação nada mais é do que aumentar o brilho em certas regiões do mapa, simulando o efeito dos raios solares quando em ângulo superior a 20 graus, deixando certas partes mais claras, principalmente em regiões montanhosas, onde o efeito é nitidamente observado.

No final da tarde inicia-se a troca dos arquivos de céu (e também do sol, caso configurado corretamente). Antes de comentar esta parte, observo um detalhe: como dito, o horário das transições dependem da angulação do sol real, isto significa que o horário (relógio) pode varia de época para época do ano, o mesmo sendo dito sobre outras regiões do planeta. Não existe um horário (relógio) definido, é angulação solar mesmo.

Continuando... Quando aproxima-se o momento da troca do céu/sol, a figura sky_0.bmp (ou outra de nome similar) é substituída pela próxima, no caso, o arquivo sky_1.bmp. A medida em que o tempo passa, a figura anterior é substituída pelo arquivo sky_2.bmp e este sucedido pelo sky_3.bmp. Apesar de haver um arquivo nomeado por sky_4.bmp, o mesmo não é usado logo em seguida.

Minutos depois do arquivo sky_3.bmp ser carregado pela scheme diurna, ocorre algo interessante: a mesma é substituída automaticamente pela scheme noturna. Esta começará justamente por seu respectivo arquivo sky_3.bmp, que, em tese, estará na pasta gfx\night (e não na pasta gfx\day). Bem, para que a transição do céu seja o mais realístico possível, é interessante que os dois arquivos sky_3.bmp, dia e noite (respectivamente, nas pastas gfx\day e gfx\night) sejam exatamente os mesmo. Assim, apenas as cores do mapa (scheme) serão trocadas, mas mantendo-se o mesmo céu. Afinal, naquele momento de troca somente as cores do mapa devem ocorrer, visto que a cor do céu (real, pelo menos) muito pouco ou nada se alterou.

Após alguns minutos, já com a scheme noturna carregada e exibindo o arquivo sky_3.bmp como céu, ocorrerá a transição para o céu noturno, que ficará carregado praticamente durante toda a noite. O arquivo chamado para céu é o sky_4.bmp (se corretamente configurado no color.ini). Em geral, este é o arquivo de céu escuro e estrelado que vemos por aí.

Somente durante o amanhecer é que o sky_4.bmp da scheme noturna será substituído, desta vez pelo arquivo sky_0.bmp, seguidos pelos arquivos sky_2.bmp, sky_1.bmp e sky_0.bmp, quando a scheme é trocada para o modo diurno e seu arquivo sky_4.bmp será usado. Depois, com o sol em ângulo mais elevado, o arquivo sky_0.bmp da scheme diurna é carregado e ficando por longo tempo, até que o ciclo se repete.

Em linhas gerais, é isso, pessoal. Espero ter contribuído um pouco mais. ;)


[]'s

Xamanian


Edit: esqueci de mencionar uma coisa, como pode ser visto na gif animada que coloquei no post acima, o arquivo bmp do sol "desce", em relação a linha do horizonte, mesmo que o arquivo de céu ainda não tenha sido trocado. Isto é uma característica do Primo, que objetiva um movimento solar mais realístico e natural, dando a ideia de suavidade no efeito visual do sol. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 16 Set 2013 11:10 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: olavovo, BOCANNERA, cbrk

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 16 Set 2013 11:53 #203091

Pessoal,

mais algumas dicas para aqueles que são mais exigentes no que tange à qualidade visual de seu navegador.

Um dos problemas comuns, mas de fácil solução, que me deparei são justamente os arquivos de céu. Normalmente as pessoas pegam alguns arquivos na internet, cortam a parte do céu que lhe interessa e insere na pasta gfx. Apesar de simples, a coisa não deveria ser feita desta maneira, pelo menos não tão diretamente. Farei comentários através de exemplos práticos.

