Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Altímetro no GPS

Altímetro no GPS 15 Jun 2016 23:44 #260745

Pessoal,

Tenho um Nuvi 1300 e costumo andar de bike com ele para registrar meu tracklog.
Comecei a usar o aplicativo Strava no meu celular , para tambem registrar as minhas pedaladas, como sendo um backup.
Acontece que comparando as altitudes registradas, por exemplo, aqui na porta da minha casa, o Garmin registrou 850m e o Strava 810m.
E comparando com a altitude do Google Earth, que deu 808m, o Strava (app do celular) esta o mais próximo.
O Aplicatico Strava sempre marca a mesma altitude, 810m. Já o Garmin marca 850m, as vezes 865m, outras vezes 870m, etc...
Detalhe: Moro aqui na região da Av.Paulista.
Porque essa diferença tão grande ?
Preciso calibrar o altimetro do meu Garmin ?
Não entendi o que acontece.
Se alguem puder me explicar, agradeço.
  • Christian75
  • Iniciante
  • Christian75's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 11/06/2016
    Ult. Visita: 15/08/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Altímetro no GPS 16 Jun 2016 09:05 #260755

Bem-vindo ao fórum, Christian75,

Diferentemente daqueles modelos de GPS "de aventura" que tem altímetro barométrico, a precisão de posicionamento vertical de nossos GPSs automotivos é bem sofrível mesmo. A especificação do erro vertical é de 1.5X o erro horizontal que ocorrer no momento, o que pode resultar em erros bem significativos de altitude. Não conheço o Strava, mas se ele indica sempre a mesma altitude, sem jamais variar, pode ser que ele não calcule a posição vertical mas busque diretamente do modelo DEM. Infelizmente não há o que ajustar nos GPSs (não barométricos) para melhorar a precisão de altitude. Sua indicação é resultado de cálculos em função da geometria (direções aparenmtes) dos satélites GPS no momento do cálculo do posicionamento.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Altímetro no GPS 16 Jun 2016 20:40 #260782

Bruno,
Obrigado pela explicação.
Então posso chegar a conclusão que, diante destes fatos, erros tambem podem ocorrer com a velocidade e com a distância registradas ?
Porque o tracklog do Garmin já registrou uma velocidade de 72 Km/h, em um determinado ponto da rota, em que se tratava de uma rua,que eu provavelmente não passei dos 15km/h, porque era uma leve subida.
  • Christian75
  • Iniciante
  • Christian75's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 11/06/2016
    Ult. Visita: 15/08/2016

Altímetro no GPS 18 Jun 2016 18:04 #260836

Cristian, o erro de posicionamento é em geral dentro de 10m. Digo "em geral" por que em condições ideais, sem obstáculos para o céu, o erro é de até 10m 95% do tempo - o que significa que 5% do tempo, o erro pode ser maior, mesmo sob céu aberto. Mas na prática, pode-se considerar os 10m como um erro bem comum, não raro é até menor do que isso. Já a velocidade calculada pelo GPS é extremamente precisa, dentro de uma fração de um km/h. A pegadinha é que como nossos GPSs automotivos costumam ter alguma limitação no desempenho gráfico, se a velocidade estiver variando, pode ser que o aparelho mostre velocidades atrasadas embora internamente a velocidade calculada esteja correta. Numa freada, por exemplo, você pode já ter parado e o GPS ainda está mostrando uns poucos km/h, ou numa aceleração ele pode mostrar a velocidade um pouco abaixo da real. Não tem muito como contornar isso - mas em velocidade constante ele é extremamente preciso, muito mais que o velocímetro do seu carro.

O enorme erro que você registrou, de 15km/h para 72km/h, provavelmente significa que você estava em algum local com obstáculos como árvores, casas ou prédios com possibilidade de reflexões que podem bagunçar o sinal, e/ou a geometria (a "disposição" dos satélites em relação a você, no céu) não estava das melhores naquele momento.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.253 seconds