Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

  • Página:
  • 1

TÓPICO: Opções de Scheme - Configurações

Opções de Scheme - Configurações 25 Ago 2013 00:02 #200912

Se usado com um data.zip anterior, ou seja, trocando so o navegador achei ele muito bom e rapido,
alem de 'pegar' sinal muito bem.

Li em algum lugar o Xamanian dizendo que o sol nao aparece na tela e so 'ilumina', mas...



Isso e so uma questao de ter e configurar correto os arquivos.
Hora: 17:17 e abaixa mais, ate sumir no horizonte.

Abraços.
  • Autil
  • Iniciante
  • Autil's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 25
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 04/08/2013
    Ult. Visita: 07/10/2013
Última Edição: 25 Ago 2013 00:28 por Autil.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 25 Ago 2013 09:57 #200923

Autil,

Nos arquivos originais da NQ, no arquivo .spr, para o sol a configuração é

DefFlags = TRANS_COLOR | GRAB_CENTER

Se no segundo membro da linha for inserido o valor 0 (zero), então o bmp é tratado como "figura normal" (é exibida do jeito que está). Se estiver como a linha acima, então aparece como transparente, só iluminando.

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
Última Edição: 25 Ago 2013 23:18 por Fábio M.. Razão: Post editado pela Moderação
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 00:07 #200971

Autil escreveu:
Se usado com um data.zip anterior, ou seja, trocando so o navegador achei ele muito bom e rapido,
alem de 'pegar' sinal muito bem.

Li em algum lugar o Xamanian dizendo que o sol nao aparece na tela e so 'ilumina', mas...



Isso e so uma questao de ter e configurar correto os arquivos.
Hora: 17:17 e abaixa mais, ate sumir no horizonte.

Abraços.

Apenas um pequeno comentário: de modo geral cada executável deveria estar "casado" com um DATA.ZIP específico. Por que? Simples: as funcionalidades que o executável venha a incorporar em uma nova versão somente estarão disponíveis ao usuário se houver, na interface de navegação, algum modo de usar essa inovação. Quem faz o meio de campo entre o executável e o usuário é justamente o DATA.ZIP (que nada mais é que a skin padrão). Ao usar uma versão de skin (como a dimka, por exemplo, que não tenha sido adaptada para usar as novas funcionalidades de um executável, a mesma coisa irá ocorrer.

Sobre o sol, pelo que eu saiba, é possível de determinar qual figura será usada dentro do scheme escolhido. Por exemplo, dentro da scheme odytsak-Day v3.1, no arquivo color.ini, encontra-se essas linhas:

[other]
texture="gfx/day/texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/sky0.bmp"
background_picture_1="gfx/sky2.bmp"
background_picture_2="gfx/sky3.bmp"
background_picture_3="gfx/sky4.bmp"
background_picture_4="gfx/sky5.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"

Aqui define-se quais as figuras que serão usadas como sol (ou lua, no caso de usar a pasta night) de acordo com o horário de uso do navegador. Tb se define a tela de fundo de acordo com a mesma lógica.

Eu não sei dizer qual o horário que causa a troca das figuras. Mas ela varia em função do mês do ano, seguindo os horários de nascer e pôr do sol (dias mais longos no verão e mais curtos no inverno)
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 02:15 #200973

Caro plot_aqa

E exatamente ai o 'pulo do gato', eu sabia que voce tambem sabia.
Nao se trata de horario de troca propriamente, mas sim de angulos de inclinaçao solar/lunar.

Enfim, ai está o Sol capturado as 17 e pouco na direçao Oeste como deve ser seu poente, vide a bussola na foto.

No caso do data.zip voce tem razao sim. Mas ocorre que neste caso o data sobrepoe o menu auxiliar ao mudar para mapa em 234
na DimKa, vindo de cockpit e por isso o eu usar o anterior que nao mudou muito pois e da mesma serie 2.01 e funciona bem com este
.exe em conjunto com a skin referida. Simples ganho de tempo para testar o Navegador, mas o indicado e usar o data.zip correspondente.


Abraços amigo plot.
  • Autil
  • Iniciante
  • Autil's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 25
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 04/08/2013
    Ult. Visita: 07/10/2013
Última Edição: 26 Ago 2013 09:51 por Fábio M.. Razão: Post editado pela Moderação
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 10:03 #200984

Plot,

obrigado pela tentativa em esclarecer os fatos. Esta parte eu já sabia e a complemento mais abaixo. O assunto era outra, mas esclareço a seguir.

