Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Tuning - Enxugando o pacote ...

Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Mai 2012 15:44 #150462

Pessoal, não sou nenhum expert nesse navegador, mas já percebi que assim como carros, dá para fazer um afinamento de modo a obter mais desempenho não carregando peso inútil.
No carro o pessoal tira bancos, forros de porta e tudo que possa deixar o carro mais leve. Minha proposta é diferente : quero manter o navegador com tudo que tem de bom, mas sem peso extra.
Por exemplo, o Galonet sugeriu de deixar apenas uma licença na pasta. Melhorou a inicialização, como muitos comentaram.
Seriam coisas nessa linha. A gente sabe que quanto mais coisa tiver no sistema, mesmo que não usado, mais o sistema fica pesado. Quem conhece como o sistema lê as informações em um dispositivo deve saber do que estou falando.
Meu aparelho é um Aquarius Slim de 5" e 480 x 272. Na pratica, por exemplo, só uso as vozes da Ana Maria e Raquel. Tirei tudo que se refere a outras vozes. Abrindo o arquivo da Raquel e outros arquivos vi que tem vários arquivos de som que provavelmente nunca usarei. Tirei tudo. Se a gente examinar o skin Dimka vai ver que tem uma série de coisas para outras resoluções. Tirei tudo.
Depois do enxugamento tem outros truques : limpar a lixeira e desfragmentar seu cartão com um programa do tipo Defraggler, por ex.
A diferença no tempo de ligar, calcular rota, recalcular rota e desligar é perceptível.
Resumindo : estou com meu navegador com voz TTS, avisando tudo que selecionei, mapas 3d, icones de postos, de bancos, etc. e ... rápido.
Estou especificamente usando o Primo 2 postado pelo Cozzi, com mapas do PrimoPE. Mas é claro que estes 'tips' podem ser aplicados a outras versões, respeitando as devidas diferenças.
Se alguem quiser colaborar com mais dicas do tipo seria muito bom para quem gosta de afinamentos ...

Abraço a todos
  • resston
  • Iniciante
  • resston's Avatar
  • Postagens: 19
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 11/03/2011
    Ult. Visita: 27/11/2016
Última Edição: 28 Mai 2012 11:41 por resston.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Mai 2012 08:07 #150772

Eu me interesso profundamente pelo assunto e aproveito para pedir orientações sobre quais arquivos eu posso deletar, bem como as pastas correspondentes.

Até agora só deletei o arquivo de relevo (content\dem), mas gostaria de limpar tudo referente às outras resoluções. Se puder detalhar as pastas eu agradeço.
  • trendkill
  • Iniciante
  • trendkill's Avatar
  • Postagens: 49
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 27/02/2012
    Ult. Visita: 01/12/2016

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 12:30 #169254

Olá, resston !

Gostei da idéia, uso o igo primo 2.1 ( 9.6.5.221194 ), o que devo fazer para ele ficar mais levinho ainda ?
  • eljasson
  • Usuário Platinum
  • eljasson's Avatar
  • Postagens: 220
  • Agradecimentos: 44
  • Registro em: 28/07/2011
    Ult. Visita: 06/11/2012

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 15:58 #169276

Eu deletei:

Relevo
Pontos de interesse
mapchanger (deixei só um mapa)
vozes (deixei somente a gabriela)
carros 3d (deixei só um)
prédios

Meu primo ficou com 306mb e carrega super rápido, mas como rodo ele em uma central multimídia com pouca memória ainda fica pesado quando entra uma ligação por bluetooth e o software trava.
  • trendkill
  • Iniciante
  • trendkill's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 16:03 #169277

trendkill

E vale a pena ter um Primo meia boca? Vc abriu mão de um monte de recursos em função de que? Não vale a pena usar o Igo8.3/Amigo e ter um navegador completo?
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 19:04 #169305

eljasson!

Bonito "cãozinho" este seu. Tem telefone? rsrsrrsrss (brincadeira).
Você pode fazer o seguinte... seguindo o raciocínio do "resston" e de outros mais aqui do GPSPoint:
0) Antes de qualquer alteração, faça backup de seus arquivos;
1) Identifica a resolução do seu Aparelho de GPS (Exemplo: 480_272);
2) Vai no arquivo DATA e elimina todas as Pastas de outras resoluções existentes;
3) Vai no seu arquivo Branding e também elimina todas as Pastas de outras resoluções existentes;
4) Vai na sua "skin" e executa o mesmo procedimento;
5) Depois de feitas todas estas otimizações, usa um programa sugerido aqui por vários GPSseiros e também a dica de um colega para desfragmentar o dispositivo (Clica na aba ação e seleciona Desfragmentar & Otimizar) - Atenta para que a caixa de identificação do seu dispositivo esteja selecionada também - eu usava o Software, mas não assim; e acredito que fica melhor o desempenho do Equipamento após este procedimento e graças ao Amigo aqui do GPSPoint;
6) O Software chama-se Auslogics Disk Defrag (Acredito que dá para baixar no "baixaki" e também na primeira página do Tópico Studio, mas segue um link alternativo: Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.;
7) Por enquanto já dá para ter uma boa customização e vamos ver se mais alguém dá mais dicas.
Ah! No meu computador, tive problemas com o winrar (voltei a usar a versão 3.93).
Boa sorte

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 19:11 #169308

Senhores,

Sem querer desmerecer as dicas dadas por vários colegas, será que o pessoal que desenvolve o software Igo/Amigo/Primo seria tão burro assim para carregar para a memória arquivos referentes a resoluções diferentes daquela do aparelho em uso?
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 20:02 #169323

Pessoal, boa tarde!

