Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ??

GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 27 Ago 2010 13:16 #13964

Pessoal,

Gostaria de tirar uma dúvida referente a este caso.

Ficar com o GPS conectado ao isqueiro do carro,vicia a bateria ou não ???

há problema em mante-lo desta forma nas viagens ?

No manual diz para ter cuidado no caso de ao ligar a ignição, haver sobrecarga e isto danificar o GPS, o que acham ?

Teria como haver uma forma de evitar que aconteça esta sobrecarga, e poder manter o GPS conectado ao isqueiro ?

Alguma dica de como aproveitar o GPS em uma viagem inteira sem ficar sem bateria e não correr este risco no desligar e ligar a ignição ?

Agradeço desde já a atenção de todos aqui ! :side:
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
  • Postagens: 16
  • Registro em: 27/08/2010
    Ult. Visita: 02/12/2011
"Gabriela", para onde quero ir, ela me leva.E se eu não obedeço...é a única que não reclama...rs
O tópico foi trancado.

Re: GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 27 Ago 2010 13:28 #13968

SEMSINAL,
Eu tenho 2 gps e eles ficam no minimo umas duas horas direto ligado no isqueiro do carro e quando viajo ele passa praticamente das 8 as 19 hrs ligado direto, nunca tive problema com nenhum deles e acho que a bateria ela não vicia e sim vai ficando velha com o tempo, claro que o importante é dar a carga inicial como manda o manual.
Abraço.
  • Paulo Borba
  • Galeria de Honra
  • Um grande amigo.
  • Paulo Borba's Avatar
  • Postagens: 716
  • Agradecimentos: 80
  • Registro em: 18/01/2010
    Ult. Visita: 02/04/2011
O tópico foi trancado.

Re: GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 27 Ago 2010 13:34 #13971

Obrigado Paulo !

È que fico na dúvida nesta questão do ligar e desligar a ignição, pois o manual fala nisso como se a sobrecarga pudesse danificar.

Bom, como você relatou que usa todo este tempo e desta forma, conto 1 ponto contra o manual :laugh: , espero pra ver se mais alguém tem algo a passar.

Abraços,

Luciano - RS
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
"Gabriela", para onde quero ir, ela me leva.E se eu não obedeço...é a única que não reclama...rs
O tópico foi trancado.

Re: GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 27 Ago 2010 14:20 #13986

Caro colega 'gpseiro' :laugh: ,
eu tb sou novo nesse maravilhoso mundo do gps, e comprei um xing-ling mesmo... MIDI5599, já usei numa viagem de 6h sem problemas, e uso todos os dias num percurso pequeno de +/-30min, e até agora, repito: até agora, não tive problema nenhum.

Acredito que devemos ter o mesmo cuidado que temos com as baterias dos notebooks... pelo menos uma vez por semana é bom deixar ela terminar e recarregar sem usar o aparelho...

Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.

Um abraço.
  • chelottipr
  • Iniciante
  • chelottipr's Avatar
  • Postagens: 9
  • Registro em: 16/08/2010
    Ult. Visita: 01/08/2014
O tópico foi trancado.

Re: GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 27 Ago 2010 14:42 #13991

Obrigado chelottipr !

Bom a dúvida quanto a poder ficar conectado então esta sendo resolvida.Mas quanto a sobrecarga no momento da ingnição ? Isto é fato ? pode acontecer ? tem como evitar ?

desculpe tanto a insistência, mas é que no momento da partida :woohoo: pode ocorrer mesmo isso e com o GPS ligado haveria dano ?

