Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Velocímetro - iGO Amigo

Velocímetro - iGO Amigo 09 Ago 2011 13:53 #85215

Boa tarde, baixei o iGO AMIGO do site e tenho 2 duvidas...

1º Porque ele muda do nada da visualização 3D para a 2D visualizando o mapa por cima e longe inclusive deixando pontinhos como um certo rastro por onde eu estou passando... para voltar ao 3D como estava, tenho que seleciona-lo denovo...

2º Quanto a uma diferença de velocidade entre o velocimetro e o marcador do GPS... Quando estou a mais ou menos 110km/h no velocimetro, no GPS indica mais ou menos 98km/h, alguem sabe me dizer o porque de tanta diferença? Testei o iGO 8 e o Primo no mesmo aparelho de GPS e ambos apresentaram a mesma diferença. Peguei o GPS da minha namorada que tem o iGO8 e também deu a diferença. Seria o velocimetro desregulado? Meu carro é 2010/2011, seria possível mesmo assim ter vindo com esse defeito de fabrica?
  • andre_hard
  • Iniciante
  • andre_hard's Avatar
  • Postagens: 12
  • Registro em: 04/08/2011
    Ult. Visita: 20/01/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Velocímetro - iGO Amigo 09 Ago 2011 19:03 #85270

nada de defeito cara a diferença é mesmo normal no processo de resposta da velocidae do gps ,eles afzem isso pois dependem de 3 satelites para funcionar e mandar pra vc as informações.
  • andrectfla
  • Iniciante
  • andrectfla's Avatar
  • Postagens: 38
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 20/07/2011
    Ult. Visita: 05/08/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: andre_hard

Velocímetro - iGO Amigo 10 Ago 2011 13:14 #85394

Ok, melhor assim... porem fica a duvida... já vi GPS marcar a velocidade certinha, igual a do velocimetro... e não foi uma vez.... porque uns marcam certo e outros não ???
  • andre_hard
  • Iniciante
  • andre_hard's Avatar

Velocímetro - iGO Amigo 10 Ago 2011 13:41 #85400

Amigo André,

Sobre a sua dúvida sobre a troca automática de 3d para 2d, isso ocorre porque o modo visão panorâmica está habilitado. Basta desabilitá-lo para que ele fique fixo em 3d ou em 2d.

Já sobre você ter visto o velocímetro marcar a velocidade correta, foi apenas uma coincidência, pois a até a calibragem dos pneus podem afetar esse valor. Qualquer alteração no diâmetro do conjunto roda + pneu pode afetar a precisão desse valor.

Se você comparar o valor que esse velocímetro marca numa velocidade mais alta, com o valor marcado pelo GPS, você notará uma diferença entre eles, pois geralmente quanto maior a velocidade do veículo, maior é o erro do velocímentro.

Portanto, o valor marcado pelo GPS (via satélite como disse o amigo andrectfla) é mais preciso que o marcado pelo velocímetro (valor obtido mecanicamente).

Abç
  • fernandodvdt
  • Galeria de Honra
  • BH / MG
  • fernandodvdt's Avatar
  • Postagens: 1182
  • Agradecimentos: 163
  • Registro em: 28/01/2011
    Ult. Visita: 25/09/2016

Velocímetro - iGO Amigo 10 Ago 2011 19:09 #85483

Obrigado pela atenção fernandodvdt

Quer dizer então que eu devo confiar na velocidade apresentada pelo GPS ao invés do velocimetro?? Estranho pois como eu disse anteriormente, já vi GPS de um amigo marcar a velocidade exatamente a apresentada pelo velocimetro, assim como a da minha sogra também... bate certinho!

Ps: minhas rodas-pneus são originais do carro.

Resumindo, devo confiar na velocidade apresentada pelo GPS ou pelo velocimetro do carro com relação a radares e etc?
  • andre_hard
  • Iniciante
  • andre_hard's Avatar

Velocímetro - iGO Amigo 10 Ago 2011 20:38 #85494

andre_hard
Experimente passar por uma lombada eletrônica, e você vai ver que a velocidade do gps é igual ao da lombada, é a velocidade real.
O velocimetro do carro (para quase todos) saem de fábrica com uma margem de 5% de erro da velocidade real.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1263
  • Agradecimentos: 1070
  • Registro em: 09/11/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016

Velocímetro - iGO Amigo 11 Ago 2011 00:56 #85534

andre_hard disse:
Quer dizer então que eu devo confiar na velocidade apresentada pelo GPS ao invés do velocimetro?
Sim, pode confiar mais na velocidade marcada pelo GPS (obviamente desde que o GPS esteja com boa recepção dos satélites).
Quando possível, faça o teste que o amigo claudiotrg sugeriu, para você comprovar isso na prática.
Estranho pois como eu disse anteriormente, já vi GPS de um amigo marcar a velocidade exatamente a apresentada pelo velocimetro
O fato da velocidade marcada pelo velocímetro estar idêntica a marcada pelo GPS indica que esse carro está momentaneamente marcando uma velocidade bem próxima da real. Contudo, como eu te disse, vários fatores podem afetar essa precisão, como por exemplo: se você andar numa velocidade mais elevada, alterar a calibragem dos pneus, o carro estiver carregado com 5 pessoas e porta-malas cheio ou os pneus se desgastarem, você verá que ela terá uma certa divergência em relação a marcada pelo GPS.

