Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida

Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 07 Set 2011 23:51 #90924

Boa Noite tenho um gps chines com windows CE e navegador IGO 8.3 tudo funciona perfeito, no mapa sentido de ruas, numeração de ruas, posição no mapa, a única coisa é que a bussola está invertida o que deveria ser norte marca sul, testei ele com uma bússola magnética portátil e descobri isso, alguém poderia me ajudar se existe a possibilidade de configurar a bússola para desinverte-la, obrigado...

bussola_2011-09-07.jpg
  • gpsric
  • Iniciante
  • gpsric's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 15/08/2011
    Ult. Visita: 13/05/2014
Última Edição: 07 Set 2011 23:53 por gpsric.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 08 Set 2011 08:00 #90940

Caro amigo, bom dia.
Nunca notei este detalhe... Vamos ver se alguém sabe algo neste sentido...

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:
Os seguintes usuários disseram Obrigado: gpsric

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 08 Set 2011 09:32 #90947

Bom dia gpsric,

Os GPSs automotivos não têm bússola magnética, e a informação de direção se dá por aferição de posições sucessivas de latitude e longitude. Dessa forma, com o carro parado a informação de direção da bússola da interface é inútil, podendo ter erros grosseiros de direção. É só com o movimento que a bússola destes GPS fornecem informações relevantes. No seu caso, o erro também se manifesta com o carro em movimento ou apenas quando parado?

Dito isso, já vi mais de uma dessas bússolas que se vendem em papelarias, "1.99", etc, com a agulha pintada ao contrário: apontavam para o sul ao invés do norte!

A bússola magnética é a única referência com a qual está aferindo a bússola do iGO? E com relação à geografia da cidade, ou mesmo os mapas do iGO? Já confrontou a bússola do iGO com estes? Se tiver dúvidas da verdadeira orientação do norte, use o modo 2D/norte para cima, e veja quais ruas, bairros, morros, etc, ficam ao norte em relação à sua posição. Aí, saberá a direção sem precisar da bússola magnética, e poderá determinar se de fato a bússola do iGO está errada.

É possível, mas improvável, que quem fez a skin tenha "bobeado" e esteja apresentando o movimento da bússola de forma invertida.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 08 Set 2011 09:34 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: GPSPoint, plot_aqa, gpsric

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 08 Set 2011 19:02 #91098

Bruno vou testar como você orientou, e colocarei a resposta em breve, obrigado pela atenção....
  • gpsric
  • Iniciante
  • gpsric's Avatar

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 08 Set 2011 19:23 #91105

BrunoBL obrigado pela atenção, acabei de testar próximo a minha casa, usando a função 2D/Norte ele posiciona normalmente no mapa o setor norte, porém, na bussola do igo realmente está invertida, não sei porque, não sei se existe uma configuração em um dos arquivos do programa IGO que possa corrigir isso, ja inclusive pedi para um técnico reinstalar o software do gps e não muda nada, tudo funciona perfeito exceto a bussola que fica invertida, agradeço a ajuda e se alguém souber como corrigir eu agradeço, um grande abraço... caso contrário se na estrada marcar norte na bussola basta considerar sul rsrsrs ....
  • gpsric
  • Iniciante
  • gpsric's Avatar

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 13 Dez 2011 18:36 #111898

Estou com o mesmíssimo problema. iGo 8.3 com bússola invertida. Moro na praia e é fácil saber onde é leste e oeste. Será que o "cara" da Mitsubishi instalou o meu kit multimídia com alguma coisa invertida, pois o restante está OK.
  • HenriJr
  • Iniciante
  • HenriJr's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 13/12/2011
    Ult. Visita: 26/08/2013

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 13 Dez 2011 20:53 #111929

Bem-vindo ao fórum, HenriJr,

Como já dito antes, os GPSs automotivos não têm nenhum tipo de bússola ou sensores que detectem direção. A única fonte de informação de direção nestes equipamentos é a aferição de sucessivas posições ao longo do tempo: se as coordenadas geográficas atuais forem, digamos, a leste daquelas captadas um segundo atrás, o navegador deduz que estamos nos deslocando para leste. Se as coordenadas geográficas atuais estão mais a sul do que as de um segundo atrás, o navegador deduz que estamos nos deslocando para sul, e assim por diante. A interface mostra esta direção de deslocamento na forma de uma bússola, mas trata-se de da direção do deslocamento realizado, não de direção propriamente dita.