Observem a figura abaixo:




Notem que no canto esquerdo aparecem poucas nuvens, mas no canto direito tem muitas. Se um arquivo deste tipo for inserido na pasta gfx, o visual na tela do mapa poderá ficar feio. Isto ocorre porque o Primo, ao rolar a tela em angulação horizontal, "cola" o mesmo arquivo, ou seja, a parte esquerda do mesmo será "emendada" para parte direita, podendo ocorrer um efeito estranho. Veja a figura abaixo para compreender o que poderia acontecer:



Note que ao centro há uma linha separando os "dois lados", passando uma ideia de artificialidade, com um efeito visual indesejado.As nuvens "acabam" em uma linha reta e um céu, mais escuro, dá continuidade, ficando muito feio o resultado final.

Mas há uma solução. A ideia é simples, consiste em pegar a imagem original e fazer um espelhamento horizontal na mesma. No caso, a imagem da primeira figura, após espelhamento horizontal, ficaria assim:




O próximo passo é unir as duas figuras, a original e a espelhada, formando um novo arquivo. A figura abaixo exibe o resultado final:




Observem que o arquivo final tem extremidades, esquerda e direita, exatamente iguais, de maneira que o Primo, ao "colar" o mesmo arquivo não dará a ideia de "emenda mal feita". Notem também que a região central não possui uma "nuvem interrompida", deixando tudo perfeito e natural.

A etapa final consiste em redimensionar o arquivo gerado para o tamanho desejado, inserindo-o, depois, na pasta gfx.

São detalhes bobos, mas que fazem toda a diferença quando se deseja um visual mais apurado. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 16 Set 2013 12:04 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: guiga210, olavovo, j.esantana, BOCANNERA, cbrk, babaloco

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 09:13 #203169

Pessoal,

testes são testes, logo... Bem, ontem à tarde fiz alguns testes para a verificação das transições dos arquivos de céu e de sol; o mesmo foi feito hoje pela manhã. Então, retifico algumas coisas que escrevi posts acima e esclareço:

1) A ordem dos arquivos de céu e sol no entardecer é: 0 => 1 => 2 => 3 => 4.

2) A ordem dos arquivos no amanhecer é justamente a oposta: 4 => 3 => 2 => 1 => 0.

3) Até agora não consegui a exibição correta do arquivo de lua, em momento algum; ao que parece segue uma lógica diferente do sol

4) A troca do céu, usando-se a scheme noturna, parece também não seguir a ordem da scheme diurna; após o conjunto 4 da scheme diurna, troca-se pela scheme noturna já com o céu 3, passando em seguida para o 4 -- ainda não vi os céus 0, 1 e 2 na scheme noturna.

Ainda preciso realizar mais testes. Gostaria que outros nos auxiliassem também, apresentando as suas experiências, sem falar das pessoas mais experientes e que já têm as respostas a tais dúvidas.

Este assunto (scheme) é relativamente antigo, muito já foi debatido por aí, mas poucas informações contundentes foram dadas, muitas equivocadas, aliás, como pude comprovar. Seria interessante passar este assunto a limpo. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 17 Set 2013 09:14 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 10:38 #203179

Grande Xamanian, bom dia (não repare adinis, achei a sua entrada bem oportuna)

Mais uma vez nos surpreendendo com boas novidades.

Parabéns pelo trabalho, obrigado e um

Grannnnnde abraço.
  • pasquato
  • Iniciante
  • pasquato's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 45
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 16/08/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 17 Set 2013 10:45 por pasquato.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis, Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 15:46 #203211

grande xamanian.
em primeiro lugar peço desculpas se esse assunto ja foi comentado nas linhas acima
é que cheguei de viagem agora (onde usem a maravilhosa scheme) e ja estou saindo
novamente. colquei naquele navegador que vc e adinis bem conhece. (EP).
coloquei a pasta gfx pelo windows explorer dentro do data e as schemes na pasta
correspondente. no meu caso a noite foi uma maravilha de visual só que quando
mudou para o céu azul as 06;15 da manha a lua continuou por mais um tempo
e durante o dia o sol nao apareceu. usei AD & XA dia e noite.
sera que fiz algo errado meu amigo?
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 17:56 #203231

Daniel, o gps tem que estar virado para o leste aparecer o sol na tela (na parte da manhã) e tem que estar virado para o oeste para o sol se pôr no horizonte (na parte da tarde). Teve o cuidado de observar estas coisas? O sol não nasce e se põe em qualquer direção, somente no leste e no oeste, respectivamente. Veja se este é o problema.


Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 19:37 #203240

boa noite caro amigo.
o trecho que percorri 550 km é bem sinuoso entao o mapa vira muito
e nao vi.
to em casa agora batendo cabeça com isso. ja pensei até deletar toda
a pasta save (mas acho que nao tem nada a ver né?)
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 19:59 #203243

Não, Daniel, não tem ligação com a pasta Save. Não acredito que o problema esteja com os arquivos, já que você, pelo que entendi, instalou corretamente. Mas me diga uma coisa, você está usando um gps de 800x480 ou 480x272? Os arquivos de céu que disponibilizei foram otimizados para 800x480, talvez tenham ficado grandes em 480x272, se este for o seu caso. Vou preparar um novo, de qualquer forma.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 20:05 #203245

é 800x480 foston 710.
vou tirar o gfx de dentro do data e por na raiz
vou fazer isso agora e ja dou um retorno.
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 20:37 #203248

tentativa frustrada meu amigo. vou tentar em outro navegador.
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 17 Set 2013 20:56 #203252

Estou acompanhando, Daniel, farei mais testes aqui, depois lhe informo os detalhes para os seus testes aí.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: danielmotora

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 19 Set 2013 08:30 #203336

Pessoal,

ainda hoje vou disponibilizar uma versão das schemes otimizadas para a resolução de 480x272 e pequenas correções para 800x480. É só aguardar um pouco mais. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Adailton Jr., danielmotora, pmtsc, cbrk

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 19 Set 2013 21:48 #203412

XAMANIAN to baixando, meus parabens, vou tentar e se não conseguir vou pedir ajuda em.
  • japaobento
  • Iniciante
  • japaobento's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 30
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 05/03/2013
    Ult. Visita: 15/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 19 Set 2013 21:49 #203413

meu gps 800x480 só xega semana q vem mas quero garantir desde já kkkk
  • japaobento
  • Iniciante
  • japaobento's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 30
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 05/03/2013
    Ult. Visita: 15/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 19 Set 2013 22:52 #203420

Xamanian

Em 1º Lugar, Meus Parabéns! Excelente!
Eu estou usando as Shemes Realísticas em um DVD da Positrom com GPS.
Notei que a noite, comparado com o GPS tradicional, as Montanhas e Ceus, no meu aparelho ficam mais escuras que no aparelho padrão. Exemplo do que falo, é a Lua. No meu aparelho ela aparece bem apagadinha, já no tradicional eu posso ver ela bem brilhante.
O que pode ser?
Abraço!
  • claudimes
  • Colaborador
  • claudimes's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 237
  • Agradecimentos: 203
  • Registro em: 08/11/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 20 Set 2013 08:01 #203441

Pessoal,

já estão disponíveis os links para as duas resoluções: 800x480 e 480x272. As schemes para a primeira resolução já existiam, mas foram corrigidas (arquivo novo); já as schemes para a segunda resolução é nova.

Façam os seus testes e reportem falhas e erros; apresentem sugestões para serem incorporadas em versões futuras.

Realizei testes com as schemes que são trocadas nas mudanças das 4 estações, mas a perda de desempenho pareceu-me comprometer todo o sistema (lentidão excessiva), portanto desisti em dar continuidade a esta ideia. Por outro lado, nada nos impede de criar schemes, uma para cara estação, e trocá-las manualmente. Acredito que isto não seria um incômodo, visto que cada estação dura três meses. A ideia seria interessante no sentido de que o visual do céu se altera em cada estação; com mais ou menos chuva, mais ou menos nublado, etc. Pensem e emitam suas opiniões. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cbrk

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 20 Set 2013 08:09 #203442

Claudimes,

já notei este efeito nos diferentes aparelhos que tenho. O motivo é muito simples: ajustes de gama, brilho e contraste de cara aparelho. Estes ajustes não podem ser alterados através do software (por exemplo, WinCE), por não ter disponível um drivers específico para o vídeo (API gráfica).

