Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me
Palavra chave
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Erro na minha localização no GPS

Erro na minha localização no GPS 02 Jun 2011 01:33 #72304

Olá, sou nova por aqui... muito inexperiente
Acabei de adquirir o GPS Eyo 5.0" com TV Digital, ele possui o navegador igo8, o problema é que qdo eu liguei o aparelho na minha casa ele me dá uma localização errada de onde estou, ele mostra umas duas ruas depois da minha casa como ponto de partida, eu não sei que sistema de coordenadas ele usa, sei que há uma diferença entre SAD69 e WGS84... ou isso não tem nada a ver? tem como corrigir isso? como eu faço pra ele mostrar onde realmente eu estou?
Desde já agradeço
  • neiadesigner
  • Iniciante
  • neiadesigner's Avatar
  • Postagens: 4
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 02/06/2011
    Ult. Visita: 13/04/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Erro na minha localização no GPS 02 Jun 2011 07:34 #72314

neiadesigner,
Ja tentou atualizar o mapa de seu gps? as vzs resolve o proplema. Com relação entre SAD69 e WGS84 aqui no Brasil não vai ter diferença, de preferencia deixe como vei em seu gps.
Espero er ajudado.
  • Caio Junior
  • Galeria de Honra
  • Não mande MP, vamos resolver no forum
  • Caio Junior's Avatar
  • Postagens: 1094
  • Agradecimentos: 910
  • Registro em: 04/04/2011
    Ult. Visita: 27/03/2013
Não mande mp para resolver suas dúvidas

Autorizado pelo autor.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: neiadesigner

Re: Erro na minha localização no GPS 02 Jun 2011 07:49 #72321

Bem-vinda ao fórum neiadesigner,

O erro que você menciona é do próprio mapa (não confundir com o navegador iGO que você está usando).

Os navegadores usam mapas atualizáveis, e isso é muito simples de se fazer. Se você conectar seu GPS ao seu computador, vai ver que na pasta do iGO há, entre outras, a seguinte pasta: ..\content\map. É para esta pasta que você copia mapas mais atualizados, disponíveis neste post.

Alguns cuidados importantes a tomar:

1. Copie o mapa atual para um local seguro, antes de qualquer atualização (aliás, um backup geral do conteúdo do GPS é o melhor a fazer neste momento);

2. Certifique-se (na tela "sobre" do iGO) a versão exata do navegador. Se for o iGO 8.3 (ou o iGO amigo ou iGO Primo), poderá usar sem problema os novos mapas. Se, no entanto, o navegador for o iGO 8, de versão anterior à 8.3, ele não será compatível com os novos mapas. Nesse caso, o recomendável é atualizar o próprio iGO, para que possa utilizar os mapas atuais;

3. Se for copiar um novo mapa, lembre-se de excluir o mapa antigo, pois dois mapas com a mesma cobertura não devem conviver na pasta map. Alternativamente, você pode renomear o antigo (alterando sua extensão original de .FBL para .FBL_OLD, por exemplo), mas são arquivos muito grandes e o melhor é mesmo excluir o antigo. A exceção à regra de não ter dois mapas na mesma pasta é o arquivo basemap.fbl, que é um mapa de fundo e pode conviver com os mapas do Brasil na pasta map.

Dito isto, o sistema de coordenadas utilizados pelos GPS's automotivos é o WGS84. Parabéns por considerar a hipótese da diferença de sistema de coordenadas! Até hoje, apenas um outro usuário sequer mencionou a existência de outro sistema (no caso, ele falava sobre o grid UTM). De fato, uma possível diferença de posicionamento aparecerá se você quiser transportar as coordenadas geográficas fornecida pelo seu GPS para um mapa de papel. Aí, sim, deverá saber o sistema de coordenadas do mapa, para evitar o erro de posicionamento. A título de curiosidade, desconfio que os erros reportados por muitos usuários (como o seu caso), sejam provenientes da digitalização, por parte dos fornecedores de mapas para GPS automotivo, de mapas de papel com datum SAD69, antigos, ainda em uso no Brasil. As correções são lentas, e em trechos ou regiões específicas, daí a necessidade de testar, para sua região, todas as atualizações disponíveis.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 4570
  • Agradecimentos: 1297
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 24/04/2014
Links mais procurados do Fórum:
- iGO 8.3: clique aqui para acessar
- iGO Amigo : clique aqui para acessar
- iGO Primo: clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 02 Jun 2011 07:52 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sier, neiadesigner

Re: Erro na minha localização no GPS 02 Jun 2011 19:08 #72432

Olá Bruno, obrigada pelas explicações!
Adquiri meu GPS automotivo há dois dias! só liguei na minha casa mesmo pra ver como funciona, ainda nem saí com ele no carro, só que a bateria já descarregou e eu descobri que o "acendedor de cigarros" do meu carro não funciona, além do mais junto com os acessorios não veio outro tipo de carregador... ai ai... tenho que resolver esses problemas para depois ligar meu aparelho GPS e ver a versão do navegador e atualizar os mapas como vc muito bem explicou, depois volto aqui para reportar se as dicas resolvem este problema e talvez possa ajudar outros usuários...
Quanto ao seu comentário acerca do meu conhecimento com relação à coordenadas geográficas eu sou desenhista de AUTOCAD e trabalho com mapas de localização, às vezes temos que digitalizar mapas antigos do IBGE que estão em datum "Córrego Alegre" ou "SAD69", o que dá muito erro de posicionamento quando os dados são lançados no Google Earth, por exemplo, que usa o sistema WGS84, vc deve ter razão, temos sempre que considerar algum erro de posicionamento.... Agradeço muito a ajuda e em breve voltarei para reportar os resultados.
Gostei muito deste portal e vcs são muito prestativos.
abraços
  • neiadesigner
  • Iniciante
  • neiadesigner's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sier

Re: Erro na minha localização no GPS 02 Jun 2011 19:17 #72437

Vivendo e aprendendo.

