Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: GPS parou de localizar os satélites

GPS parou de localizar os satélites 03 Mar 2013 05:03 #187740

Amigos, estou numa encrenca. Vim até santa catarina com meu IGO Primo (no meu motorola atrix) funcionando perfeitamente, numa boa. Hoje quando fui usar o IGO, ele fica procurando, procurando e não acha satélite nenhum. Quando clico no ícone do satélite no igo, aparece o mostrador de intensidade de sinal, aparecem umas 4 ou cinco barras vermelhas, como se tivesse sinal, só que em cima aparece escrito Satélites encontrados:0. JÁ tentei utilizar o Ndrive, que esta instalado também, e nada. Por coincidência, a pouco, li alguma coisa sobre apagar a pasta de avisos de radar, e depois tentar atualizar novamente, ai atualizei os radares, do radardroid, e não sei se foi coincidência ou não, mas as barrinhas do sinal de satélite ficaram verdes e funcionou por alguns segundos, mas logo perdeu o sinal novamente. O que será que pode estar acontecendo. Pior que vou sair segunda e preciso dele operando. Tem amigo que tem um gps multilaser e testamos para ver se era problema de satélite, mas funcionou normalmente. O que sera que pode ser. Alguém me ajuda urgente. Estou numa lan house pois estou sem o note. Se puderem dar uma mão o quanto antes agradeço muito.
Abraços galera
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar
  • Postagens: 187
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 30/01/2012
    Ult. Visita: 23/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: GPS parou de localizar os satélites 03 Mar 2013 07:10 #187753

beneduzi

Como o GPS estava funcionando perfeitamente, é sempre bom começar pelo procedimento mais simples. Veja a dica do fabricante Unicoba que produz a marca Apontador:

" ... Quando o dispositivo estiver recebendo sinal de satélite, receberá os mesmos de diferentes satélites quando estiver em diferentes lugares, isto é chamado “Caminho do satélite”, um “Caminho do satélite” cobre uma área de 300 KM. Se o “Caminho de satélite” está definido em um lugar A, e então desligado e se deslocado para um ponto acima dos 300 K do ponto A, o dispositivo estará sobre outro “Caminho de satélite”. Neste momento, o dispositivo precisa procurar por sinal de satélite novamente. Para rastrear o novo “Caminho do satélite”, um longo tempo será requerido. Para economizar tempo nesta procura, você pode clicar no botão “Resetar GPS” para limpar o “Caminho do satélite” previamente salvo.".

Outra providência simples. Caso tenha no cartão o navegador Amigo, faça isto: configurações, configurações na Skin DJ, porta e Velocidade do GPS, desmarque GPS ativado e clique em detectar automaticamente; de preferência a céu aberto. De posse dos dados obtidos em "port' e "baud", altere no sys.txt do navegador Primo em uso.

E, por último, se necessário, resta alterar no sys.txt, conforme explicado neste tópico:

www.gpspoint.com.br/...elites-de-gps#187205

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1838
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Última Edição: 03 Mar 2013 07:18 por NNunes.

Re: GPS parou de localizar os satélites 03 Mar 2013 22:38 #187792

Salve Nunes,
'isto é chamado “Caminho do satélite” '

Curiosa essa terminologia da Unicoba, eles devem estar se referindo às efemérides (dados orbitais dos satélites) EDIT - corrigida digitação. Quando o GPS se desloca por centenas de km desligado (ou passa muito tempo desligado) os dados de almanaque e de efemérides ficam desatualizados e precisam ser integralmente lidos novamente, o que demora vários minutos. É mais ou menos o que foi dito pela Unicoba, mas "caminho de satélite" é novidade, KKK. Eles deveriam manter a nomenclatura correta nesses textos para que a coisa não vá se desvirtuando com o tempo entre os usuários.

Abraços, amigo.
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 13 Nov 2013 06:40 por BrunoBL.

Re: GPS parou de localizar os satélites 04 Mar 2013 21:28 #187852

Olá, BrunoBL

Concordo com você. Já que as informações partem de um fabricante de GPS, bem que deveria zelar pelo emprego de terminologias corretas, senão, com o tempo o termo empregado vai mesmo desvirtuando da nomenclatura correta entre os usuários.