Autil,

No color.ini, presente em todas as shemes, deve haver um parágrafo que é responsável pela(s) imagem(ns) do céu e do sol/lua; este é o [other]. Entre outras linhas, este parágrafo deve conter as seguintes, caso queira-se a correta exibição das figuras:

[other]
background_picture_0="gfx/day/sky0.bmp" ; - usado quando o sol está acima de 20 graus
background_picture_1="gfx/day/sky1.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 20 graus
background_picture_2="gfx/day/sky2.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 10 graus
background_picture_3="gfx/day/sky3.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 7 graus
background_picture_4="gfx/day/sky4.bmp" ; - usado quando o sol está abaixo de 4 graus
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo acima de 20 com o horizonte
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 20 com o horizonte
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 10 com o horizonte
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 7 com o horizonte
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; - exibe a figura do sol em um ângulo de 4 com o horizonte


As linhas acima permitem a composição do entardecer, ao trocar as figuras (bmp's) do céu e do sol. À medida em que o sol real vai se pondo no horizonte, as figuras de céu começam a ser trocadas. Da mesma forma, a figura do sol vai ficando cada vez mais próxima da linha do horizonte, dando a sensação de que o sol está se pondo no horizonte.

OBS.: o navegador usa o horizonte real como se na tela de mapa (que é virtual) assim também fosse. Isto significa que em regiões muito montanhosas a figura do sol pode não aparecer, por estar encoberto pelas montanhas. Isto se deve ao fato do ângulo ser muito baixo (conforme linhas acima).

Eu não digo apenas que as figuras dependem apenas da inclinação do sol/lua, apresento os corretos valores para cada item. Vou além, apresento cinco possibilidades (de 0 a 4), que é o máximo aceito pelo Primo. Existem schemes que fornecem mais linhas, mas dá errado, a menos que alguns arquivos do data.zip ou de alguma skin tenham sido modificados, como eu mesmo já fiz.

Cabe observar que as inclinações fornecidas acima independem do horário relativo ("relógio"), mas da época do ano. Por exemplo, a última figura exibida por ocorrer até as 17:45 em determinada época, mas por ser exibida às 18:15 em outras, depende fortemente da posição do sol/lua. Isto pode ser verificado no "Nascer e pôr do sol" no menu "Mais..."

O que você não quer aceitar é o fato da "iluminação" durante boa parte do tempo. Lamentável... Note que nas linhas com final 0 (zero, em duas linhas) está escrito "acima de 20 graus". Nesta configuração o sol (figura) é usada para "iluminar" (artificialmente) o terreno, mais especificamente as montanhas (se existentes no local) que ficam na linha do horizonte. Mas isso só ocorre nas schemes ditas "realistas", nas comuns isto não ocorre.

Este fenômeno de iluminação depende da posição real do sol. Vou dar um exemplo prático. Imagine o cenário da presença do sol real ocupando exatamente a posição central do céu (isto não ocorre em todas as épocas do ano, em virtude da eclíptica, que tem uma inclinação aproximada de 23 graus). Se a scheme tenta ser a mais realística possível, não teria ela uma maneira de exibir uma figurinha do sol sobre o céu que aparece acima da linha do horizonte!!! O que a scheme faz? Simplesmente não mostra o bmp do sol, mas usa as suas cores para iluminar o terreno como se houvesse uma luz solar natural ali atuando de cima pra baixo. Isto é facilmente observável em regiões com muitas montanhas, onde surge um contraste "natural" entre luz e sombras produzidas por uma montanha, por exemplo. No caso de um país como o Brasil, gostaria de ver alguém exibir a figura (bmp) do sol ao meio-dia em um pacote baseado em Primo, desde que não se configure o horário manualmente. Mas eu posso apresentar várias telas capturadas com aquilo que acabei de falar.

Quando o sol entra na faixa do céu exibido na tela do mapa do navegador, à iluminação é acrescida a figura (bmp) do sol. Mas skins "realistas" um passo a mais é dado. É possível exibir mais 4 combinações de céu/sol que são alterados automaticamente em função da inclinação solar real (ângulos informados acima), passando a ideia/sensação de um pôr do sol real. Para isso é importante que as figuras (bmp's) do céu e do sol sigam uma ordem natural em suas cores, com escurecimento do céu e perda de brilho do sol.