Ante a ausência de ajustes manuais, faço o seguinte: modifico as schemes para que fiquem mais ou menos claras/escuras e uso cada uma delas em cada tipo de aparelho.

Claro, é muito trabalhoso ajustar todas as schemes para cada tipo de aparelho. No meu caso, que uso as schemes AD&XA diurna e noturna, me permito alterá-las para dois níveis de cores, uma mais escura (para aparelhos com muito gama) e outra mais clara (para aparelhos com menos gama).

Caso queira, posso fazer duas coisas:

- Colocar um link com o par das schemes AD&XA já alteradas por mim (uma mais clara e outra mais escura);

- Apresentar um roteiro básico para clarear/escurecer alguns itens mais expressivos nas schemes.



[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Shark 2011, claudimes, cbrk, lfom

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 20 Set 2013 19:17 #203503

Xamanian,

Ambos arquivos só contém a pasta GFX, sem a pasta Schemes... :duv

Tomei a liberdade de alterar o título do tópico, acrescentando a nova resolução 480x272.


Abraço.
  • Adailton Jr.
  • Moderador
  • "Leia e tente que você consegue!!!"
  • Adailton Jr.'s Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 743
  • Agradecimentos: 1457
  • Registro em: 24/09/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

:!Clique aqui, faça sua doação de qualquer valor, e ajude a manter o GPSPoint no ar !!!:!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 20 Set 2013 20:09 #203505

Caro Adailton Jr.,

se não me engano, já havia alterado o título do tópico, mas não sei se os meus "privilégios" (conta user comum) permitiram a efetividade, porém, por engano, acabei apagando o link anterior que continha as schemes (desculpo-me com todos). Já corrigi (schemes em link separado, serve para qualquer resolução). Peço ajuda se algo ainda permanecer equivocado.


De qualquer forma, aproveitando a sua "deixa", esclareço:

1) As schemes, em si, independem da resolução da tela, do aparelho; são as mesmas sempre.

2) A pasta GFX contém arquivos bmp's que podem depender (fortemente) da resolução do aparelho. A observância da indicação (link) poderá resultar em melhor efeito visual.

3) Até pouco tempo atrás, apesar de muito existir sobre as schemes realísticas, a pasta GFX era apresentada nos pacotes como sendo aquela padrão (a mesma sempre), ou seja, sem os arquivos que permitiriam o efeito realístico (troca de céu, amanhecer, entardecer, etc.). O objetivo deste tópico é quebrar este paradigma, digamos, entre o ter-se uma scheme realística e não ter-se uma pasta gfx preparada adequadamente.

4) Outra coisa pouco explorada, mas intimamente relacionada com a pasta gfx e com as schemes é o clássico telepules. Telepules nada mais são do que indicadores de povoados, bairros, cidades, etc. que se revelam em forma de ícones na tela de mapa em função do número de habitantes da região, em uma escala (proporcional) variando de 1 a 7 (sete ícones diferente). Só que, talvez ao fato do tema ter sido perdido com o tempo, os arquivos bmp's para telepules, até agora, eram os mesmos para quaisquer resoluções disponíveis. A proposta aqui apresentada tenta resgatar este equívoco e divulgar uma proposta para duas resoluções: 800x480 e 480x272. -- Este assunto pode ser melhor explorado adiante, caso queiram.

5) Além dos arquivos bmp's céu/sol/lua, além dos telepules, as schemes "procuram" por outros arquivos para serem exibidos na tela de mapa. A regra é: arquivo não encontrado, nada a ser exibido (aqui não há mensagens de erros) Os mesmos dependem da resolução da tela, para que estejam minimamente proporcionais ao conjunto final. Sem falar dos arquivos de extensão .spr, que determinam a correta exibição da figura desejada e na escala devida, quando o arquivo contém mais de um ícone (a isso eu e o Amigo Adinis apelidamos de "tripa", arquivos com vários ícones). Tudo deve ser ajustado à resolução usada.

