Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: é possível editar os arquivos de alerta?

é possível editar os arquivos de alerta? 30 Dez 2011 18:45 #115608

Olá a todos, eu gostaria de editar os sons de alerta usando o Audacyti porém após muita pesquisa pelo fórum eu não consigo encontrar os mesmos. No tópico #96584 do capulleto Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la. ele explica como alterar os alertas inclusive citando que "O primeiro bip vem do Data e o segundo vem da Skin", ok, mas o que é o "Data" e o Skin? onde eles estão, são pastas? se forem estão faltando no meu pacote, se não forem pastas o que são e onde estão e como eu exploro o seus conteúdos? quero achar estes arquivos para eu poder copiar, colar em outra pasta, converter com o Format Factory , editar com o Audacyti, reconverter com o Format Factory e colar de volta no mesmo local substituindo o original por este personalizado. Agradeço antecipadamente a todos aqueles que puderem me ajudar. Um Feliz Ano Novo a todos do GPSPoint.
  • raurosan
  • Iniciante
  • raurosan's Avatar
  • Postagens: 39
  • Agradecimentos: 78
  • Registro em: 18/12/2011
    Ult. Visita: 27/09/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 30 Dez 2011 18:55 #115610

Raurosan!

As pastas DATA e skin estão, respectivamente, em Amigo/DATA e Amigo/content/skin.
Para editá-las precisará de um programinha denominado GROConvert.
Pesquisa que encontrará facilmente.
Sobre editar os sons, tome cuidado para que as alterações não afetem o desempenho do Software.

Abraço.

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 31 Dez 2011 03:05 #115700

Graaande Ping. Muito obrigado valew mesmo, já baixei o programa e depois com calma vou trabalhando para editar os sons aumentando os respectivos volumes, isto é, caso eles estejam gravados com alguns db abaixo do zero, caso eles estejam normais eu terei que voltar ao apelo no fórum para saber se existe configuração dos volumes através do arquivo .sys.
Obrigado mesmo Ping
Até
  • raurosan
  • Iniciante
  • raurosan's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 31 Dez 2011 08:38 #115710

Bom dia raurosan,

Há arquivos de áudio no data.zip (que no caso do iGO Amigo é o data.gro como disse o Ping) e nos arquivos das skins. O data.zip (ou data.gro) fica na pasta-raiz dos navegadores iGO. Já as skins (extensões da interface gráfica dos navegadores, que aumentam muito sua funcionalidade) ficam na pasta ..\content\skin dos iGOs, e são também arquivos compactados (.zip para a maioria dos iGOs, .gro para o iGO Amigo). Dependendo de qual navegado você usa e qual skin está ativa, pode ser que diversos sons do data.zip(gro) ou da skin sejam utilizados.

Se você tem familiaridade com o Audacity, Sony Sound Forge e outros editores do gênero, pode usa-los para personalizar, se quiser, os sons.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: raurosan

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 31 Dez 2011 10:04 #115728

Especificamente no meu caso, aumentei o volume dos arquivos *.wav da pasta:
Amigo/Audio/ES/voice_female. Estavam muito baixos em relação a outros.
Aumentei 200% com o Format Factory.

[]s.
  • Helio32
  • Iniciante
  • Helio32's Avatar
  • Postagens: 26
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 23/06/2011
    Ult. Visita: 25/10/2014

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 31 Dez 2011 10:25 #115730

Helio32!

Olá, Amigo!

Poderia disponibilizar os arquivos para testes?
Uma boa dica seria o Megaupload para upar e depois deixar o link aqui neste Tópico.
Cuidado para não deixar o link visível; utilize a ferramenta de ocultar existente na barra de ferramentas acima da caixa de diálogo.

