Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT?

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 00:57 #193402

Pessoal, nada entendo sobre GPS. Só não arranquei os cabelos tentando escolher um, porque já sou careca!
Vamos lá: depois de muito pesquisar preços e modelos, pensei em comprar um Garmin Nüvi 50LM, devido à tela de 5" e à atualização gratuita de mapas. Então encontrei este fórum (verdadeira enciclopédia sobre GPS) e descobri a existência de aparelhos GPS com informação de tráfego, o que me levou a cogitar a aquisição do Garmin Nüvi 2415LT, apesar da tela de 4,3”, já que o 2565LT não calcula rotas alternativas ao congestionamento e o 3560LT não cabe no meu bol$o.
Minhas dúvidas principais são:
A função TMC realmente funciona, justificando a aquisição de um GPS LT em vez de um LM? Se afirmativo, como fica tal função nos mapas Tracksource? Funciona plenamente? Moro no interior do Estado do Rio de Janeiro, mas às vezes vou à Capital e ainda este ano pretendo conhecer BH (cidade também listada como abrangida pela informação de tráfego).
Outra dúvida: qualquer GPS automotivo pode ser usado a pé?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
  • Perdido Na Estrada's Avatar
  • Postagens: 25
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 13/05/2013
    Ult. Visita: 15/10/2016
Garmin Nüvi 2565LT
Última Edição: 29 Mai 2013 00:05 por Perdido Na Estrada.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 06:27 #193406

Bom dia,

Nunca usei a função de TMC, então não posso ajudar muito nesse quesito. Mas se você mora no interior, há que saber se as radiodifusoras de FM locais transmitem as informações de TMC. Que eu saiba, isso é transmitido via FM e depende de emissoras participantes. Em suas viagens a centros maiores o serviço estará disponível. Quanto a mapas, eu não ficaria muito impressionado com os "LM" vitalícios no caso do Brasil, uma vez que estamos bem servidos pelo excelente e grátis Projeto TrackSource.

Já o uso pedestre é perfeitamente possível sim, Você deve nesse caso apenas se lembrar configurar o GPS para tal, para que ele deixe de considerar as mãos de direção das vias ao sugerir trajetos (e claro, lembrar de configurar novamente para "automóvel" antes de voltar a usa-lo em seu carro para não entrar por alguma contra-mão). No caso do uso pedestre, vale conferir a autonomia da bateria, que costuma não ser grande coisa nos GPSs automotivos. Meu GPSX3 WF99 tem uma hora ou menos de autonomia e por isso não é muito bom para o uso pedestre. Já meu Garmin 96C tem mais de quarenta horas de autonomia na bateria (duas pilhas AA alcalinas) e mesmo quando o usava no carro, dificilmente o ligava aos 12V.

EDIT - No caso do uso pedestre, outro ponto a considerar é a visibilidade do display. Muitos GPSs têm o contraste muito ruim quando sob forte iluminação, chagando a inviabilizar o uso sob sol direto. Não deixe de conferir isso no GPS pretendido antes da compra, se o uso pedestre for importante. Meu Garmin 96C, por exemplo, tem o display sensacional, sendo tão visível sob o sol direto quanto à noite. Mas não é um GPS próprio para automóveis (embora tenha um modo "automóvel" e faça roteamento em ruas, etc).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 03/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 15 Mai 2013 06:41 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Perdido Na Estrada

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 09:14 #193412

Perdido na Estrada,

Complementando a informação do colega BrunoBL, a função de informação de tráfego não funciona com o mapa TRC, apenas com o mapa CNBR/NT original. Outro detalhe é que o navegador do 2415 LT é mais moderno do que o 50 LM.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
  • Postagens: 900
  • Agradecimentos: 279
  • Registro em: 14/01/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
ET.

Garmin zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC/COCAR
CM M1 + Primo Android by Xamanian/Navitel/7Ways/Waze
Aquarius 2 Rodas + GMXT/PRIMO
DM do Projeto Tracksource - Interior de Minas Gerais
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, Sherlock, Perdido Na Estrada

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 10:18 #193414

Salve ET,
"a função de informação de tráfego não funciona com o mapa TRC, apenas com o mapa CNBR/NT original"

Importantíssimo detalhe, deve ser levado em conta por quem busca TMC no Brasil. Obrigado pelo esclarecimento.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 10:40 #193416

ET

Se não tivesse sido você a esclarecer este "detalhe" eu ia dizer que era impossível o TMC não funcionar com o mapa TRC, afinal o que é que têm a ver uma coisa com a outra ?

Faço coro ao Bruno : obrigado pelo importantíssimo esclarecimento !