Quando termina o "tempo" de exibição do último par de figuras céu/sol, a skin é trocada para o modo noturno. Neste momento, supondo que tudo esteja configurado corretamente e que a scheme usada no modo noturno seja igual àquela do modo diurno (ou que, pelo menos, faça a mesma coisa), a primeira figura exibida será um céu ainda mais claro do que aquela de céu "muito escuro", para dar a ideia do escurecimento do céu. Passado algum tempo (na verdade, a correspondente inclinação da lua, aparente ou não na época, visto que a lua está sempre lá, mesmo que não visível em virtude de suas fases), a figura é trocada por uma que representa o céu escuro e figuras da lua começam a surgir em função do mesmo tipo de inclinação mencionado, mas em ordem inversa. Note que a primeira figura usada pela skin noturna, aquela mais clara, não é acompanhada do bmp do sol e nem da lua (em tese o sol já se pôs e a lua não nasceu).

No momento do amanhecer o processo ocorre da mesmíssima forma, de forma "realista", porém em ordem inversa. A skin noturna começa a exibir céu mais claro até que é trocada automaticamente pela skin diurna com o céu mais escuro e que gradativamente vai sendo trocado até ficar com o céu mais claro. Neste momento (amanhecer) a figura (bmp) do sol vai subindo no horizonte até agir 20 graus. A partir desta inclinação, em ângulos mais elevados, não é possível exibir a figura do sol, ou haveria um incongruência com a expressão "realista" e somente uma iluminação artificial (sugerindo a real) é exibida até o entardecer, quando todo o ciclo se repete.

Para encerrar, gostaria de esclarecer que isto só acontece quando as schemes estão corretamente configuradas (o que tem de erro por aí dá dó) e principalmente a pasta gfx e suas subpastas. Os arquivos chamados pela scheme deve estar contidos nos devidos lugares na pasta gfx.

Não importa se a pasta gfx está dentro do data.zip ou se está na raiz do pacote, não faz diferença. Mas cabe esclarecer que nenhuma pasta gfx existente originalmente (sem modificações) no data.zip estão capacitadas a exibir corretamente o fenômeno "realístico" do entardecer e amanhecer, simplesmente por não ter os arquivos necessários. De outra maneira, não adianta ter uma scheme realista com um data.zip contendo a pasta gfx original da NQ, os recursos visuais ficaram muito limitados. É preciso, neste caso, complementar a pasta gfx com os arquivos faltantes.

E por fim, mas nem por isso menos importante, esclareço que o nome "scheme realista" se deve ao fato da exibição correta do amanhecer/entardecer e não apenas por suas cores, como muitos pensam. As cores seguem um procedimento padrão que é exigido por todas as schemes, podendo ter variações (cores) obviamente. Já o "fenômeno" da iluminação artificial (do sol, por exemplo) e do entardecer/amanhecer são os recursos que permitem que estas schemes sejam nomeadas de "realistas" (por tentar exibir corretamente os fenômenos temporais dos ciclos solar e lunar).


Espero ter conseguido ajudar e esclarecer as coisas. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
Última Edição: 26 Ago 2013 10:12 por Fábio M.. Razão: Post editado pela Moderação
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 11:31 #200989

Senhores moderadores/administradores,

por falta de um lugar específico para tratar do assunto aqui introduzido (schemes), continuarei com os comentários. Se porventura preferirem levar o debate para um novo tópico ou para outro já existente, bem como apagar os meus posts (coisa que não me ofende), sintam-se à vontade. ;)

No post anterior eu disse que seria possível exibir o efeito de iluminação artificial produzido pela luz solar; disse também que isto seria visível em telas capturadas. Bem, não ficou da forma que eu gostaria, visto que as imagens capturadas não exibem nitidamente o que eu gostaria, mas ainda é possível. O melhor resultado ocorre olhando-se para a própria tela do aparelho, em virtude da diferença existente entre o brilho/gamma/saturação/etc. do aparelho e da tela do computador. Mas vamos adiante!...

O experimento: simulei uma rota em uma região montanhosa, colocando o carrinho/cursor sobre uma região mais alta, para que o horizonte fosse melhor visualizado, bem como algumas montanhas. As telas capturadas exibem tal local. O carrinho/cursor foi mantido durante todas as capturas no mesmo lugar, apenas usou-se do recurso de rotacionar a tela para mostrar o entorno.

Neste experimento foram usados uma skin, scheme e arquivos da pasta gfx que sabidamente funcionam corretamente. Este conjunto exibe corretamente a troca de céu e sol no entardecer e no amanhecer, quando é possível ver o sol sobre o céu corretamente.