A indicaçao do Ping procede e é recomendada, procurando usar somente a resoluçao do aparelho.
Nao por 'burrice' dos desenvolvedores, mas pelo fato de mtos sys.txt nao indicarem ao executavel
o caminho correto da resoluçao. Ou seja, o correto e dizer ao executavel onde carregar e o que (path).
Qdo isto nao e feito via sys.txt logo no inicio, o executavel tenta carregar tudo e ai escolhe o correto.
Entao este tempo atrasa o inicio de operaçao e as vzs pode pesar na navegaçao se nao descarregar os excessos.

Conclusao: Sempre devemos indicar ao executavel atraves do sys.txt o caminho da pasta e resoluçao no data.
Estamos falando de 'ms' e 'peso' extra pequenos, mas que as vzs por deficiencias de RAM e velocidade influenciam
no resultado final de inicio de operaçao e posterior navegaçao.

A retirada de DEM 'grandes' e pesados como os de 200mb alivia o processamento e influi no resultado em navegaçao.
Retirar vozes TTS tambem aliviam bastante, principalmente estas mais novas, mas tbm a Gabriela que e mais leve.
POI's muito grandes, com muitas marcaçoes pelo usuario idem. Use somente o necessario de POI e KML poucos.
Brandings muito elaborados e com imagens elaboradas tambem atrapalham em aparelhos 'fracos'.
Skins cheias de opçoes e um outro 'peso' as vzs nao necessario, que pode ser trocado por uma mais leve que atenda.

Claro, 'despimos' os navegadores, e agora?
Como disse o Plot, talvez seja interessante se optar por um mais 'leve' de processar.

Mas eu quero um completo, lindo e maravilhoso, full, com tudo que existe de mais moderno!
Claro meu amigo, por favor compre um Aparelho Compativel e seja Feliz! Nao da para fazer milagres! lol...

Abraços...
:oks

Ps- Nada disso seria preciso se tivessemos Aparelhos de boa qualidade, acima de 128mb de RAM e mais de 600mhz de clock.
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
  • Postagens: 2054
  • Agradecimentos: 506
  • Registro em: 16/12/2011
    Ult. Visita: 26/03/2013
Antes de Criar Topicos, Por Favor Leia: migre.me/a9whV

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 20:30 #169332

Foxtrot

Retirei do meu sys.tx as linhas que definem a resolução em [interface] e [rawdisplay]. Reinicie o aparelho e ele entrou em 320_240. O mesmo ocorreu no Emulador.

Tem certeza sobre o Igo escolher sozinho a resolução correta do aparelho?
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 20:40 #169335

Opa, que bom que o tópico foi desenterrado ...

Mas só reforçando o que coloquei no tópico original : não se trata de deixar o Primo a 'meia boca' e retirar relevos e outras coisas que justamente tornam o Primo bonito e funcional.
A ideia é remover peso inutil. Só. Otimizar.
Quem desenvolve manda um monte de carrinhos, todas as resoluções, etc. porque não sabe em que aparelho será instalado e preferências do usuário.
Se vc sabe exatamente o que quer, salve o programa original, e depois tire todo esse 'extra'. Garanto que fica mais esperto, mais rápido.
O meu, por ex., quando saio da rota, diz 'recalculando' e imediatamente já traça e anuncia a nova rota.

Abraço a todos.
  • resston
  • Iniciante
  • resston's Avatar
  • Postagens: 19
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 11/03/2011
    Ult. Visita: 27/11/2016

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 20:49 #169337

Plot

Em [rawdisplay] nao. Ai e preciso dizer a ele o 'tamanho' da tela.
Baseado nesta informaçao ele escolhe a pasta no data (entre todas la) e coloca a ideal.
Se vc deixar so uma 'simplifica' pq nao ha escolha e nem 'perda de tempo' neste processo.
[interface] diz a ele qual e onde, ou seja indicando ai e quase o mesmo que retirar as nao usadas.

Abs
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
Última Edição: 27 Ago 2012 20:52 por Foxtrot.

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 20:58 #169341

resston,

Exatamente isso... já vi gente relatando atrocidades, retirando até mesmo vozes TTS pra rodar o Primo.. mas sem a voz TTS o Primo praticamente morre, pois ficará sem avisos de radar, alertas ao motorista, limites de velocidade das vias, etc, etc. Pra mim é inconcebível abrir mão de recursos que facilitam e ajudam a navegação apenas para ter o navegador mais atualizado instalado no aparelho.
Enxugar é uma coisa, desconfigurar é outra :woohoo:

Foxtrot,

Mas nesse caso, ao se especificar a resolução em [rawdisplay], ainda assim o Igo vai carregar todas as resoluções para decidir qual a melhor? Não seria mais lógico carregar diretamente a resolução que coincide com o rawdisplay?