:oks

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 15:37 #193441

Boa tarde, BrunoBL, ET e Sherlock. De antemão, agradeço aos três pelas respostas.
Com certeza pretendo usar os mapas do Projeto Tracksource no GPS, pois, pelas postagens no fórum, percebi que estes superam os originais. Fica a seguinte dúvida: se o TMC não funciona nos mapas Tracksource, seu uso não fica prejudicado se os mapas originais estiverem desatualizados? Como eu faria nesse caso?
Tive dúvidas sobre se qualquer GPS veicular pode ser usado a pé, pois quando pesquisei vários modelos não encontrei tal informação e além disso, no quadro de especificações da Garmin, consta que o 2415LT tem função pedestre aprimorada e o 50LM não.
Em vista da função pedestre aprimorada, pode ser que a tela do 2415LT tenha contraste melhor, portato parece que pra encontrar uma rua enquanto ando, ele ganha a briga contra o 50LM, já que a função pedestre é aprimorada e sua bateria dura, em tese, meia hora a mais (2,5h).
Por fim, entendi que ainda que eu não use o TMC, o Garmin Nüvi 2415LT é mais vantajoso, pois seu navegador é mais moderno. É isso mesmo?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 16:51 #193448

O nuvi 50 é um modelo de entrada da Garmin. É o básico do básico.
Chega até ser injusto comparar o 2415LT com ele. Se o $$$ não for problema, nem tem o que pensar.

Se não tivesse sido você a esclarecer este "detalhe" eu ia dizer que era impossível o TMC não funcionar com o mapa TRC, afinal o que é que têm a ver uma coisa com a outra ?
Complementando...
Os mapas CN possuem certas tags (ainda desconhecidas pelo pessoal do Tracksource) que contém informações relativas não só ao TMC, como também para o Lane Assist e para o JCV.
Se repararem, estas funções também não funcionam com os mapas do TRC.
Pra quem quer usar o TMC, o L.A. e/ou o JCV, é imprescindível o mapa City Navigator.
Abs
  • pu2tki
  • Intermediário
  • pu2tki's Avatar
  • Postagens: 84
  • Agradecimentos: 28
  • Registro em: 11/03/2012
    Ult. Visita: 01/06/2015
Alexandre C. Leite (acleite)
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Última Edição: 15 Mai 2013 16:54 por pu2tki.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 21:21 #193456

Amigos,

Como disse o amigo pu2tki acima, as limitações dos mapas do Projeto Tracksource, a grosso modo, decorrem da utilização do compilador cGPSmapper (usado atualmente) que não consegue interpretar os códigos da Garmin para ativação destas funções. Recentemente o Projeto tentou adquirir da Garmin uma versão do compilador oficial, porém em virtude do contrato dela com a empresa brasileira Multispectral, provedora do mapa Autoguia, a Garmin não aceitou a proposta. Apesar dessas limitações, os mapas produzidos pelos voluntários do Tracksource são conhecidos pela qualidade das informações de POIs, alinhamentos das estradas e cidades mapeadas. Infelizmente como a evolução dele depende de contribuições de informações dos usuários aos DM (Desenvolvedores Municipais), muitas cidades ficam sem evolução. Está em estudos na Administração do Projeto um navegador free para rodar em diversas plataformas (IOS, Android, Wince, etc) com os mapas TRC. Acreditamos que será uma revolução no TRC pois poderemos contar com muitos mais usuários/colaboradores para desenvolvimento dos mapas. Conheçam mais do Projeto Tracksource:
www.tracksource.org.br/
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello, Perdido Na Estrada

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 15 Mai 2013 23:05 #193466

Na resposta anterior esqueci de mencionar que as emissoras FM da minha região não têm o serviço de informação de tráfego.
Pelo visto estou comparando um carro 1.0 com alguns opcionais a um 2.0 completo (mesmo que este não seja o melhor da montadora). Como eu disse: nada entendo de GPS; vários termos que li em outros tópicos são "grego" pra mim, acho que só vou entendê-los depois que eu tiver o meu. As respostas me levam a uma conclusão: mais um Garmim Nüvi 2415LT saindo da prateleira! Assim que eu estiver com o brinquedo em mãos, postarei aqui.

Valeu mesmo! Agradeço a todos os que responderam e me ajudaram a decidir.

P.S.: Tô sofrendo agora com meu Flamengo na Copa do Brasil! Alguém indica um GPS pra os caras acharem o caminho do gol?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT
Última Edição: 15 Mai 2013 23:35 por Perdido Na Estrada. Razão: Texto incompleto.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 16 Mai 2013 13:37 #193513

ET escreveu:
Amigos,
... Está em estudos na Administração do Projeto um navegador free para rodar em diversas plataformas (IOS, Android, Wince, etc) com os mapas TRC. Acreditamos que será uma revolução no TRC pois poderemos contar com muitos mais usuários/colaboradores para desenvolvimento dos mapas. Conheçam mais do Projeto Tracksource:
www.tracksource.org.br/

ET,

Sensacional essa notícia! Aguardo ansioso e no que puder ajudar, será um prazer.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3195
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 30/11/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 16 Mai 2013 17:47 #193543

Boa noticia ET,

já vou ser voluntario também nesse projeto.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 16 Mai 2013 21:56 #193567

ET, ainda sou calouro, mas no que eu puder ajudar no Projeto Tracksource, tô dentro. Acessei o link que você postou pra conhecer o projeto e saber como colaborar. Comprei o Garmin Nüvi 2415LT hoje e estou aguardando a entrega. Com certeza quando eu começar a usá-lo, as idéias vão clarear e saberei como participar.