Abraços,

Luciano - RS
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 28 Ago 2010 21:54 #14157

Minha primeira vez em um forum, eu achei o debate interresante, sou tec. em eletronica, e gostaria de acrescentar que toda partida de motor pode gerar picos de corrente eletrica em um circuito eletrico e dependendo onde vá circular a corrente eletrica pode danificar qualquer circuito sensivel a maiores tensões e correntes eletricas, outra coisa importante é o temperatura antes de conectar o carregador , se abateria estiver muito quente devido ao luz solar no para-brisa do carro, isso sim pode diminuir e muito a o tempo de vida util da bateria e pode tambem danficar o circuito eletrico.
  • lecil
  • Iniciante
  • lecil's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 29/08/2010
    Ult. Visita: 29/08/2010
Última Edição: 28 Ago 2010 21:56 por lecil.
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 29 Ago 2010 03:31 #14159

Olá lecil, seja bem vindo ao forum, gostaria de agradecer sua opinião com certeza será util para muita gente.Obrigado
  • Mago Merllim
  • Galeria de Honra
  • ¨Gratidão gera Gratidão¨
  • Mago Merllim's Avatar
  • Postagens: 1558
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 22/04/2010
    Ult. Visita: 06/03/2016
Clique aqui e participe do sorteio de um lindo GPS.
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 29 Ago 2010 11:27 #14189

gostaria de dizer que uso meu gps sempre conectado no isqueiro do carro e nunca tive problemas, a unica coisa que faço é desconectar o cabo do gps ao ligar o carro pois tenho receio de passar algum tipo de corrente ao gps e estragar. sempre faço isso mais não é regra .
  • genivaldo97
  • Intermediário
  • genivaldo97's Avatar
  • Postagens: 85
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 12/07/2010
    Ult. Visita: 27/11/2016
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 29 Ago 2010 16:18 #14223

genivaldo97 escreveu:
gostaria de dizer que uso meu gps sempre conectado no isqueiro do carro e nunca tive problemas, a unica coisa que faço é desconectar o cabo do gps ao ligar o carro pois tenho receio de passar algum tipo de corrente ao gps e estragar. sempre faço isso mais não é regra .

Concordo com o colega genivaldo97, não sou expert, mas pelo pouco que sei, quando ligamos o carro, a bateria é muito exigida, e numa dessas pode ocorrer algum problema com o GPS. Eu ligo o carro, deixo a rotação estabilizar um pouco, e depois plugo o GPS no isqueiro (que aliás só foi usado agora, depois de 2 anos de comprado o carro - se não fosse o GPS nunca seria usado :laugh: )
  • chelottipr
  • Iniciante
  • chelottipr's Avatar
  • Postagens: 9
  • Registro em: 16/08/2010
    Ult. Visita: 01/08/2014
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 30 Ago 2010 08:34 #14314

lecil ,

Obrigado por passar seus conhecimentos, é o que eu tanto esperava.Pois embora não tendo conhecimento, sempre ouvi dizerem que pode ocorrer esta sobrecarga, e em se tratando de um componetente talvez "frágil" a esta instabilidade....fiquei com receio,e ainda mais pelo fato de o manual "avisar"....rs

Mas lecil, vc como é desta àrea, existe a possibilidade de algum método, digamos "aparelho", algo parecido, que possamos deichar o GPS conectado e sem que sofra estas alterações ??

Desde já agradeço a todos aqui pela discussão sobre o assunto, que pode nos levar para uma solução e que possamos nos antecipar a qualquer problema que não damos muita atenção.

Abraços,

Luciano - RS
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 30 Ago 2010 10:08 #14323

Olá Luciano,

A minha experiência é a seguinte:

1. Quanto à carga contínua durante viagens viciar a bateria: Não procede, uma vez que as baterias desses GPS são de polímero de Lítio (LiPo) que não sofrem dese mal. Só as jurássicas níquel-cádmio (Ni-Cd) eram suscetíveis ao efeito memória. O problemas das LiPo é outro: a temperatura, como disse o amigo Lecil, e há casos documentados de explosões em celulares e outros aparelhos. Convém não expor o GPS a temperaturas extremas, como deixa-lo no carro fechado sob sol intenso, mas a operação contínua não é problema.

Já deixei o GPS ligado continuamente em inúmeras viagens RJ-SC, SC-RS, o aparelho já tem uns 3 anos e a bateria está perfeita, com a mesma autonomia de quando era novo.