GPS também é cultura :)
  • Sier
  • Galeria de Honra
  • Leia, Pense, Tente...
  • Sier's Avatar
  • Postagens: 1805
  • Agradecimentos: 373
  • Registro em: 20/05/2011
    Ult. Visita: 24/04/2014
Última Edição: 02 Jun 2011 19:18 por Sier.

Re: Erro na minha localização no GPS 30 Ago 2011 21:43 #89361

Comprei um GPS Eyo, 5' e veio com o IGO8, versao anterio ao IGO 8.3.
Gostaria de saber se é possível eu instalar o IGO8.3 e o IGO amigo no meu GPS, obtendo um boa resoluçao e agilidade.
Gostei do site, muito informativo.
Vcs estao de parabens.
Vlw!
  • marcos liberato
  • Iniciante
  • marcos liberato's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 28/08/2011
    Ult. Visita: 31/08/2011

Re: Erro na minha localização no GPS 30 Ago 2011 22:09 #89364

neiadesigner vc pode tentar carregar com o cabo para conecção p computador ele carrega tbm...
  • MARK
  • Usuário Platinum
  • MARK's Avatar
  • Postagens: 220
  • Agradecimentos: 10
  • Registro em: 05/10/2010
    Ult. Visita: 31/12/2013

Re: Erro na minha localização no GPS 29 Nov 2011 18:12 #108789

Só por curiosidade...

O Datum OFICIAL do Brasil atualmente é o SIRGAS, ou seja, todos os mapas oficiais terão que ser feitos em SIRGAS - Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas.

Para GPS de navegação não altera em nada, pois a diferença entre o WGS84 e o SIRGAS é ao nível de centímetro, ou seja, a diferença entre uma coordenada WGS84 ou SIRGAS é menor que 0,01 metro.

Antes do SIRGAS, o datum oficial era o SAD69, a maior parte dos mapas oficiais em papel ainda estão em SAD69, aí sim a diferença é maior. a diferença entre coordenadas SAD69 e SIRGAS, dependendo do local, pode chegar a mais de 60 metros.
  • mnetto
  • Iniciante
  • mnetto's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 05/10/2011
    Ult. Visita: 08/02/2013

Re: Erro na minha localização no GPS 13 Abr 2014 13:11 #220003

BrunoBL escreveu:
Bem-vinda ao fórum neiadesigner,

O erro que você menciona é do próprio mapa (não confundir com o navegador iGO que você está usando).

Os navegadores usam mapas atualizáveis, e isso é muito simples de se fazer. Se você conectar seu GPS ao seu computador, vai ver que na pasta do iGO há, entre outras, a seguinte pasta: ..\content\map. É para esta pasta que você copia mapas mais atualizados, disponíveis neste post.

Alguns cuidados importantes a tomar:

1. Copie o mapa atual para um local seguro, antes de qualquer atualização (aliás, um backup geral do conteúdo do GPS é o melhor a fazer neste momento);

2. Certifique-se (na tela "sobre" do iGO) a versão exata do navegador. Se for o iGO 8.3 (ou o iGO amigo ou iGO Primo), poderá usar sem problema os novos mapas. Se, no entanto, o navegador for o iGO 8, de versão anterior à 8.3, ele não será compatível com os novos mapas. Nesse caso, o recomendável é atualizar o próprio iGO, para que possa utilizar os mapas atuais;

3. Se for copiar um novo mapa, lembre-se de excluir o mapa antigo, pois dois mapas com a mesma cobertura não devem conviver na pasta map. Alternativamente, você pode renomear o antigo (alterando sua extensão original de .FBL para .FBL_OLD, por exemplo), mas são arquivos muito grandes e o melhor é mesmo excluir o antigo. A exceção à regra de não ter dois mapas na mesma pasta é o arquivo basemap.fbl, que é um mapa de fundo e pode conviver com os mapas do Brasil na pasta map.

Dito isto, o sistema de coordenadas utilizados pelos GPS's automotivos é o WGS84. Parabéns por considerar a hipótese da diferença de sistema de coordenadas! Até hoje, apenas um outro usuário sequer mencionou a existência de outro sistema (no caso, ele falava sobre o grid UTM). De fato, uma possível diferença de posicionamento aparecerá se você quiser transportar as coordenadas geográficas fornecida pelo seu GPS para um mapa de papel. Aí, sim, deverá saber o sistema de coordenadas do mapa, para evitar o erro de posicionamento. A título de curiosidade, desconfio que os erros reportados por muitos usuários (como o seu caso), sejam provenientes da digitalização, por parte dos fornecedores de mapas para GPS automotivo, de mapas de papel com datum SAD69, antigos, ainda em uso no Brasil. As correções são lentas, e em trechos ou regiões específicas, daí a necessidade de testar, para sua região, todas as atualizações disponíveis.

BBL

Diz que não tenho permissão para a página de mapas atualizados...

Access Denied
Você não tem permissões para acessar esta página!
  • lucianoobom
  • Iniciante
  • lucianoobom's Avatar
  • Postagens: 2
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 26/01/2013
    Ult. Visita: 22/04/2014
Os seguintes usuários disseram Obrigado: neiadesigner

Re: Erro na minha localização no GPS 13 Abr 2014 13:40 #220006

Obrigada a todos que deram dicas, eu atualizei o mapa e agora minha localização está exata....
  • neiadesigner
  • Iniciante
  • neiadesigner's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, Amoriello
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.188 seconds