No YouTube existem vários vídeos de carros 1.0 sem turbo, sem nada, beirando os 200Km/H.

Porque você acha que eles filmam esses valores no velocímetro do carro ao invés de filmarem com um GPS ao lado?

Um dos motivos, é porque se mostrarem a marcada pelo GPS (mais precisa), essa velocidade não deve nem passar dos 180Km/H.

Abç
  • fernandodvdt
  • Galeria de Honra
  • BH / MG
  • fernandodvdt's Avatar
  • Postagens: 1182
  • Agradecimentos: 163
  • Registro em: 28/01/2011
    Ult. Visita: 25/09/2016
Última Edição: 11 Ago 2011 00:58 por fernandodvdt.

Velocímetro - iGO Amigo 12 Ago 2011 01:25 #85734

Por conta dessa diferença de valores na marcação do odômetro do carro (que geralmente é mecânica) e a marcação do gps, que é sempre precisa (confira a velocidade do gps quando passar por um pedágio), o Depto. de Trânsito elaborou uma Portaria com uma Tabela que contem a margem de tolerância no limite de velocidade, que vai de 7Km/h até 10km/h.

Veja abaixo como funciona essa tabela

Se a Velocidade máxima Permitida (VP=Velocidade Máxima Permitida) é de 90Km/h e a Velocidade Medida (VM=Velocidade Medida pelo radar) for de 97Km/h, a Velocidade Considerada (VC=Velocidade Considerada) será de 90Km/h, ou seja VC=VM-7Km (97Km-7Km=90Km), portanto, não infringiu a Lei; não haverá multa.

Se a Velocidade máxima Permitida (VP) é de 90Km/h e a Velocidade Medida (VM=Velocidade Medida pelo radar) for de 98Km/h, a velocidade considerada será de 91Km/h, ou seja VC=VM-7Km (98Km-7Km=91Km), portanto, ultrapassou a velocidade em 1 Km, infringiu a Lei e receberá a multa.

Sendo assim, em tese você pode correr até 130Km numa pista de 120km/h, mas se prefere evitar violação da velocidade e multas, deve "sincronizar" a velocidade do gps com a velocidade do velocímetro configurando valores negativos para speedwarn_toltype=0 (Este valor define o tipo tolerância percentual) e speedwarn_toltype=1 (Este valor define o tipo tolerância fixa) no iGO 8.3, no arquivo sys.txt.

Veja mais detalhes em www.gpspoint.com.br/...rancia-de-velocidade.
Anexos:
  • prlaferraz
  • Iniciante
  • prlaferraz's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 06/07/2011
    Ult. Visita: 21/10/2015

Velocímetro - iGO Amigo 20 Jun 2012 00:02 #156016

boa noite amigos

respondendo a duvida do amigo sobre o velocimetro, ( todos os automoveis de passeio iram dar essa diferença de velocidade comparando com o GPS. Os veiculos já vem de fabrica com uma diferença de mais ou menos 10% a mais) espero ter ajudado.
  • magaive_hot
  • Iniciante
  • Curta a Vida Pq a Vida e Curta
  • magaive_hot's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 16/10/2011
    Ult. Visita: 31/10/2016
Magaive_hot

Velocímetro - iGO Amigo 20 Jun 2012 00:23 #156019

boa noite desculpe cair de paraquedas na conversa o meu marca 5km a menos quando estou a 60 no carro o meu gps marca 55 eu sou mecanico e ja testei meu velocimetro em aparelhos de mediçao e realmente ele vem de fabrica com essa diferença ja para nos nao tomarmos multas andando no limite da velocidade.
  • ze aparecido
  • Intermediário
  • ze aparecido's Avatar
  • Postagens: 52
  • Agradecimentos: 6
  • Registro em: 17/01/2011
    Ult. Visita: 02/10/2016

Re: Velocímetro - iGO Amigo 20 Jun 2012 08:37 #156054

Bom dia pessoal,

A rigor, a famosa precisão dos GPS só nos é apresentada quando estamos nos deslocando em velocidade constante. Não que o GPS não seja internamente preciso em qualquer regime de aceleração (em termos automobilísticos), mas porque a interface gráfica demora um pouquinho para "acompanhar" as mudanças. Atrasos de 1s não são incomuns.

Durante acelerações, é possível que a interface gráfica mostre valores menores que o real, pois apresentará valores atrasados, de quando a velocidade ainda era menor que a atual;

Durante frenagens, é possível que a interface gráfica mostre valores maiores que o real, pois apresentará valores atrasados, de quando a velocidade ainda era maior que a atual. Esses erros costumam ser maiores que os anteriores por que nos automóveis as frenagens tendem a ser mais acentuadas que as acelerações. Durante uma frenagem de 0.5G, por exemplo, um atraso de um segundo no display mostrará velocidade 18km/h acima da real.

Em ambos os casos, a velocidade real do carro é conhecida pelo GPS e é usada para cálculos internos. É apenas o display que pode apresentar atrasos.

Já em velocidade constante, o valor apresentado é a velocidade correta dentro de uma fração de 1km/h, descontados é claro os erros causados por eventual geometria desfavorável de linhas de visada para os satélites (ocasionalmente perceptível pela oscilação da velocidade indicada em torno de 1 a 3km/h, mesmo com o carro parado).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.307 seconds