Bem, amigos, não há de minha parte crítica alguma ao que foi feito no passado, só elogios a fazer a todos que trilharam, à duras penas, os degraus que nos permitiram desbravar os primeiros conhecimentos acerca do microcosmo gps. Porém, cabe ressaltar, que alguns arquivos bmp, ícones ou figuras, adequados aos primeiros aparelhos, de 3,5 ou 4,3 polegadas (320x240 e 480x272, respectivamente) apresentavam dimensões de tela com diferença pouco expressivas. A situação se reverte com a mudança do padrão de tela para 5" (ainda 480x272) e principalmente para aparelhos com resoluções de 800x480 (ou 480x234, como nas CM's com configuração "expandida" -- também em 7"). É preciso mudar estas coisas... ;)


Grande abraço,

Xamanian


PS: Adailton, apenas "carona" em seu post, nada dirigido ao amigo. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 20 Set 2013 20:10 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 20 Set 2013 22:12 #203518

Xamanian

Muito Grato pela explicação.
Ficaria muito honrado com este este link e rota.
Abraço!
  • claudimes
  • Colaborador
  • claudimes's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 237
  • Agradecimentos: 203
  • Registro em: 08/11/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 21 Set 2013 08:49 #203540

Claudimes,

como você solicitou, segue os arquivos no link abaixo:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

O mesmo contém dois pares de schemes, uma escurecida e outra clareada, que podem ser mais adequadas a diferentes aparelhos com brilho/gama distintos.

Porém o mesmo arquivo (link) contém um aplicativo que é bem simples e funcional. Trata-se do GJ Color.ini Editor v1.1 (ColorSchemes.exe), um programinha bastante útil para edição das schemes. A forma de usá-lo é mais simples ainda: basta abrir o color.ini de qualquer scheme (descompactada), clicar sobre uma das linhas, monitorar a cor em uma barra na parte superior, usar os controles deslizantes (RGB) para alterá-las e salvar.

Obs.: o procedimento de salvar o color.ini exige dois passos.

1) O primeiro consiste em clicar no botão save que está ao lado da barra de cores. Este procedimento apenas transfere os códigos da cor escolhida para o arquivo. E isto tem que ser feito linha por linha (alterada), caso contrário, se perde tudo.

2) O segundo consiste em clicar no botão de nome Save que está na parte superior, ao lado do botão open file. Este procedimento é aquele que realmente salva as informações no arquivo.

Após salvar o seu arquivo color.ini modificado, basta inseri-lo em sua scheme e fazer alguns testes.


Explicar cada uma das várias linhas do color.ini seria uma loucura, mas podemos ir aos poucos, começando pelas mais importantes. Comentarei algumas delas, mas antes, uma observação: cada linha contém, em geral, quatro parâmetros. O primeiro se refere à textura, os demais, são o RGB (vermelho, verde azul), respectivamente.

0 = "ground": está relacionada com o sombreamento usado na cor escolhida para o "chão"; não é a cor do terreno em si (esta será apresentada mais adiante).

l = "10_int" e L = "10_ext": representam as cores das ruas auxiliares (a maioria das ruas que aparecem na tela de mapa).

Note que aparecem os sufixos _int e _ext, que nada mais são do que a cor interior da faixa e a cor da borda (contorno), respectivamente.

built_up = e built_up_border =: o primeiro é a cor do chão/solo (o terreno, a parte mais visível na tela de mapa) e o segundo representa os contornos, as bordas. É justamente aqui (no primeiro) que se ajusta a cor do terreno.

sweet_water = e salt_water =: como uma simples tradução já informa, trata-se das cores para as águas doce e salgada (rios e mar), respectivamente.

city_park =, state_forest=, National_Park= e city_forest=: não se trata de estacionamento, mas sim de praças/parques, matas e florestas.

oneway_arrow=: é a cor referente às setinhas que aparecem sobre as ruas, indicando o sentido do tráfego.

planned_road= e planned_road_ext=: são as cores para uma rota traçada; o caminho a ser seguindo até o destino. A primeira é a cor da rua (em rota traçada) e a segunda é a cor da borda.

Este é o conjunto (mínimo) de linhas que mais destacam na tela do mapa, que, quando alteradas, implicam em mudanças expressivas no visual.


Encerro este post comentando sobre a questão do gama/brilho da tela dos dispositivos, algo intimamente relacionado com as schemes.