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 04 Jun 2013 14:34 #194976

Olá amigos, estou interessado em comprar um Garmin, e gostaria de saber se todos os modelos atuais vem com alerta de radares. E qual modelo tem melhor desempenho ou é melhor. Agradeço pelas informações.
  • Alceu Paim
  • Iniciante
  • Alceu Paim's Avatar
  • Postagens: 3
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 05/07/2011
    Ult. Visita: 18/06/2013

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 05 Jun 2013 18:58 #195081

Eu tenho um 50LM e comprei Garmin por conta do rápido recalculo.
Isso não acontece no 50LM. É lento pacas. Vou tentar algum reset ou alguma atualização do firmware pra ver se ajuda.
Sou do Rio e estive em Campinas nesse final de semana. Me deixou na mão várias vezes. Vc entra em uma rua errada, depois em outra e ele nada de recalcular. Aí vc para o carro e ele para tb.

Já estou atrás de outro.
Uso o mapa original e o tracksource. Isso aconteceu com os dois.
Sem contar que do nada o mapa ficava oscilando na tela.
Estava nublado, mas não sei se isso ajuda.

Na estrada devo ter tomado uma multa porque ele avisou em cima, não deu tempo de segurar..

Já quero outro. O principal é o recalculo em velocidade da luz e se tiver esse lance de tráfego tb será bem vindo.
Alguma indicação???

Abraços
Alexandre
  • aqcortez
  • Iniciante
  • aqcortez's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 25/05/2012
    Ult. Visita: 02/12/2014

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 05 Jun 2013 23:11 #195107

aqcortez,

O meu 3560 LT deu o mesmo problema que você relata. Tirei alguns prints das telas onde ocorreram os problemas e enviei para a Garmin. Me pediram para mandar o aparelho para assistência e o mesmo foi trocado por um novo. Se o seu está na garantia faça o mesmo. Apesar de mais simples o nuvi 50 LM é um bom aparelho.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 06 Jun 2013 11:53 #195128

ET, vc se refere a demora em recalcular, na demora da tela em rotacionar, da tela ficar oscilando do nada ou da falta de sincronismo da voz com o que mostra na tela em alguns momentos?
O que ocorria com o seu especificamente?

Obrigado pela atenção.
  • aqcortez
  • Iniciante
  • aqcortez's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 25/05/2012
    Ult. Visita: 02/12/2014
Última Edição: 06 Jun 2013 12:01 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 06 Jun 2013 16:03 #195151

O meu problema foi exatamente este de entrar errado em alguma rua e o GPS não efetuar recálculo. O "carrinho" anda no local correto, porém não há o recálculo das rotas como deveria. Veja aqui:

http://imageshack.us/g/1/10182907/
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Última Edição: 06 Jun 2013 16:06 por ET.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 23 Jul 2013 08:25 #198178