Digamos que você esteja parado. O ícone da bússola vai ficar congelado na última direção conhecida, e se você virar o carro para um lado ou outro, a direção da bússola poderá não coincidir com sua direção verdadeira. Se tiver um GPS automotivo portátil e apontá-lo para qualquer direção, verá que seja qual for esta direção, sua bússola permanecerá parada. Sem estar se deslocando e captando sucessivas coordenadas geográficas, a bússola do GPS não sabe o que mostrar e fica parada na última direção conhecida.

Uma variação do comportamento acima é causado pelo erro de posicionamento de aproximadamente 10m dos nossos GPSs. Quando você está parado, a posição aferida do GPS fica "passeando" lentamente dentro de um círculo de uns 10m de raio, e a bússola pode ocasionalmente girar, indicando este falso movimento. Mas assim que você começa a de fato se deslocar com o carro (ou até mesmo a pé), este erro vai se tornando desprezível e a direção indicada passa a ser a da trajetória percorrida.

A má notícia é que a "bussola" destes navegadores é completamente inútil quando o carro está parado. A boa notícia é que como não há nenhum tipo de sensor de direção nestes aparelhos, o instalador da Mitsubishi não colocou nada invertido em seu GPS.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 14 Dez 2011 10:05 #111996

Bruno,

só pra esclarecer um pouco mais: indo em direção ao mar, moro no Rio, carro andando, a bússola aponta tudo correto: Sul à frente, leste à esquerda. Quando viro para a esquerda a bússola teria que mostra o Leste à frente, e o Sul à direita, para o mar. Aí fica tudo invertido: ela aponta para oeste à frente e mostra o norte para a direita... Agora, esta bússola me parece não ser de GPS, pois hoje sai de casa sem o SD do GPS e a bússola e a velocidade continuaram a ser mostradas... CHUPA ESSA MANGA, Bruno!
  • HenriJr
  • Iniciante
  • HenriJr's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 13/12/2011
    Ult. Visita: 26/08/2013
Última Edição: 14 Dez 2011 10:10 por HenriJr.

Re: Problema com Bússola igo 8.3 - Invertida 14 Dez 2011 12:19 #112021

Henri,

A única forma que vejo de a bússola estar certa com o carro em movimento indo para o sul, e de repente passar a ficar errada no rumo leste, seria se o carro estiver parado depois de ter virado para o leste. Esta marcação errada (mostrando oeste) foi também com o carro em movimento? De qual navegador é a bússola em questão? Com qual skin? Da maneira que descreve, parece ser um bug na programação da interface da bússola.
HenriJr escreveu:
Agora, esta bússola me parece não ser de GPS, pois hoje sai de casa sem o SD do GPS e a bússola e a velocidade continuaram a ser mostradas... CHUPA ESSA MANGA, Bruno!

Bussolas e velocidades só são mostradas nos aparelhos GPS automotivos se você estiver executando um programa que tenha essas funcionalidades. Se você saiu com o GPS sem o SD e tinha bússola e velocímetro, então estava executando outro navegador ou outro programa que tinha esses recursos. Não tenho como saber o que você estava rodando em seu GPS...

A imagem abaixo, por exemplo, mostra um programa (que eu mesmo fiz há uns bons 15 anos) que não é um navegador mas que lê do GPS a velocidade e o rumo da trajetória percorrida. No caso, o carro está se deslocando a 75km/h, no rumo 300 (aprox noroeste) e o próximo waypoint está a +- sw da posição atual (ou seja, seria necessário fazer um acurva à esquerda, para o rumo 240, se quisesse ir diretamente ao waypoint).

Como já havia dito, os GPSs automotivos não têm bússolas ou sensores magnéticos que forneçam direção. Qualquer bússola mostrada em seu GPS funciona no mesmo princípio do programa acima: deduzindo a trajetória percorrida a partir da coleta de posições sucessivas ao longo do tempo (e por isso só produzem informação relevante com o GPS em movimento, não parado).

PS - Manga para mim, só em sorvete, suco, ou cortada em pedacinhos. :laugh:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 14 Dez 2011 17:35 por BrunoBL.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.267 seconds