Abs

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar

Re: GPS parou de localizar os satélites 11 Mar 2013 21:57 #188435

NNunes, desculpe não ter dado notícias antes, é que onde eu tava, não tinha como acessar a internet.
Depois que posteia a dúvida, aqui no site, misteriosamente no outro dia liguei o GPS e logo ele achou sinal. Sei lá o que pode ter acontecido. Mesmo assim, obrigado pela tua disposição em me dar uma mão. Agradeço tua atenção. Abraços amigo.
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

Re: GPS parou de localizar os satélites 12 Mar 2013 11:06 #188481

beneduzi,

Que bom! Resolvido. O GPSscan (software) que identifica a porta e a velocidade recomendada para o aparelho, mencionado no link acima, aqui foi disponibilizado:
thunder19 escreveu:
...

... se continuar não achando o satélite, tenta a dica acima: apaga os parâmetros [gps] do sys e do sistem.ini.
Só que vai pra um lugar aberto e espera 20 minutos.

Se isto não der certo, pode tentar o gpsscan. Pra te poupar trabalho aí vai o programinha.
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
Meu amigo, perdoe se estiver te dizendo coisas que já sabes. Ficarei feliz se conseguires teu intento.

:oks

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 28 Jul 2013 22:56 #198522

Putz, não é que ontem aconteceu o mesmo problema que mencionei no tópico. Sem mais nem menos, o GPS não encontra mais satélites. Igualzinho ao que relatei no primeiro post. Qual é o problema afinal.
Se isto não der certo, pode tentar o gpsscan. Pra te poupar trabalho aí vai o programinha.
Este texto está oculto para visitantes
Arquivo Anexo:
Nome do Arquivo: Gpsscan.rar
Tamanho do Arquivo: 2 KB

Meu amigo, perdoe se estiver te dizendo coisas que já sabes. Ficarei feliz se conseguires teu intento.

:oks

NNunes, não consegui rodar o GPSscan. Como faço, é só copiar pra dentro da memória? Se é, copio como está, ou extraio o arquivo.?

Um outro membro do forum tentou explicar, mas não entendi como fazer: www.gpspoint.com.br/...ite-saiba-como-pegar
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar
Última Edição: 28 Jul 2013 23:09 por beneduzi.

GPS parou de localizar os satélites 28 Jul 2013 23:09 #198523

Extraia o arquivo. ;)
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

GPS parou de localizar os satélites 28 Jul 2013 23:11 #198524

Fabio M, complementei minha dúvida, tu tem como me explicar detalhadamente como proceder com gpsscan?
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 29 Jul 2013 07:40 #198535

Bom dia, beneduzi,

Se o GpsScan estiver compactado (extensão .zip ou .rar), descompacte-o e depois copie para seu GPS. Ele deverá ter a extensão .exe para ser executável.

Edit -O GSScan serve para informar a porta e baud mais apropriados a seu aparelho. Use estes valores na configuração de seu navegador (sys.txt dos iGOs, por exemplo).

Use um dos métodos abaixo para executá-lo:

- Altere provisoriamente a Origem de navegação de seu GPS para que quando o botão Navegação (ou GPS, etc) do menu de fábrica do aparelho for pressionado, o programa executado seja o GPSScan e não o navegador.

EDIT - Não se esqueça de depois de anotar os valores de porta e baud, retornar a Origem de navegação para o navegador anteriomente definido.

ou

- Use um menu personalizado e utilize o botão de acesso ao Windows Explorer, localize no Windows CE o GPSScan, executando o mesmo com duplo-clique de dentro do próprio Windows Explorer em seu GPS;

ou

- Use um menu personalizado e adicione um botão para o GPSScan, para que este programa seja chamado diretamente pelo menu;

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Jul 2013 07:58 por BrunoBL.

GPS parou de localizar os satélites 29 Jul 2013 10:20 #198541

Bruno, o meu GPS é o IGOprimo para android, uso ele no meu Atrix. É o mesmo procedimento?
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 29 Jul 2013 12:24 #198548

Olá bebeduzi,

o meu GPS é o IGOprimo para android, uso ele no meu Atrix. É o mesmo procedimento?

Não.
É bem diferente.

