Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Experiência viagem Brasília - Salvador

Experiência viagem Brasília - Salvador 01 Nov 2010 11:21 #24461

Olá amigos. Resolvi colocar aqui um comentario da última viagem que fiz de Brasília-DF até Salvador-BA.
Tudo ia muito bem até chegar em Planaltina de Goiás, quando a partir daí até perto de Feira de Santana (108 Km de Salvador) o GPS ficou literalmente doido! A rodovia saia toda hora do cursor (uso a seta, não o carrinho), ficava recalculando a rota insistentemente, raramente dizia onde eu estava (umas 03 vezes no máximo). Entrei com os trechos para cálculo da rota como segue: Brasília-Luis Eduardo Magalhães, Luis Eduardo Magalhães-Barreiras, Barreiras-Ibotirama, Ibotirama-Seabra, Seabra-Lençóis, Lençóis-Feira de Santana e finalmente Feira de Santana-Salvador: em todos os trajetos o cálculo de percurso foi reito corretamente, inclusive a quilometragem, mas foi só. Uma sucessão de erros intermináveis de localização das estradas, POI's, policia rodoviária, identificação de radares que não existiam, enfim, uma barbaridade. Como disse, só funcionou em Brasília, e de Feira de Santana para Salvador.
Utilizei iGO 8.4 e o 8.3 (tenho cartão expansãoSDMMC) e ambos deram os mesmos problemas.
Alguém tem alguma explicação para isso?
Alguém já teve a mesma experiência?
  • Kinsons
  • Iniciante
  • Kinsons's Avatar
  • Postagens: 8
  • Registro em: 29/09/2010
    Ult. Visita: 11/03/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 01 Nov 2010 11:31 #24465

Kinsons,

Basicamente seu problema é por conta da péssima qualidade dos mapas disponíveis para nosso país.

Veja aqui:

gpspoint.com.br/foru...abe-onde-esta-#24413
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 01 Nov 2010 11:38 #24466

plot_aqa escreveu:
Kinsons,

Basicamente seu problema é por conta da péssima qualidade dos mapas disponíveis para nosso país.

Veja aqui:

gpspoint.com.br/foru...abe-onde-esta-#24413

Muito obrigado pela resposta plot_aqa.

Tá explicado! Então, praticamente devemos nos limitar a usar o GPS nas Capitais onde moramos ou cidades da região metropolitana.
É o cúmulo!
  • Kinsons
  • Iniciante
  • Kinsons's Avatar

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 01 Nov 2010 11:48 #24467

Infelizmente é uma lástima. Mas, se vc olhar sob o ponto de vista dos fornecedores, isso se explica muito facilmente.

1. O país por si só possui o tamanho quase que da Europa toda, então o trabalho que é necessário para um mapeamento adequado é muito grande, e portanto muito caro.

2. O número de aparelhos vendidos no país ainda é baixo, fazendo com que a receita gerada no Brasil fique pequena, tornando o negócio pouco atrativo.

3. A quantidade de programas piratas é gigantesca. Se eu tivesse que chutar um número, diria que mais de 70% dos aparelhos usam navegadores ou mapas baixados da internet, de forma "informal".

Quando se tem um panorama assim, eu não culpo as empresas por serem mais desleixadas com relação a precisão e qualidade dos nossos mapas.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 01 Nov 2010 21:37 #24571