Pelo que entendi, de acordo com seu procedimento, isso significaria um ganho apenas na busca da pasta onde está a resolução correta, e não um ganho de usar menos memória.

Ainda não entendi seu raciocínio :bua
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 21:12 #169345

plot_aqa

A logica simplificada e mais ou menos assim:
[rawdisplay] = diz qual
[interface] = diz onde

Se informo as duas variaveis, aumento a velocidade e diminuo o dispendio de memoria usada para processar.
Como nos aparelhos 'fracos' ja estamos na borda do copo esta seria a gota que entornaria o caldo (lags),
([interface]) se nao for indicado o 'onde' procurar ai. Se retiramos as outras pastas nao usadas do data aceleramos
o processamento, mesmo em sys.txt sem o path em [interface]. Mas o correto e sempre indicar o caminho da resoluçao.

Na verdade, ao usarmos um navegador full em um aparelho destes equivale a rodar o W7 Ultimate em um PC 'das cavernas'.
Entao o que fazemos? retiramos tudo e o transformamos em um W7 Basic e nem assim as vzs roda bem.
O Primo nao foi feito para uso nestas 'maquinas' primitivas, fazemos milagres de adaptaçao e ele roda por isso.
Mas roda medio somente 'pelado'. Por isso eu disse e vc tbm, que e melhor ter um mais antigo e mais completo.

Ou seja, é melhor ter um XP/2000 completinho e bonitinho, rodando redondo, do que ter um W7 pelado e sem recursos
...
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
Última Edição: 27 Ago 2012 23:58 por Foxtrot.

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 21:14 #169347

Olá, resston !

Percebi que o seu tá navegador tá super otimizado, vou tentar fazer isso no meu igo primo veloster..
Valeu pela dica..
  • eljasson
  • Usuário Platinum
  • eljasson's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 27 Ago 2012 23:44 #169378

plot_aqa escreveu:
trendkill

E vale a pena ter um Primo meia boca? Vc abriu mão de um monte de recursos em função de que? Não vale a pena usar o Igo8.3/Amigo e ter um navegador completo?

Tenho uma cm m1 que roda win ce 6, que nao é possivel configurar o uso de memoria da central. Ela veio setada de fabrica 1% de memoria para programas e o resto para o storage card, ou seja, a copia de arquivos é rapida mas não tenho muita memória pra rodas os apps.

Ela tem: musica, video, tv digital, internet (nao uso), bluetooh, gps e radio. De fabrica ela vem com o igo 8.3 sem skin, sem voz, etc..e é assim que eu rodo ela a maior parte do tempo (pois uso musica e bluetooth tambem). Assim ela roda liso.

Se eu rodar qualquer outro navegador melhor já da erro de memória quando toco a musica ou recebo uma ligaçao.

O primo limpo foi a forma que eu encontrei para ter um navegador quando preciso realmente de orientaçao (sem musica e bluetooth). Por isso optei por ele bem compacto, sem poi, relevo, etc.

É claro que se eu tivesse memória rodaria ele completao, ja que minha tela é de 8".

Optei por nao mexer no igo original para nao prejudicar "o time que esta ganhando"
  • trendkill
  • Iniciante
  • trendkill's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 17:41 #169643

Ola

Eljasson

Esta usando o veloster 2.1

Tem disponivel alguma skin, pois nao consigo ativar o mapchanger

Ficarei muito grato

Abçs.
  • jps10
  • Usuário Gold
  • jps10's Avatar
  • Postagens: 197
  • Agradecimentos: 18
  • Registro em: 02/04/2012
    Ult. Visita: 09/03/2013

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 17:48 #169645

jps10

No Topico Igo Primo Studio tem varias skins.
O SK acaba de disponibilizar a nova 1.5.4
Divirta-se

Abs
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 18:16 #169648

Ola

Foxtrot

Obrigado pela atençao

Instalei algumas Skins do Studio nesse veloster.

Esta com erro. no veloster, acho que nao é compativel para este 2.1, Nao aparece os botoes do direito e nao tem como entrar em configuraçoes

Abçs.
  • jps10
  • Usuário Gold
  • jps10's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 18:51 #169652

Boa tarde jps10,

depende da skin que você baixou não tem resolução para 480_272 baixe só a diMka_P154_defalt essa da suporte para 480_272.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 19:07 #169655

Boa Tarde

Amoriello

Vou testar essa skin e vamos ver se o veloster 2.1 aceita

Abçs.
  • jps10
  • Usuário Gold
  • jps10's Avatar

Re: Tuning - Enxugando o pacote ... 29 Ago 2012 23:20 #169687

Olá, jps 10 !

Baixei a skim dimka 1.5.4 default e instalei no igo Primo 2.0.1. v.9.6.5.245577 e funcionou de boa.
Resoluçao do meu gps midi 4339 é 4,3 ( 480 x 272 )
Testei a opçao de trocar de mapa e ta funcional.
  • eljasson
  • Usuário Platinum
  • eljasson's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.381 seconds