Abraço

Ping
  • Ping
  • Colaborador
  • Aprender e compartilhar
  • Ping's Avatar
  • Postagens: 2115
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 26/12/2010
    Ult. Visita: 30/07/2016

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 31 Dez 2011 10:40 #115734

Dá para fazer outras coisas, também. Já alterei o tipo de "bip, bip, bip" de alerta de radar, e alterei também a voz de alguns alertas de radar de um pacote baixado, onde algumas falas eram gravadas por uma voz feminina (real) que evidentemente não era uma locutora e destoava completamente dos demais alertas do pacote. Fiz a Gabriela narrar novamente aqueles trechos, capturei como Sony Sound Forge, substituindo os respectivos arquivo de som.

Certa vez baixei uma música demo no site de um cantor famoso, que por ser demo era disponibilizada apenas em mono. Com o Sound Forge, copiei a trilha para o outro canal e atrasei em poucos milissegundos o som em relação ao canal original. Houve uma nítida separação entre os canais (sem ficar incômodo), dando uma excelente simulação de gravação estéreo.

Assim como os editores gráficos, os de áudio também são bem interessantes e dá para fazer muita coisa com eles.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 02 Jan 2012 06:09 #116028

Bruno parece que vc manja bastante destes bichinhos e vc disse que conseguiu alterar inclusive os "bips bips" do alerta de radar, pois bem eu estou usando a skim DJ Simples vc tem idéia de onde eu os encontro? e a voz TTS isso é algum tipo de arquivo que se possa mexer com facilildade? Desculpa a bateria de perguntas mas quando eu pego um "brinquedinho novo mexivel" eu fico "louco" querendo descobrir tudo, he he he...
Abraços e Feliz Ano Novo !
  • raurosan
  • Iniciante
  • raurosan's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 02 Jan 2012 10:00 #116047

Bom dia raurosan,

Não conheço bem o Amigo, mas descompactando a skin DJ.Amigo_v3.2.1_day.gro, por exemplo (localizada na pasta ..\content\skin do Amigo, e depois de já te-la convertido para ZIP com o GroConverter), você verá uma pasta "audio" com muitos arquivos .wav. No exemplo específico, um deles (!radar.wav) é um dos arquivos gravados pela voz que destoa das locuções do restante do navegador, mencionado anteriormente. Este é um ótimo exemplo de candidato à substituição pela voz da Gabriela ou Raquel.

As vozes TTS não são editáveis no sentido de mexer diretamente no arquivo de áudio. Ou melhor, até são, uma vez que forem gravadas. Nos navegadores, o TTS (Text-To-Speech) é um sistema de voz sintetizada, que "fala" qualquer coisa que estiver escrita em texto. Assim, o navegador monta dinamicamente um texto qualquer (um string de caracteres que faça algum sentido para nós) e a voz TTS faz a locução do texto. É por isso que apenas as vozes TTS podem narrar os nomes das ruas: seria inviável ter aquivos gravados com todos os nomes de ruas do Brasil, então o navegador lê do mapa o nome da rua em questão, e o sistema TTS narra o nome, sintetizando o áudio em tempo real.

No caso dos radares, o esquema variará em função do navegador e da skin que estiver usando. O Primo é um exemplo de um mesmo navegador usar dois processos distintos em função da skin ativada no momento: se a skin Gurjon estiver em uso, você pode editar diretamente no arquivo sys.txt as locuções desejadas para os alertas, e quando for o momento, o navegador "lerá" deste arquivo o texto apropriado para o alerta específico. No pedágio você pode dizer algo como "Pedágio à frente, prepare o troco", no cruzamento de linha férrea pode dizer o famoso "Passagem em nível. Pare, olhe, escute", etc. Ainda no Primo, com a skin Dimka o esquema é inteiramente diferente. Esta usa arquivos de locução pré-gravados mencionados anteriormente, com a chamada de cada arquivo no momento adequado. Como são áudios pré-gravados, você pode optar por usar uma pessoa para fazer as locuções (como foi o caso de alguns dos alertas já mencionados) ou um programa TTS para sintetizar os trechos que você quiser, e depois salvar os arquivos com os nomes corretos, nos lugares certos. Se quiser experimentar com TTS, pode usar o TextToWav, o TextAloud e outros. Se quiser experimentar sem instalar nada em seu computador, veja a página demo do oddcast.com.