Quando uma pessoa prepara ou modifica uma scheme, ela sempre o faz tomando como base um aparelho que tem em mãos. As cores dependem de duas coisas: gosto (ou falta dele) de quem fez a scheme; existência de mais, ou menos, gama/brilho na tela do dispositivo usado para testes.

Os aparelhos que têm muito gama apresentam uma imagem meio "lavada", com cores pobres, tendendo ao tom pastel. Já aparelhos com menos gama têm cores mais intensas e vibrantes. A diferença no visual de uma mesma scheme usada em aparelhos com taxas de gama distintas pode ser brutal.

Quando preparo uma scheme, uso um Aquarius 7" e um Apontador T502 (ambos com boa qualidade gráfica). Se usar a mesma scheme em um Foston 717 a imagem fica lavada (este aparelho tem muito gamma); os ajustes gráficos deste aparelho é tão ruim, tão pobre, que a cor preta (rgb 0, 0, 0) aparece como um cinza escuro. E quando uso a mesma scheme em uma CM que tenho, as cores ficam muito escuras.

Solução que encontrei: preparar duas schemes, uma padrão (que chamo de "escura") para o Aquarius 7" e o Apontador T502 e outra para a CM (que chamo de "clara"). Quanto ao Foston, não dou bola, não tem muito o que fazer, uso a mesma scheme para o Aquarius e o Apontador. Claro, que tiver apenas o Foston 717 (ótimo hardware), que modifique as schemes para escurecê-las ao máximo, realizando testes até encontrar um bom termo.

Divirtam-se!


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 21 Set 2013 08:56 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: claudimes, danielmotora, pasquato

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 21 Set 2013 19:14 #203585

Amigo Xamanian, boa noite

Obrigado por disponibilizar estas informações pois tenho interesse em alterar algumas cores nas schemes. Apenas, quanto ao programinha, vou tentar achar um equivalente para linux(é o que utilizo).

Grande abraço.
  • pasquato
  • Iniciante
  • pasquato's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 45
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 16/08/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 21 Set 2013 19:16 por pasquato.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: claudimes, Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 21 Set 2013 19:27 #203586

Pasquato, se não encontrar um programinha como este para Linux, tente instalar um emulador de Windows em seu SO, dará certo. Claro, você como usuário Linux deve conhecer o Wine; basta instalar e pronto. ;)

Aliás, pego carona em seu post para agradecer aquele que indicou o programinha (em outro fórum): o amigo Varelo -- a ele, o meu muito obrigado! ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 21 Set 2013 19:33 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 19:03 #203630

Olá Xamanian

Hoje estive acompanhando o por do sol e o início da noite com a bela scheme AD&XA dia/noite e respectiva gfx. Gostaria que desse uma analisada, pois, está parecendo que o sol está nascendo à tarde, quando deveria estar se pondo. Segue abaixo algumas imagens e respectivos horários. A última imagem já aparece uma grande lua "cheia".
Clique aqui! [ Click to expand ]


Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
Última Edição: 22 Set 2013 19:05 por pmtsc. Razão: correção
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 19:30 #203632

pmtsc,

obrigado pelo reporte, mas o problema não está nas schemes, estas, apenas, apontam os arquivos que serão usados e a ordem de exibição. Quem "chama" os arquivos são as skins.

De duas, uma: ou você está usando uma skin com problema; ou você configurou o fuso horário para manual (e não automático).

Outra coisa, você postou as figuras, mas é fácil notar que o ângulo de visão não é o mesmo em todas elas, passando a ideia de subida do sol e não de descida -- os seus parâmetros de captura de tela foram muito ruins. Outro problema em suas figuras: você clicou na tela, escondendo o horário correto em que as telas foram capturadas.