Na região escolhida, o sol não aparece em nenhum momento sobre o céu. Notem o horário (por volta das 10:50). Isto pode ser comprovado por qualquer pessoa com um simples teste: procure uma região plana, ou montanhosa, mas posicionando-se o carrinho em uma região mais alta (cume de uma montanha). Em seguida, clique sobre a tela do mapa e use as setinhas para rotacionar a tela. A cada clique sobre as setinhas, observe o céu e procure pelo sol. Em determinados horários o sol não aparecerá, mesmo quando se dá um giro de 360 graus na tela. Na parte da tarde (ou muito de manhã) é possível ver uma figura do sol sobre o céu (desde que se tenha tudo configurado corretamente, que é o caso do conjunto usado aqui neste experimento).

Vamos às figuras e breves comentários:



Nos pontos 1 e 2 vê-se uma região muita clara (muito brilho), o mesmo não acontecendo no ponto 3. A claridade é o efeito da iluminação.



Os pontos 1 e 2 exibem o efeito de iluminação, já o ponto 3 tem um sombreamento devido a ausência da "luz solar". Note que a região iluminada parece circular. Sim, é o uso do corresponde arquivo bmp do sol para este período. Se os arquivos de sol forem diferentes, o efeito de iluminação terá as cores de cada um dos arquivos.



Note, novamente, a iluminação "circular" nos pontos 1 e 2. Note o sombreamento no ponto 3, que é devido a ausência da luz solar nesta região.



Aqui é possível notar a diferença de brilho (iluminação) nos pontos 1 e 2. Nas configurações de cores da scheme, tudo é tratado como uma única cor (linhas built_up= e built_up_border=). Já o sombreamento é consequência da composição das cores das duas linhas citadas com a linha 0="ground",...



Como dito acima, a cor é prefixada na scheme, mas é possível notar um degradê na cor observando os pontos 1, 2 e 3 acima. Este degradê é consequência do efeito de iluminação (colocar mais "luz" -- leia-se brilho -- em determinadas regiões do mapa). Observe o ponto 4, onde não há luz direta do sol e onde a cor é totalmente diferente (o verde representar uma região com matas e/ou florestas nesta scheme usada).

Para encerrar: o Primo permite o uso de schemes realistas, com a possibilidade, também, de efeito de iluminação (brilho em certos lugares na tela do mapa). Este efeito de iluminação não depende apenas do ajuste de brilho, depende fortemente de cores. Sim, dependendo do horário e da época do ano, o sol pode apresentar cores diferentes, mais esbranquiçado, mais amarelado e até avermelhado. Isto causa um impacto visual na iluminação artificial, como se fosse no mundo real. Um exemplo: se em determinado horário o sol estiver avermelhado e se houver na pasta gfx um sol assim preparado, o terreno será iluminado com um brilho avermelhado em certas regiões.

Estou trabalho incansavelmente nas schemes e na pasta gfx desde abril último. Tudo o que falei é fruto de pesquisas e de incansáveis testes práticos e de observações intensas sobre os efeitos possíveis com as schemes realísticas. Não sou uma pessoa que aprende algo em um lugar, sai por aí dizendo que sabe e não dá os devidos créditos. Dou os créditos devidos e nunca reivindico os meus (faço questão!). Agora procurem por aí na internet o detalhamento que estou trazendo a este fórum para ver se existe. Não encontrarão! Só não apresentei antes porque queria apresentar algo completo (schemes e pasta gfx) para todos, mas com os comentários que já fiz. Aliás, já anunciei neste fórum que faria tal coisa, se não me engano, no tópico do lang e voice que abri. ;)


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 19:04 #201041

Olá Xamanian

Achei bastante interessante os esclarecimentos à respeito do assunto scheme e gfx. Baseando no seu post consegui acertar, pelo menos, a parte da mudança das imagens durante o dia. Agora na parte noturna estou meio perdido, pois não encontro a sequencia de imagens.
O color.ini está assim

[other]
texture="gfx/night/texture.spr"
sun="gfx/night/sun.spr"
sky="gfx/night/sky.spr"
heightcolormap="nightheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/sky5.bmp"
background_picture_1="gfx/sky_night.bmp"
background_picture_2="gfx/sky_night.bmp"
background_picture_3="gfx/sky_day3.bmp"
background_picture_4="gfx/sky_night.bmp"
sun_picture_0="gfx/night/sun_1.bmp"
sun_picture_1="gfx/night/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/night/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/night/sun_2.bmp"

Não encontro as imagens correspondentes na pasta gfx. Na parte "dia" é mais fácil, pois me parece que sequencia as imagens vão escurecendo e as figuras do sol também tem uma sequencia. Agora no "noturno" me parece que as imagens estão "bagunçadas", inclusive tem imagem de prédios (cidade) e raios.
Você poderia me informar quais são as imagens que compõem o background e sond_picture da pasta night?


Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 19:22 #201045

PMTSC,

obrigado por ter gostado dos últimos posts. ;)

Como você mesmo notou, há uma "bagunça" nas pastas gfx existentes por aí. Mas não só nela, também há nas schemes. A maioria das schemes existentes por aí são "importadas", salvo algumas do Capulleto, mas que me parecem já "antigas", precisariam de novos ajustes, porém são muito interessante e belas.

O problema está nos arquivos chamados e nas respectivas pastas. Veja a confusão da scheme que você está usando:

background_picture_0="gfx/sky5.bmp"
background_picture_1="gfx/sky_night.bmp"
background_picture_2="gfx/sky_night.bmp"
background_picture_3="gfx/sky_day3.bmp"
background_picture_4="gfx/sky_night.bmp"

Todos os arquivos estão na raiz da pasta gfx, mas deveriam, para facilitar, estar na pasta gfx/night. Veja, também, que a sua scheme noturna usa dois arquivos de céu diurno (olhando só o nome). Existem casos mais delicados ainda, quando uma scheme "importada" não segue o padrão e usa nomes diferentes para os arquivos bmp's; se você não os tiver, nada será exibido como o prometido.

Se você me permitir -- e caso queira --, poderei colocar um link aqui com os arquivos de céu noturno que estou usando no momento, mas apenas para testes (não é definitivo). Os bmp's das luas estão sendo refeitos por mim e um grande amigo e lhe peço mais um tempo. Observo que estou fazendo testes em aparelho com resolução de 800x480, de maneiras que fiz uma escolha do tamanho dos arquivos de céu (2000x500 pixel).

Explico: a largura do bmp (no caso, 2000) deve ser ampla, para que o mesmo céu não fique repetindo o tempo todo. Sim, o mesmo arquivo é repetido quando ele se encontra em seus extremos. Se a largura for muito curta, então o céu fica repetindo, mas o pior não é isso, a lua ou sol fica aparecendo o tempo inteiro, como se houvessem várias deles(as). hehehe

Já a altura (no exemplo, 500) está relacionada com o "quanto de céu" você quer ver na tela. Se o arquivo for muito estreito (pouca altura), então o bmp do céu é complementado por um bloco de cor sólida (em geral, azul claro para o modo dia e preto para o modo noite). Mas o valor não deve ser muito "alto", dificulta a visualização correta da lua/sol. Em meus testes em 800x480 estes valores têm funcionado muito bem. Mas é preciso testar em outras resoluções.

Veja e me diga depois. ;)


Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:00 #201051

Olá Xamanian
Se você me permitir -- e caso queira --, poderei colocar um link aqui com os arquivos de céu noturno

Agradeço antecipadamente se você puder disponibilizar esses arquivos.

Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:21 #201054

PMTSC,

só um tempinho para eu terminar o que estou fazendo, logo depois coloco os arquivo e link. ;)


Abraços e obrigado mais uma vez.

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:22 #201055

Xamanian Sky Walker

Fã de auroras boreais a gente é, amigo Jedi

May the power be with you

:hihihi

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian, Ramon Faccio

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:23 #201056

kkkkkkkkkkkkkk

Esse Sherlock... hehehehe

Amigo, podemos montar uma gfx com estas opções também, não é difícil de fazer. Quer?


Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:27 #201058

Quero sim !

Precisa de uma imagem de 2000x500 pixels, certo ?

:huh:

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:32 #201061

Não precisa ser nesta resolução, consigo dar um jeito aqui. ;)

O interessante seria a escolha de 5 figuras deste tipo, mas com escala diferente de escurecimento, para dar o efeito de transição.

Veja se consegue, caso contrário, tento aqui.


Grande abraço,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:51 #201063

Xamanian

Usei imagens de uma fera chamado Tom Mills
http://tommills.co.uk/

A imagem 5 é a original
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

As "anteriores" eu reduzi o contraste em 5% cada e as "seguintes" aumentei na mesma proporção de 5%

Ficou uma hosta, mas foi o que deu ... rs

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 20:59 #201064

Xamanian

Agora sim, falamos a mesma lingua! E o meu post deflagrou um novo Topico..rs..
No link anexo umas contribuiçoes de Sol e Luas.
Veja se te serve para algo, e a quem mais queira claro, uso estas imagens bmp assim aqui.