Não conheço ainda uma versão do GPSScan para Android. Nem acho que o conceito se aplique, porque no WinCE o receptor interno de GPS "fala" com a placa-mãe via porta serial, e não sei se é esse o caso nos Android. Nesse caso use o utilitário GPS Satus para acelerar a captura dos satélites nos dispositivos Android. Veja este post, e os subsequentes do tópico. Naquele caso tratava-se de um clone de Samsung S3 que no fim das contas pareceu que sequer tinha receptor de GPS, mas a informação servirá para seu caso.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Jul 2013 12:25 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

GPS parou de localizar os satélites 30 Jul 2013 09:58 #198647

Bruno, assim como da outra vez, hoje testei o celular, e o GPS voltou a funcionar. Sem mais nem menos. Não sei se foi porque eu instalei o GPSstatus, até acho que não pois só instalei ele e executei, não realizei nenhum comando.
Gostaria de entender a mecânica do porque acontece estes bugs com o GPS, pois me deixou na mão em duas ocasiões importantes. Queria ver se consigo entender como restabeleço o sinal, para caso ocorra novamente.
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 30 Jul 2013 11:01 #198662

Beneduzi,

Pelo que já vi até hoje, a maioria senão todos os celulares se comportam de maneira diferente na captura inicial dos sinais dos satélites em comparação com os aparelhos dedicados (só GPS).

Eles costumam demorar mais para capturar os sinais, e após a captura, parece haver um "período de validade" que costuma ser de algumas horas, durante o qual o GPS do celular pode ser desligado e quando religado, a re-captura dos satélites é bem rápida, comparável à dos aparelhos dedicados. Se ficar mais de algumas horas desligado, a dificuldade volta. Em comparação, na maioria dos aparelhos dedicados a captura demora poucos segundos, mesmo que fiquem muitos dias desligados. Note que se você deixar o receptor de GPS do celular ligado e durante esse tempo tiver sinal válido, não terá problemas quando ligar o navegador, mas essa não é uma boa prática para celulares, pois consome rapidamente a carga da bateria. O melhor é desligar o GPS do celular quando não precisar dele (assim como o WiFi e Bluetooth) para economizar energia.

Se durante a operação você estiver conectado à rede celular, o processo é menos penoso, pois os receptores dos celulares têm um processo (A-GPS ou "GPS Assistido") de acelerar a captura buscando dados dos satélites pela rede. Se estiver fora da cobertura GSM, poderá ficar muito tempo à procura dos sinais. Já tive um celular cujo GPS simplesmente não funcionava fora da cobertura da operadora.

O que o GPSStatus faz é "forçar" a leitura dos dados dos satélites via rede (celular ou WiFi) de forma a acelerar a captura. Perceba que quando você executa o GPSStatus, aparece rapidamente a mensagem"Dados de auxílio GPS baixados". Ainda que você não realize nenhum comando do programa, ele já baixa os dados, o que pode explicar o funcionamento do GPS de seu celular simplesmente por ter executado o GPSStatus. Há a opção de baixar os dados manualmente no programa também.

Minha rotina, quando quero usar o Primo no celular (que é um foguete por sinal, muito fluido, tanto ou mais que no meu X3), é executar o GPSStatus antes de sair de casa, ainda na rede WiFi, para baixar os dados dos satélites. Saio do programa e ligo o Primo, que então costuma capturar os satélites em poucos segundos. Se não fizer isso, demora uma eternidade (posso até chegar ao destino antes do celular encontrar os satélites).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 31 Jul 2013 18:26 #198770

Bruno, então o que tu está me dizendo é que se houver problema igual, basta contectar-se a internet e executar o BPSstatus, para que o gps volte a funcionar? Porque o meu medo é que ocorra o mesmo problema em um momento que eu precise muito dele.
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar
Última Edição: 31 Jul 2013 18:30 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação

GPS parou de localizar os satélites 31 Jul 2013 18:31 #198772

Exato.

Hoje em dia eu nem tento mais ligar o GPS do celular sem antes executar o GPSStatus! Ligo o programa, deixo baixar os dados dos satélites (leva um ou dois segundos), fecho e inicio o Primo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 31 Jul 2013 21:53 #198797

Valeu, Bruno. Abraços
  • beneduzi
  • Usuário Gold
  • beneduzi's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 20 Ago 2015 11:38 #247476

este programa só serve para telefone com android ou serve para tablet também, pois se entendi bem a função a-gps só tem no celular e precisa de uma rede disponivel para funcionar.grato.
  • antoniokra
  • Usuário Platinum
  • antoniokra's Avatar
  • Postagens: 299
  • Agradecimentos: 96
  • Registro em: 24/05/2015
    Ult. Visita: 03/12/2016