2. Surto de corrente ao ligar o motor: Pode danificar o equipamento, como disse o Lecil.

Apenas com o objetivo de poder alimentar notebook, celular e GPS durante longas viagens (ao invés de ocupar a saída de de 12V com o GPS), prefiro ligar um inversor 12VCC/110VCA no isqueiro e ligar, em sua saída, uma desses réguas com diversas tomadas, às quais ligo as vária fontes dos equipamentos (respeitando, é claro, a potência do inversor). Pois bem: cada vez que a esposa se esquece de desligar o inversor antes de dar partida no motor, ele se desarma pelas oscilações de tensão no isqueiro no momento da partida, mesmo sem equipamento algum ligado à sua saída.

O ideal é que façamos como nos aviões, no momento da partida: "Rádios e equipamentos: OFF". É bom para os equipamentos, para a bateria e para o próprio motor de partida, dada a menor carga no sistema elétrico.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 30 Ago 2010 10:23 por BrunoBL.
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 30 Ago 2010 12:17 #14348

Olá bruno !

Primeiramente obrigado pela manifestação e colaboração.

Interessante este caso que você usa o inversor, perece bom. Mas como você disse que se ao esquecer ele ligado, ele automaticamente se desarma (aí o caso das oscilações de energia em que se refere o manual, e pede o cuidado)...

então, se ele desarma, não iria afetar o GPS com esta carga, ok ?

Quando usamos um NOBREAK em PC, estamos confiando que ele não deiche oscilar a energia ( no caso que muitos estabilizadores comuns não podemos confiar), e nisso mantem ela estável, sem problemas para o aparelho,certo ?

Este inversor faria o mesmo ?

Todos dizem que mantem o GPS conectado e viajam sem problemas, mas o que me refiro e esta oscilação que ocorre na partida do motor e estando eu com o GPS ligado ( por descuido ou etc...)...

" vários pensamentos e idéias vão surgindo... com certeza algum método para evitar que nossos aparelhos venham algum dia sofrer uma "pane elétrica" devido a isto"...

Valeu, abraços !

Luciano - RS
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 30 Ago 2010 16:00 #14388

Oi, Luciano,

SEMSINAL escreveu:
então, se ele desarma, não iria afetar o GPS com esta carga, ok ?

O problema com transientes é que eles são MUITO rápidos, se estiverem presentes é praticamente certo de eles passaraem antes de dar tempo de a saída ser desligada.

O desejável é que o inversor desligue a saída de forma controlada, mas não sei se é o caso. Na falta desta informação, procuro sempre seguir o caminho mais cauteloso e desligar o inversor antes de dar a partida.

Uma vantagem adicional do uso do inversor nesse aspecto é que os equipamentos não estão diretamente ligados ao sistema de 12V do carro, mas sim às respectivas fontes chaveadas, com uma ampla margem de tensão de entrada (100-240V) que oferecem uma camada adicional de proteção.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
O tópico foi trancado.

Re:GPS CONECTADO AO ISQUEIRO,PROBLEMA ?? 30 Ago 2010 17:55 #14413

brunobl escreveu:
Oi, Luciano,

O desejável é que o inversor desligue a saída de forma controlada, mas não sei se é o caso. Na falta desta informação, procuro sempre seguir o caminho mais cauteloso e desligar o inversor antes de dar a partida.

Òtimo se o inversor controlasse a saída...

Vou dar uma pesquisada sobre este assunto e voltar a postar alguma coisa.O problema é o tempo no trabalho que não deicha,pois certamente os "professores pardais" já devem ter criado algo que proteja desta alteração de energia.

Bato muito neste assunto, devido ao caso do manual informar, e eu mesmo já ter sofrido com a queima de um aparelho DVD portátil que tinha alimentação 12V...depois disso sempre tenho receio deste problema, e agora com o GPS me vem a situação de acontecer por parecer bem mais "frágil".

:blush: Uma pergunta para quem entende : Se fizermos uma outra tomada 12V vindo direto da bateria, sem ligação com a chave,portanto na partida não haveria sobrecarga,ok ? ..não sei se estou certo.

Obrigado Bruno !

Luciano - RS
  • SEMSINAL
  • Iniciante
  • SEMSINAL's Avatar
O tópico foi trancado.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.302 seconds