SK

Use um programa de ediçao de imagens e clareie/escureça o seu Ceu na proporçao que achar conveniente
de amanhecer a entardecer quase noite.


Abraços.
Anexos:
  • Autil
  • Iniciante
  • Autil's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 25
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 04/08/2013
    Ult. Visita: 07/10/2013
Última Edição: 26 Ago 2013 21:31 por Autil.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: d780, BOCANNERA, Xamanian

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 21:59 #201071

Sherlock,

obrigado mais uma vez. Vou trabalhar em cima disso; será bom/ótimo para todos. ;)

Autil,

não houve mal entendido de minha parte, mas precisava saber como abordar o assunto com você (não por duvidar de suas capacidades, que fique claro). O lance é que não gosto de falar sobre teorias antes de apresentar algo na prática, me sinto incomodado. Como não tinha algo prático para oferecer (em definitivo, pois já tenho), preferi ouvir mais do que falar. Não se ofenda com o meu jeito, sou assim, mas jamais egoísta naquilo que aprendo; compartilho tudo, numa boa. ;)

Desculpe-me pelos excessos e palavras agressivas, caso tenha ocorrido. ;)

E sim, aproveitarei todos os arquivos que aqui (em seu tópico!) forem surgindo. Precisamos, entendo, partir para outro nível/patamar: oferecer melhores recursos visuais a todos. Pacote é pacote, mas pacote com qualidade e com todos os recursos previstos funcionando bem é o que desejo. Não é preciso habilitar TMC, bluetooth, 3G e reconhecimento de voz nos pacotes, isto é legal, mas a maioria dos dispositivos portáteis de gps não possuem estes recursos; que estes cedam espaços para melhorias visuais (e todos perceberão...).

Autil, nada é bom quando é só pra gente, é preciso compartilhar. O conhecimento que adquirimos deve ficar entre todos; já as "moedas" que levamos desta para outra vida são aquelas obtidas pelo compartilhamento do que aprendemos e fazemos (dizem uns, "caridade" -- termo meio pejorativo, por passar a ideia de o outro ser "menor", mas...), as demais moedas nada valem. Juntemos as boas! ;)


Grande abraço aos amigos,

Xamanian

Edit 1: Autil, em breve vou usar o seu tópico, se me permite, para divulgar a pasta gfx e algumas schemes que estou modificando. Não pretendo abrir outro tópico; se houver restrição quanto a isto, me avise. ;)

Edit 2: PMTSC, não esqueci dos arquivos, só continuo bem ocupado, mas farei isso rapidamente; pode me cobrar se demorar mais do que o esperado por você. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
Última Edição: 26 Ago 2013 22:04 por Xamanian.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, BOCANNERA

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 23:12 #201079

Olá Pessoal

Na existência de uma pasta scheme no data.zip e outra na skin, a prioridade é do data? A pasta scheme da skin pode ser excluída?

Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 26 Ago 2013 23:23 #201082

A prioridade é da skin e "recobre" o data.

Apenas um detalhe: uma pasta é composta de "n" arquivos e a pasta final será o somatório da pasta do data e da skin.

Por exemplo:

No data e na skin temos a pasta P1. Dentro da P1 do data temos os arquivos A, B e C e na skin A e B. O resultado final para o iGO será a pasta P1 com o A e B da skin e o C do data.

Espero ter sido claro!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 26 Ago 2013 23:32 por adinis.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: pmtsc

Opções de Scheme - Configurações 27 Ago 2013 08:12 #201091

Olá adinis


A prioridade é da skin e "recobre" o data.

Ok! Obrigado.

Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 27 Ago 2013 08:56 #201096

bom dia , parabens muito bom e interessante esse assunto .

xamanian e adinis saudades de voces.

o topico se torna interessante quanto se tem bons argumentos , e aqui e demais de bom so.

valew brow .
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 27 Ago 2013 19:31 #201195

PMTSC,

demorou, mas consegui um tempinho para subir os arquivos. Segue o link:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Observe que não se trata de uma pasta gfx completa, ainda falta muita coisa, mas em breve terei condições de colocar uma proposta de pasta gfx, bem como algumas schemes modificadas para o pleno funcionamento.