GPS parou de localizar os satélites 20 Ago 2015 12:00 #247477

antoniokra,

O programa precisa de acesso aos servidores de A-GPS. Se seu tablet não tem acesso à rede de dados via celular, o programa funcionará, desde que tenha acesso à internet via WiFi. Uma vez baixados os dados (coisa de 2 ou 3 segundos depois de iniciado o programa), ele atualiza o receptor de GPS do aparelho com dados orbitais dos satélites, e a partir daí não é mais necessária a conexão de dados ou WiFi.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS parou de localizar os satélites 20 Ago 2015 18:33 #247515

obrigado testei hoje executei o programa e ficou girando por um tempo mas aparentemente não aconteceu nada mesmo com wifi ligado,sera que fiz algo errado,onde teoricamente deveria aparecer os satelites não apareceu nada e continuou rodando ai eu desliguei.grato.
  • antoniokra
  • Usuário Platinum
  • antoniokra's Avatar
  • Postagens: 299
  • Agradecimentos: 96
  • Registro em: 24/05/2015
    Ult. Visita: 03/12/2016

GPS parou de localizar os satélites 20 Ago 2015 20:48 #247532

antoniokra,

Quando você rodar o GPS Status, é importante já ter o GPS do seu celular (ou tablet) habilitado, senão ele não terá o efeito desejado.

Note que se vocêiniciar o GPSStatus com o GPS desabilitado, você será informado éla mensagem GPS is currently disabled"("GPS desabilitado no momento") e o campo AGPS age (Idade dos dados A-GPS) indicará um número de horas diferente de zero:

Portanto, para usar o programa:

1. Habilite o GPS do seu aparelho
2. Inicie o GPSStatus

A mensagem GPS Assistance data downloaded (Dados de A-GPS baixados) será mostrada por um instante, informando que os dados foram baixados com sucesso (é tão rápido que às vezes nem dá para ver:

Logo em seguida, ele procura por alguns momentos os satélites. Enquanto não acha, as barrinhas de sinal ficam cinza. Repare que o campo AGPS Age (idade dos dados A-GPS) indica "0h", comprovando que os dados acabaram de ser baixados com sucesso:

Quando ele obtém a posição, as barrinhas correspondentes aos satélites que estão sendo utilizados no momento para o cálculo da posição ficam verdes e ele mostra suas coordenadas e outros dados:

Nesse ponto desligue o GPSStatus e inicie seu navegador favorito. A rigor, nem deveria ser preciso esperar o GPSStatus se localizar (mudar a cor das barrinhas), bastaria ligar momentaneamente para baixar os dados A-GPS, mas o fato de ele se encontrar é uma comprovação inequívoca de que o GPS do aparelho se localizou e funcionará com qualquer outro software que utilize GPS.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 21 Ago 2015 09:14 por BrunoBL. Razão: Novo screenshot adicionado

GPS parou de localizar os satélites 02 Ago 2016 11:47 #262904

Olá a todos!!!

Caro BrunoBL e demais participantes,

Desde o início do uso do A-GPS em android eu entendi o seu processo de funcionamento e já utilizava as técnicas apresentadas (uso dos APPs/update info GPS).

Porém, desde a semana passada estou tendo muita, mas muita dificuldade em "fixar" posições GPS... os sintomas e as medidas foram os mesmos apresentados neste e em outros posts, mas no meu caso sem sucesso.

Trabalho com algumas equipes de campo efetuando cadastro em áreas rurais (mas geralmente temos acesso a redes wi-fi) rodando APP próprio, utilizando o Tablet Samsung T116BU que tem suporte a GPS/GLONASS, bem como suporte A-GPS.

Detalhamento do Problema:
Desde a semana passada as equipes têm reclamado que o GPS fica apenas pesquisando posições mas sem fixar posição.
Já instalei e rodei os apps GPS Test (play.google.com/stor...oss.gpstest&hl=pt_BR) e Test GPS - Test e Fix (play.google.com/stor...he.wind.gps&hl=pt_BR).
Já apaguei, baixei e atualizei os dados GPS; reiniciei o tablet diversas vezes.
Percebo que há sinal GPS (imagens em anexo), mas não fixa posição...

Senhores,

Caso haja alguma nova informação a respeito do assunto, ficarei muito grato.

CapturadeTela3.png

CapturadeTela4.png
  • tiagordias
  • Iniciante
  • tiagordias's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 03/01/2012
    Ult. Visita: 03/08/2016
Última Edição: 02 Ago 2016 11:58 por tiagordias. Razão: correção de ortografia
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.430 seconds