Salve, galera! Recebi o meu GPS Nüvi 2415LT há 2 meses, mas demorei a postar. Foi mal!
Logo de cara já encontrei um problema: quando digito o número da minha casa (que é ímpar) pra registrar o endereço, ele muda para o número par imediatamente anterior, o qual nem sequer existe! Resultado: baseado na mão de trânsito, segundo o GPS minha casa fica à esquerda da rua, quando na verdade fica à direita. Acessei o site da Navteq e descobri que os números de porta de toda a minha rua, não apenas do meu quarteirão, estão errados e o maior número ímpar apresentado é bem menor do que o número da minha casa. Já mandei reclamações e relatórios pra Navteq. Fiz algumas experiências por aqui e, em alguns casos, houve indicação de trajetos mais longos do que os ideais. Na maioria das vezes em que não obedeci à rota indicada, seja propositadamente pra avaliar o recálculo, seja por perceber que a rota não era a ideal, o recálculo foi rápido. Em poucas situações houve demora.
Como eu só fiz uma viagem depois de receber o GPS, não fiz muito uso dele e, visto que era domingo, não me lembrei de experimentar a função tráfego no Rio. Na estrada houve indicação precisa de todos os radares que conheço, mas ele insistia em indicar uma rota na qual eu passaria por pontos nada seguros e que, obviamente, eu evito. Se eu não conhecesse o caminho de cor e fosse seguir o GPS cegamente, teria me lascado! É como já disseram sabiamente aqui no fórum: é preciso buscar informações na Internet e consultar mapas pra evitarmos lugares perigosos.
Enfim resolvi usá-lo pra me indicar o caminho pro serviço (eu trabalho numa cidade vizinha), a fim de avaliar os erros e acertos. Se eu fosse um novato e, portanto, desconhecesse o caminho, teria embarcado numa furada, pois ele indica a entrada em uma rua anterior à rua correta e ainda manda fazer contramão na rua seguinte. Quando subo o viaduto que dá acesso à rua onde fica meu local de trabalho, o GPS se perde e não mostra mais nada.
Com o mapa Tracksource 13.07 também tive algumas dificuldades no trajeto para o trabalho, porém, quando acabo de descer o referido viaduto, o GPS volta a indicar o caminho certo. Logo assim que saio de casa, com o referido mapa, o GPS me indica entrar na contramão numa rua ao final da minha. Na volta pra casa ele me manda sair da via principal (caminho que devo seguir sem desvio), fazer uma conversão proibida, que, mesmo que não o fosse, só serviria pra atrasar, pra depois acessar outra via que leva à ponte que devo atravessar.
No mapa Tracksource o nome da minha rua está incorreto, assim como os de algumas outras ruas da vizinhança e de outros bairros por onde já passei. Estou digitando uma lista no Excel mostrando os nomes incorretos e suas devidas retificações, além da velocidade máxima das vias, já que na maioria o GPS não indica o limite. Isso já ajuda?
Como mencionei há indicação de passagens em contramão e eu não sei como ajudar a retificar tal problema. Como faço pra gravar rotas no Nüvi 2415LT? Quero colaborar com o Projeto Tracksource.

Um abraço!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 23 Jul 2013 09:33 #198182

Ainda quanto à gravação de rotas tenho uma dúvida: como faço com vias extensas que vão mudando de nome? Conheço 2 vias em um único bairro que começam com um nome e que depois de longos trechos mudam de nome mais de uma vez. Enfim, uma via tem 4 nomes diferentes ao longo de sua extensão e a outra, 5 nomes. Isso não é mostrado nem no mapa Tracksource nem no NAVTEQ. Aliás, no NAVTEQ ocorre uma mistura dos nomes (o sobrenome de uma via está lançado como sobrenome de outra). Como registro essas vias?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT
Última Edição: 23 Jul 2013 09:37 por Perdido Na Estrada.

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 23 Jul 2013 10:03 #198183

Perdido Na Estrada,

Vou tentar te ajudar:

1º - A gravação de tracks no nuvi é feita clicando no campo da velocidade. No computador de bordo clicar e segurar no campo da velocidade. Levar o cursor para "Diagnostic Logging">"start recording">GPX> 03 barrinhas>Start. Vai aparecer no visor um botão "stop" que indica que está havendo gravação. Os arquivos .gpx são colhidos dentro de uma pasta Logs>GPX.

2º - Todos os erros do TRC são simples de corrigir, bastando apenas gravar o track do local e enviar ao DM do projeto. Caso queira visualizar o desenho, nomes de ruas e sentidos das ruas o ideal é baixar o Trackmaker free + o mapa TRC_GTM no PC. Além de ver os locais é neste programa que usamos para reportar.

Se precisar de orientações posso te ajudar.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: NNunes, Perdido Na Estrada

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 23 Jul 2013 21:42 #198229

Boa noite, ET. Obrigado pelas dicas.
Segui suas orientações e vi como gravar (sozinho eu jamais descobriria), amanhã quando for trabalhar gravarei o trajeto. Quanto ao Trackmaker e o mapa TRC_GTM, acabei de baixá-los e tentarei fazer as retificações. Qualquer dúvida, volto a consultá-lo.

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT

Nüvi 50LM ou Nüvi 2415LT? 23 Jul 2013 23:45 #198235

Baixei o Trackmaker e o mapa TRC_GTM. Depois de assistir à video aula do Tracksource, consegui fazer modificações. É muito interessante e, de forma responsável, está sendo um bom passatempo. No entanto, ainda tenho dúvidas:

1) Nas vias extensas, percebi que o nome aparece mais de uma vez. Se for preciso corrigi-lo, devo escrever o correto tantas vezes quantas o nome errado aparece ou apenas uma vez?
2) O campo para indicação de velocidade das vias não abre para mim. Ela pode ser informada no campo dos comentários ou há outra forma mais adequada?
3) Há vias de mão dupla apresentadas como sendo de mão única. Tracei uma trilha na direção oposta à apresentada e no campo "Nome da Trilha" redigi mão dupla. É o certo?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT
Última Edição: 04 Ago 2013 22:45 por Perdido Na Estrada.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.332 seconds