Use estes arquivos para testes, não se esquecendo de configurar os caminhos (pastas e nome dos arquivos) corretamente no color.ini da scheme.

Os arquivos de sol são bem razoável, possuem transparências corretas; já os arquivos de lua servem apenas para testes mesmo, pois eu (e principalmente) o Adinis estamos fazendo tudo do zero. Os arquivos de céu servem para você ter uma ideia da ordem em que aparecem, pela maior ou menor claridade, também não serão definitivos.

Teste e nos dê um retorno depois. Havendo problemas, reporte da mesma maneira.


Olavo,

apenas troca do lar, jamais da família. Esteja sempre por aqui para matarmos as saudades, recíprocas, claro. ;)


Forte abraço aos amigos,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: pmtsc

Opções de Scheme - Configurações 27 Ago 2013 23:15 #201235

Xamanian,

Estou usando a pasta gfx e a scheme dia/noite incluídas no pacote do iGO Primo 2.0.1 que você chama de pacotinho. Melhor ficar com aquela pasta até esta estar mais apurada, por assim dizer, ou, substituí-la por esta nova versão?

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 280
  • Registro em: 26/09/2012
    Ult. Visita: 03/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 28 Ago 2013 09:29 #201274

Thoth, continue usando os arquivos você já tem. Os arquivos postados aqui não compõem a pasta gfx em sua totalidades, são poucos, apenas para complementação e testes pelo PTMSC, que tinha uma pasta gfx incompleta, ao que parece. Continue a pasta que você tirou do pacotinho, está completa. Porém, em breve, irei disponibilizar uma nova pasta gfx, com tudo completo e arquivos de imagens (bmp's) com melhor visual. Aviso quando for o caso; e aí você poderá trocar a gfx pela nova.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Thoth

Opções de Scheme - Configurações 28 Ago 2013 09:51 #201281

Xamanian escreveu:
Senhores moderadores/administradores,


Vamos às figuras e breves comentários:



Nos pontos 1 e 2 vê-se uma região muita clara (muito brilho), o mesmo não acontecendo no ponto 3. A claridade é o efeito da iluminação.



Os pontos 1 e 2 exibem o efeito de iluminação, já o ponto 3 tem um sombreamento devido a ausência da "luz solar". Note que a região iluminada parece circular. Sim, é o uso do corresponde arquivo bmp do sol para este período. Se os arquivos de sol forem diferentes, o efeito de iluminação terá as cores de cada um dos arquivos.



Note, novamente, a iluminação "circular" nos pontos 1 e 2. Note o sombreamento no ponto 3, que é devido a ausência da luz solar nesta região.



Aqui é possível notar a diferença de brilho (iluminação) nos pontos 1 e 2. Nas configurações de cores da scheme, tudo é tratado como uma única cor (linhas built_up= e built_up_border=). Já o sombreamento é consequência da composição das cores das duas linhas citadas com a linha 0="ground",...



Como dito acima, a cor é prefixada na scheme, mas é possível notar um degradê na cor observando os pontos 1, 2 e 3 acima. Este degradê é consequência do efeito de iluminação (colocar mais "luz" -- leia-se brilho -- em determinadas regiões do mapa). Observe o ponto 4, onde não há luz direta do sol e onde a cor é totalmente diferente (o verde representar uma região com matas e/ou florestas nesta scheme usada).


[]'s

Xamanian

Vc pode me dizer qual a região que usou para fazer essas imagens? Quero fazer a mesma simulação em um Igo8.3...

Obrigado!
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
Última Edição: 28 Ago 2013 09:52 por plot_aqa.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 28 Ago 2013 10:44 #201283

Amigos,

Alguém saber me dizer como é possível alterar a cor de aparência dos botões da skin Dimka tomsoft 170 ?
No exemplo acima (Xamanian) os botões são algo parecido com marrom/oliva e as bordas são amarelada.
Na skin que uso a cor dos botões são quase iguais à da skin acima e as bordas são verde claro.
Desde já agradeço.