Kinsons,

Antes de mais nada gostaria que soubesse que não é só na sua região que temos notado irregularidades nos mapas, tampouco as irregularidades restringem-se a estradas em benefício das capitais ou regiões metropolitanas
Também não se martirize achando que há um complô contra nós pobres brasileiros, não é nada disso e sua situação no trecho Brasília / Salvador não é tão pior do que a do carioca que não consegue fazer com que o GPS dirija-no para que siga pela linha amarela
O grande lance não é brincar de quem descobre mais defeitos mas sim aprender a identificar as características de cada ferramenta e em cada situação utilizar a que é mais indicada, como num tabuleiro de xadrez
Se sua intenção é apenas reclamar com o Bispo está registrado seu depoimento. Agora se quer ganhar esse jogo de navegação e encontrar uma maneira de melhorar o resultado do investimento que fez ao adquirir seu GPS, talvez a gente possa ajudá-lo
Não sei qual mapa você tem instalado no seu GPS, só sei que você tem 2 navegadores; também sei que tanto para um quanto para outro existe uma ferramenta chamada MapSwitch... muito prazer
O objetivo desta ferramenta é te dar o poder de trocar de mapa durante a navegação. Na última viagem que fiz entre Santos e Lindóia, lancei mão dessa troca pelo ou menos meia dúzia de vezes na ida e mais outras tantas na volta
Ainda assim, em várias ocasiões enquanto dirigia pela região de Amparo tinha trechos em que a estrada sumia durante alguns quilômetros, porém nas junções, quando uma rodovia se conecta com a outra o mapa sempre estava presente, me indicando qual sentido tomar
É claro que a explicação para tais sumiços é o mapa, não é verdade? Assim como também é claro que a minha e a sua experiência com certeza também é vivenciada diariamente por outros colegas. Então na verdade o cúmulo seria ficar parado com um aparelho desses na mão reclamando
Ao invés disso vamos ajudar você a descobri-lo juntando a experiência de cada um mais a sua. Talvez a gente não chegue à perfeição mas que vamos nos esforçar, isso nós vamos, ok?
Então, já sabe usar o MapChanger? Quais mapas tem aí no seu GPS?

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 01 Nov 2010 22:39 por Sherlock.

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 02 Nov 2010 08:44 #24618

Caro Sherlock,

O objetivo principal do meu post foi contar a experiência com os mapas disponíveis para iGO que não tratam com a devida importância uma estrada federal do porte da BR040, BR324 e outras... por estas estradas que citei, passam toda produção do centro-oeste brasileiro de grãos!
Não foi com tons de queixa, pois sei bem o que acontece com os usuários de GPS brasileiros. Achei que com o tempo, já podia contar com algo maduro no Brasil, mas me enganei redondamente.
Uso GPS em Brasília com o único intuito de me livrar da indústria de multas implantadas por lá, não o utilizo para navegação! Dirijo pelo Brasil há mais de 40 anos, sei muito bem por onde vou/estou!

Mas respondendo às suas perguntas:
MAPAS - Para o navegador versão 8.4.3.115042 (esta baixada aqui no site), tem os mapas BRASIL 9.1 (Tele Atlas) e MAPA BASE 2009.02 (Nima VMAP0).
Para a versão 8.4.2.81333 (esta original do GPS) tem os mapas ARGENTINA 2009.1 (Naviar), BRASIL 9.0 (Tele Atlas) e MAPA BASE 2007.07 (Nima VMAP0).

Ainda não fui apresentado ao MapChanger...

Qualquer ajuda, será muito bem-vinda!
Obrigado por seu empenho!
  • Kinsons
  • Iniciante
  • Kinsons's Avatar

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 07 Nov 2010 17:35 #25915

Caro Sherlock,

Desculpe-me pela demora em dar um retorno.

Achei o botão para trocar de mapas, mas surgiu uma dúvida em sua utilização:

1 - o mapa que tenho atualmente no 8.4 é o BRASIL 9.1 (Tele Atlas) com nome Brasil.fbl
2 - e um dos que você sugeriu é o NavTeq versão (2010.Q2), que ao acessar o local de download, consta também como Brasil.fbl...

Então, como podemos colocar na pasta "map" dois mapas com mesmo nome?
Como o botão de selecionar mapa "sabe" qual selecionar?
O arquivo Basemap.fbl é de cópia obrigatória?
Existe no fórum dicas de como proceder com mapas? Ainda estou meio "verde" no mapa do site.

Grande abraço...Obrigado!
  • Kinsons
  • Iniciante
  • Kinsons's Avatar

Re:Experiência viagem Brasília - Salvador 08 Nov 2010 06:05 #26032

Olá plot_aqa,
1. O país por si só possui o tamanho quase que da Europa toda, então o trabalho que é necessário para um mapeamento adequado é muito grande, e portanto muito caro.