Feliz Ano Novo para você também!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 02 Jan 2012 10:56 #116056

Nossa Bruno valew pela aula, deu prá perceber que vai dar um trabalhinho legal para fazer o que eu estava pensando, acho melhor eu deixar quieto, he he he..., só mais uma coisa, o arquivo de áudio que eu regravei deixei no nível -0,1 db, ou seja, quase distorcendo e está perfeito para ouvir em qualquer tocador porém no GPS o som fica muito baixo em relação aos outros (bips e aos TTS), então eu acho que deve ter uma configuração interna tipo no sys mas não faço idéia onde mexer pois este programa trabalha com uma quantidade enorme de arquivos com parâmetros bem similares e não muito claros então fica muito difícil saber onde mexer, será que vc pode dar esta última "aulinha" pro mais velho da classe? rs.
Obrigado, desculpa eu prometo não te encher mais falow?
Abraços
  • raurosan
  • Iniciante
  • raurosan's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 02 Jan 2012 16:52 #116180

Salve, raurosan,

Frequentemente faço a normalização até um pouco mais agressiva, a -0.01db. Mas isso depende do áudio específico e do tipo de limite que você usa: no Sound Forge, por exemplo, temos a opção de aplicar uma normalização em relação aos picos ou ao valor médio (RMS) do áudio. Se aplicar aos picos e se houver um pico de volume por mais curto que seja, muito acima da média do restante do arquivo, este será usado como referência, e o volume geral do áudio não será elevado até onde poderia ser, se aquele pico não fosse tão alto. Esta é uma possível explicação do volume parecer baixo, apesar de normalizado a -0.1db. Se for este o caso, você tem algumas opções: procurar no áudio o valor do pico mais alto e manualmente baixa-lo, reduzindo assim a referência de "máximo" do volume (o que aumenta o volume global do áudio), ou aplicar a normalização usando a opção RMS ao invés de pico. Se usar este método, cuidado para não passar do ponto e ficar com a pronúncia exagerada dos "ssssss" e outros ruídos e distorções. Pessoalmente, prefiro o primeiro método. Outra dica no caso de sons estéreo é normalizar separadamente os canais direito e esquerdo.

Pode ser também que as opções do próprio iGO estejam definidas para reproduzir o volume da locução um pouco abaixo dos demais volumes. Já deu uma olhada nesta possibilidade? Não sei se alguma skin do Amigo oferece esta possibilidade mas vale a pena conferir.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: é possível editar os arquivos de alerta? 04 Jan 2012 00:20 #116538

Fala Bruno.
Gostei da dica de verificar os picos eu tinha esquecido, quanto ao volume da voz TTS não existe opção de volume, aliás em ambas as Skin DJ só existe uma opção de volume que é geral e fica numa barrinha à direita quando se clica na mãozinha azul, eu até estranhei porque até no fraco Sygic existe opção independente de volume para cada tipo de alerta, enfim.... cada um, cada um, eu acho que deve existir uma opção de volume pelo SYS mas as informações contidas nele não são muito claras e não dá prá ficar mexendo no escuro né?, eu já "melequei" umas 6 vezes este IGO e tive que recolocar tudo do zero no cartão, e o pior sem conseguir entender nada, pois para poder entender o que cada comando faz eu teria que mudar e testar, iria pelo erro e acerto entende? mas isso só seria possível se eu tivesse um note book e levasse ele pro carro comigo, aí e podia ficar andando e mexendo acontece que ainda não tenho um notebook, ts ts ts...
Abraços e te cuida garoto !
  • raurosan
  • Iniciante
  • raurosan's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.279 seconds