Desculpe-me pela franqueza, mas é muito fácil ver que você tentou esconder os horários reais, bem como os ângulos exatos (deveria ser o mesmo, único) para cada sol exibido. Isto não me pareceu de bom tom. Eu e várias pessoas fizemos incontáveis testes com estas schemes e não apresentou problema algum quanto ao relatado por si; pense bem. ;)


Xamanian


PS: solicito à moderação que não edite este post, não é a primeira vez que vejo este tipo de comportamento onde determinado(s) usuário(s) fica(m) testando os conhecimentos e capacidades de outros. Neste caso, a moderação deveria agir com mais rigor, visto ser muito desagradável gastar-se horas, dias, semanas para levar algo gratuitamente às pessoas e receber tratamento sarcásticos disfarçados de contribuição/sugestão. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 20:26 #203638

Olá Xamanian

Em hipótese alguma tive a intenção de esconder os horários reais, bem como, não tive intenção ofendê-lo. De qualquer maneira queira por gentileza aceitar minhas desculpas se eu o ofendi. As imagens saíram sem horários porque eu entrei nesta tela para visualizar o céu. Atualmente estou utilizando a skin dimka 1.7.1 disponibilizada pelo colega rafael2san e fuso horário está em automático. Se você me permitir posso incluir as imagens iniciais com a scheme Odytsak 3.1 (estas estão com ângulos mais idênticos), porém também foram feitas sem a exposição do horário na tela.
Vou tentar configurar o aparelho para exibir o céu de uma maneira mais constante e dessa forma exibir as imagens com os horários.
Gostaria imensamente de contar com a sua compreensão para o assunto e mais uma vez apresento as minhas escusas se eu não soube me expressar para o esclarecimento desta dúvida.,

Um grande abraço

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 20:45 #203641

pmtsc,

peço que me dê alguns minutos para lhe responder; vou apenas editar este post aqui, para não ficar consumindo dados desnecessariamente. É só acompanhar o tópico. ;)

Edit: pmtsc, sempre desculpo as pessoas, sempre! Mas é preciso que elas desculpem a si mesmas; o verdadeiro perdão. Assim sendo, está desculpado. ;)

Agora vamos aos fatos...

Não é de bom tom ficar usando de certos expedientes para passar a ideia que "notou uma falha" quando nem sempre há. Você já fez isso com o Adinis, com o Rafael2San, com o Fidélis, com o Luiz Carlos (Rio) e outros; agora "sobrou" pra mim. Só não ver quem não quer. Isto, o que você faz, não é reporte de falhas/erros, é jogo baixo para testar as pessoas, para expô-las ao ridículo, testando-as como se nada soubessem.

Sim, existem inúmeras pessoas que se empolgam e saem por aí fazendo os seus pacotes; sem falar daquelas que copiam tudo, modificam o loading e o exiting e sai por aí colocando as coisas em vários fóruns como se fosse algo revolucionário, como se elas tivessem feito tudo do zero. Não citarei nomes/nicks, é totalmente desnecessário (nada a ver com você, que fique claro).

Até abril/maio deste ano o que mais se via em nosso país, eram pessoas entrando em fóruns internacionais, baixando skins, schemes e inserindo nos pacotes básicos disponibilizados pelo Titisoim, agregando um loading e exiting diferentes, além dos conteúdos (mapas, dem, building, poi's, etc.). Não havia o novo, havia o velho! Quase sempre com sys.txt feitos (não gosto, mas respeito) pelo CBRK, Galonet e Sherlock, com ou sem erros desnecessários (não há crítica de minha parte aqui, apenas uma constatação, coisa de uma época, mas que vem permanecendo, não por eles, mas pelos copiadores de plantão).

A partir desta época (citada acima) houve uma profunda modificação nos arquivos; isto aconteceu a partir dos trabalhos do Adinis, Rafael2San, Sherlock e o retorno do CBRK (inclua, ou não, o Xamanian aí, se quiser, pois ele não quer mesmo). Mais do que ter pacotes "funcionando" teve-se a oportunidade ímpar de ver modificações (expressivas) adequadas às nossas realidades regionais, sem falar de um grande apelo visual (mais do que trocar schemes e skins, fez-se algo expressivo e funcional).

Talvez, caro pmtsc, você se esqueça que por trás destes nicks existem pessoas, pessoas estas desconhecidas pela maioria, por nós, mas que, talvez e apenas talvez, sejam muito mais (em tudo) do que se apresentam aqui. Não querendo efetivamente aparecer, querendo máximo contribuir, visto que nada recebem, às vezes, nem elogios e agradecimentos.