Rubem
  • rubemmoreira
  • Usuário Platinum
  • rubemmoreira's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 321
  • Agradecimentos: 130
  • Registro em: 11/01/2011
    Ult. Visita: 07/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 28 Ago 2013 12:32 #201302

Rubem,

não é possível alterar a cor dos botões em qualquer skin, só se trocar os arquivos bmp's em seu interior. As cores das telas capturadas foram editadas para permitir melhor visualização do efeito de iluminação, mudam-se o brilho, saturação e gamma, para destacar um pouco mais, por isso você teve a impressão de cores diferentes.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 28 Ago 2013 21:48 #201410

Olá Xamanian

Meus agradecimentos pelas imagens do scheme.
Após o acerto no color.ini na scheme do data.zip, não deu muito certo. Aí eu notei que na skin e no scheme odytsak (3) também tem os arquivos color.ini. Como eu não tenho certeza qual dos color.ini prevalece, eu acertei todos eles. Uma dúvida com relação aos color.ini da skin e odytsak:


sun_picture_0="$skin$/common/sun_0.bmp" no color.ini odytsak

sun_picture_0="$sun_0.bmp" no color.ini da skin diMka

Durante o dia estive observando que não houve mudança nas imagens e não vi o sol . No início da noite mudou para imagem noturna e houve mudança para uma segunda imagem. A lua apareceu muito rapidamente na primeira imagem.
Segue anexo as alterações e imagem.


Clique aqui! [ Click to expand ]


Clique aqui! [ Click to expand ]


Você poderia, por gentileza, dar uma verificada se há alguma irregularidade nas alterações efetuadas nos color.ini.

Abraços

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 29 Ago 2013 19:09 #201525

pmtsc,

desculpe-me pela demora, ando meio atolado de trabalho.

Vamos por partes:

1) Se você deseja que todas as suas schemes usem aqueles bmp's, então todas terão que ser reconfiguradas, mais específica no arquivo color.ini de cada uma delas.

2) A pasta scheme contida no data.zip contém justamente aquilo que chamamos de skin padrão (dia e noite). Se quiser configurá-la para usar aqueles bmp's, então terá que editar os dois arquivos color.ini do data.zip (modo dia e noite).

3) O arquivo color.ini usado é único, seja em modo dia ou noite, seja para scheme selecionada. A ideia é simples: o color.ini usado é justamente que está selecionado no menu de configurações do navegador; no caso do Primo, lá nas opções de mapas. É ali que seleciona-se o color.ini, ou se preferir, a scheme propriamente dita. Scheme = esquema (de cores).

4) Se você usar
sun_picture_0="$skin$/common/sun_0.bmp" no color.ini odytsak
ou
sun_picture_0="$sun_0.bmp" no color.ini da skin diMka

então o "dólar" ($) implica em configurar o arquivo (bmp) que está na skin ou no data.zip. Se você deseja usar os bmp's contidos na pasta gfx, então deverá usar assim:

background_picture_0="gfx/day/sky0.bmp"
background_picture_1="gfx/day/sky1.bmp"
background_picture_2="gfx/day/sky2.bmp"
background_picture_3="gfx/day/sky3.bmp"
background_picture_4="gfx/day/sky4.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp"

Isto para o modo dia, para o modo noite troque a palavra "day" nas linhas acima para "night". Sugiro não usar os arquivos contidos nas skins, só se tiver certeza que deseja tal coisa.

5) Nos exemplos que me passou, sugiro retirar todo o "$" que aparece nas linhas, assim você verdadeiramente acessará os bmp's da pasta gfx (contidos nas pastas day e night).


Faça estas alterações e verifique se está funcionando corretamente, caso contrário, me avise novamente, daremos um jeito.


[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Opções de Scheme - Configurações 29 Ago 2013 21:36 #201541

Olá Xamanian

Já retornei os arquivos como estavam originalmente no data e na skin. Fiz as alterações somente nos color.ini do odytsak, bem como, retirei os $ das linhas. Algumas alterações também nos arquivos sky e sun.spr
Está funcionando corretamente. Deu para ver o pôr do sol e a lua no início da noite.

Obrigado

pmtsc
  • pmtsc
  • Usuário Platinum
  • pmtsc's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 74
  • Registro em: 12/05/2012
    Ult. Visita: 22/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Opções de Scheme - Configurações 29 Ago 2013 22:29 #201548

PMTSC, eu que lhe agradeço pelo reporte de seu sucesso; o meu papel foi apenas de ajudar mesmo, todo o resto é sucesso seu e só seu. Mas agora que deu certo, tente modificar outras schemes (color.ini) e faça testes. Gostando dos resultados, proponha modificações nos bmp's, assim consigo montar um arquivo de pasta gfx e schemes para todos, de maneira que possamos padronizar estas coisas (com bom gosto, claro) e fazer com que o visual gráfico de nossos aparelhos sejam os melhores possíveis.


Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.466 seconds