2. O número de aparelhos vendidos no país ainda é baixo, fazendo com que a receita gerada no Brasil fique pequena, tornando o negócio pouco atrativo.

3. A quantidade de programas piratas é gigantesca. Se eu tivesse que chutar um número, diria que mais de 70% dos aparelhos usam navegadores ou mapas baixados da internet, de forma "informal".

Quando se tem um panorama assim, eu não culpo as empresas por serem mais desleixadas com relação a precisão e qualidade dos nossos mapas.
Tudo isso é verdade e inquestionável, mas faltou mencionar uma razão fundamental para nosso atraso na questão da falta de mapas de qualidade. Durante anos, enquanto os países mais adiantados trabalhavam duro para produzir para seus GPS's mapas mais precisos e com maior cobertura, usando mapas de todas as fontes possíveis como órgãos governamentais de geologia e de aviação, prefeituras, etc, o Brasil tratava o assunto como "segurança nacional", impossibilitando a obtençaõ de mapas.

A certa altura o próprio site da Garmin mencionava esse fato, ao oferecer mapas sabidamente imprecisos para o Brasil.

O nosso governo simplesmente boicotou, enquanto pôde, o acesso privado a mapas de qualidade. Até cartas de navegação aérea com certo grau de detalhe (as cartas CAP na escala 1:250000) foram recolhidas, e nem pilotos de avião tiveram mais acesso a elas!

Na década de 90 tentei obter mapas mais ou menos detalhados para usar com meu Garmin 45XL mas descobri que teria de fazer uma exposição de motivos ao Ministério do Exército, explicando com que finalidade eu queria obter mapas do Brasil. Achei que era um pouco demais, e desisti.

Hoje pagamos pela postura burocrática e autoritária daqueles tempos. Os mapas brasileiros para GPS, conhecidos pela péssima qualidade, são resultado direto da decisão espontânea do Brasil de atrasar em uma década o início do desenvolvimento sério deste ramo no país, em nome de sua "segurança nacional".

O que mais me dói é saber que hoje, os generais responsáveis por este equívoco são aposentados, provavelmente desconhecem o que seja um GPS e não têm a menor ideia de quanto, graças a eles, estamos atrasados neste campo.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 08 Nov 2010 06:59 por BrunoBL.

Re: Experiência viagem Brasília - Salvador 27 Dez 2010 23:00 #38806

Olá! Cara, vocês me ajudaram muito a atualizar meu GPS. Já valeu o cadastro! Gostaria de aproveitar e perguntar: COMO ESTÃO AS CONDIÇÕES DA ESTRADA BRASILIA-SALVADOR? Posso viajar? Aguardo. Dá pra fazer um resuminho?
  • carlosfeitoza
  • Iniciante
  • carlosfeitoza's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 28/12/2010
    Ult. Visita: 28/12/2010

Re: Experiência viagem Brasília - Salvador 28 Dez 2010 10:19 #38853

Então, passei pela estrada em outubro, das inúmeras vezes que fiz este trajeto, e estava em muito boas condições... sem qualquer problema.

Recomendo não fazer a viagem de uma uma única vez, pois é extremamente cansativa, pois a parte final da Bahia (Lençóis em diante) é muito perigosa se for trafegada pela noite.

Faça em duas etapas, parando em Ibotirama para dormir, saindo de Brasília umas 07 horas da manhã.

Abasteça sempre que parar, pois há trechos grandes sem qualquer apoio de postos de cobustível. Pare em postos de bandeira!

Atenção para os caminhões, pois trafegam em boa velocidade por causa da pista boa. Atenção redobrada nas serras, pois tem curvas muito acentuadas!

Boa viagem.
  • Kinsons
  • Iniciante
  • Kinsons's Avatar

Re: Experiência viagem Brasília - Salvador 28 Dez 2010 19:09 #38989

Kinsons,

Excelente suporte
Pela iniciativa, popularidade +1

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.285 seconds