Você não é um conhecedor do universo gps; pela minha posição, afirmo isso sem medo de errar, mas não entenda isso como ofensa ou tentativa de inibi-lo, muito menos de expô-lo ao ridículo; falo como alguém que tem algum conhecimento de causa. Esta sua forma "educada" de dirigir-se às pessoas como se estivesse apresentando um erro ou falha é típica, é conhecida nos fóruns da vida; a isso dá-se o nome de "trolagem".

Claramente você colocou figuras intencionalmente distorcidas, fora da angulação correta em um teste, claramente sem a hora marcada na tela do gps. Não houve de sua parte uma tentativa de apontar falhas, houve falhas intencionais de sua parte para trolar mais um pouco, hábito comum, pelo que pude constatar aqui no Point, mas sempre disfarçada com elegância, mas permeada de soberba.

Isto me entristece, mas ainda ao ter que escrever este longo post-desabafo. Mas tenho o péssimo (ou ótimo) hábito de reconhecer uma pessoa por suas escritas e/ou falas...


Abraços,

Xamanian



PS: cinco, quatro, três, dois, um... ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 22 Set 2013 21:40 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 22:43 #203650

caro amigo xamaniam.
primeiramente quero deixar claro que sou seu amigo e seu fã de verdade
e sou extremamente ignorante em navegaçao (criar).
vamos aos fatos: usando o seu pacote (pra mim nao é pacotinho)
inseri a pasta gfx recem postada e as schemes no respectivo lugar
e usando a skin modificada pelo amigo adinis do qual tambem admiro.
nao aparece o danado do sol pra mim meu amigo. me da umas dicas
de possiveis soluçoes. eu quero ver o sol nascer rsss...
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 (WinCE e Android) 22 Set 2013 22:49 #203654

ps; o pacote que citei acima é o EP mas tambem
no 800x480 acontece o mesmo.
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 e 480x272 (WinCE e Android) 26 Set 2013 20:33 #204056

Amigo Xamanian, hoje estava passando por um fórum internacional quando deparei-me com uma scheme muito bonita.

Rapidamente percebi os seus ajustes no color.ini (e a scheme em questão não era a sua!). Muito legal, seu trabalho reconhecido lá fora.

Gostei muito do ajuste do tamanho das fontes, detalhe desapercebido até então. Bela sacada! Assim como os telepules. Só notei como os atuais estavam desproporcionais ao ver os teus. Parabéns mesmo!

Percebi ajustes nos arquivos .spr!

Quanto ao arquivo dayheightcolormap.bmp, percebi que ele não está sozinho na "qualidade" dos morros. Acho que tem mais algum parâmetro que influencia diretamente na sua beleza. Nos testes que fiz, consegui alterações significativas no visual. Mas como alterei várias linhas ao mesmo tempo, cometi o erro primário de não perceber qual é responsável pelo efeito que busquei.

Ilustrando o que estou dizendo, veja essas duas fotos com o mesmo arquivo dayheightcolormap.bmp:

Antes:


Depois:


Um pouco mais "realístico", não? ;)
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1496
  • Agradecimentos: 3690
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 26 Set 2013 20:38 por rafael2san.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Schemes para Primo 800x480 e 480x272 (WinCE e Android) 26 Set 2013 21:50 #204063

grande rafael.
muito bonita a imagem.
to com problema do danado do sol que nao apareçe.
pedi uma ajuda para o grande xamanian.
usei hoje por mais de doze horas e só a lua aparece.
  • danielmotora
  • Usuário Platinum
  • danielmotora's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 159
  • Registro em: 09/02/2012
    Ult. Visita: 21/10/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Schemes para Primo 800x480 e 480x272 (WinCE e Android) 27 Set 2013 14:05 #204112

rafael2san,

Perguntinha de leigo: são versões diferentes do PRIMO, certo?

Versões diferentes, não trabalham de forma diferente com as imagens?

[]s Rollemberg
  • rollemberg
  • Usuário Prata
  • rollemberg's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 138
  • Agradecimentos: 38
  • Registro em: 17/12/2010
    Ult. Visita: 29/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Time to create page: 0.484 seconds