Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Instalar Navegador IGO no Garmin

Instalar Navegador IGO no Garmin 04 Out 2011 22:27 #96922

Sou iniciante aqui neste fórum, sexo masculino, e desde já explico ter escolhido esse nick porque tentei "n" vezes outros nomes e já estavam sendo utilizados, ai para não colocar underline ou números coloquei o nome de um carro que para mim é o melhor dos nacionais.
Eu tenho um gps chinês com Windows CE 5.0 e tres navegadores instalados, entre eles o IGO; comprei um Garmin nuvi 265W e estou pesquisando e tentando instalar o IGO desde que chegou.
Tenho lido e pesquisado muito sobre esse procedimento mas parece que até o momento ninguém consegui ou até se interessou nisso. Alguns até afirmam ser o sistema operacional dele baseado no Linux, mas seja qual for o sistema operacional é realmente impossível esse processo?
Já que temos acesso via USB da memória interna do aparelho, poderia ser tudo apagado e copiado o windows ce para sua memória. Seria um gps internamente semelhante a um computador onde necessitariamos de drivers especificos para cada função tipo vídeo, som e demais aplicativos que contém, dai a razão de não ser possível a troca de sistema operacional? Mas seria então possível instalar esses navegadores em um cartão SD.
O que dá para ser feito?
  • Astra
  • Iniciante
  • Astra's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 05/10/2011
    Ult. Visita: 05/10/2011
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Instalar Navegador IGO no Garmin 05 Out 2011 08:00 #96961

Bem-vindo ao fórum, Astra.

Os navegadores da família iGO rodam sob o sistema operacional Windows CE, e os nüvi usam sistema operacional diferente. Outros aparelhos Garmin, como o nüvi 295W, os nüvi das séries 5xx, 8xx e 9xx, os nuvifones e outros, sabidamente rodam Linux. Não estou certo se é este o caso do nüvi 265w, mas certamente seu sistema operacional não é o WinCE.

Não é possível rodar diretamente um programa feito para um sistema operacional em outro (como o Word num Mac, o Photoshop para Mac num PC ou o iGO num Garmin),e as dificuldades vão além da simples instalação de drivers. Para exemplificar, quando os programadores precisam usar a porta de comunicação (ou desenhar algo na tela, ou tocar um som, etc) ao invés de escreverem rotinas para instruir o processador a fazer isso diretamente, fazem chamadas para funções já prontas do sistema operacional. Como o iGO foi escrito para WinCE, espera encontrar disponíveis as funções (juntamente com suas convenções de chamada, etc) deste ambiente, e não as encontrando, não rodará diretamente em outro sistema operacional.

Normalmente um sistema operacional sequer reconhece como um programa executável um programa escrito para outro.

Vejo apenas dois cenários onde o iGo poderia rodar nos Garmins:

1. Se a NavNGo recompilar o iGO para o sistema operacional dos Garmin (como aliás já fez para iPhone, e como a própria Garmin já fez com a versão XT de seu navegador, que roda em WinCE); ou

2. Se a Garmin fizer um emulador que rode programas feitos para WinCE em seus aparelhos, à semelhança dos emuladores que rodam programas para WinCE e outros sistemas operacionais num PC com Windows.

A primeira hipótese depende de interesses comerciais, e a segunda, embora pareca em princípio viável, tem um empecilho grave: os navegadores, mesmo rodando nativamente sob o sistema operacional para o qual foram projetados, usam o hardware dos GPSs até seu limite de desempenho. Ter uma máquina virtual sob outro sistema operacional e ainda por cima executando um navegador que espera usar "tudo que tem direito" em termos de desempenho do GPS (como tipicamente fazem os iGOs) é inviável com o o hardware dos nossos GPSs atuais.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

• Página:
  • 1
Time to create page: 0.279 seconds