Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Alternar 2 mapas no iGO 8.3

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 06 Set 2010 05:38 #15073

Bom dia a todos. Tenho um GPS MIDI5559 e estou utilizando IGO8.3.4.117940. Gostaria de utilizar 2 mapas (teleatlas e navteq)
Tentei ler "mapchanger" mas não consegui compreender. Alguém poderia me ajudar.
  • Dalmir
  • Iniciante
  • Dalmir's Avatar
  • Postagens: 36
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 13/08/2010
    Ult. Visita: 06/07/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 06 Set 2010 05:57 #15074

Ola dalmir, se alguem puder ajudar... é possivel fazer isso? se possivel gostaria de saber como... abraços
  • Magrilos
  • Iniciante
  • Magrilos's Avatar
  • Postagens: 37
  • Registro em: 21/08/2010
    Ult. Visita: 17/09/2012

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 06 Set 2010 06:37 #15081

Dalmir e Magrilos, bom dia,

O Mapchanger é uma ferramenta da skin Gurjon. Então, você precisa (baixar e) utilizar esta skin.

Isto feito, este link tem boas dicas para a configuração do Mapchanger.

EDIT - A descrição no link acima é para o iGo Primo, um pouco diferente do iGO 8.3.. Mas dá para ter um aidéia dos passos necessários.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 06 Set 2010 06:43 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 06 Set 2010 09:08 #15113

OK, experimentei, e consegui fazer funcionar no iGO 8.3. Fiz assim:

1. Meu mapa de uso diário é o NavTeq. Então, criei uma pasta adicional dentro da \content, para guardar o mapa alternativo da TeleAtlas, e copiei o mapa da TeleAtlas para dentro dela. Eu chamei esta pasta de map_ta. Fiquei, então, com DUAS pastas de mapa: \iGO8.3\content\map e \iGO8.3\content\map_ta.

2. Editei o sys.txt para incluir o direcionamento de pastas de mapas. Para isso, criei a seção [switchmap]. Esta versão reflete a configuração de pastas descrita acima, onde ambas as pastas de mapas estão dentro da pasta \content do iGO, dispensando então alguns parâmetros de configuração.

[switchmap]
1=",map_ta,\Storage Card\iGO8.3,,"
2=",map_nt,\Storage Card\iGO8.3,,"
poiswitch=0

Note que "Storage Card" é o nome do meu cartão SD. Dependendo do seu caso, você pode precisar trocar isso para "SDMMC", "FlashCard", ou algo do gênero. É o nome do dispositivo onde estão localizadas as pastas descritas.

3. Editei, na skin Gurjon, o "Menu Rápido", para incluir a ferramenta de troca de mapas (Mapchanger). Para isso fiz assim:

3.1 MENU / OPCÕES / DEFINIÇÕES DE MAPA / MENU RÁPIDO

3.2 Cliquei em um dos botões, por exemplo "buscar POI". Isso trocará a funcionalidade deste botão, no Menu Rápido, de "Buscar POI" para uma outra qualquer, a ser escolhida. No caso, vamos trocar para "Troca de Mapa".

3.3 Ao ser apresentada a tela de opções para a nova funcionalidade desejada para o botão, fui avançando até a tela 5/5, onde escolhi "Trocar Mapa".

Para usar no dia-a-dia:

1. Chamar o Menu rápido (setinha verde em baixo da tela)
2. Escolher "Trocar Mapa" no Menu Rápido que aparece
3. Escolher o mapa desejado.

Espero que ajude.
Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 06 Set 2010 19:09 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 08 Set 2010 19:05 #15356

Bruno, excelente postagem. Muito bem explicado. Segui os passos conforme descrito por voce e ficou nota 10. A troca de mapas está funcionando corretamente. Sou muito grato por ter passado as informações.
Eu fiz várias alterações no sys.txt(a Grabriela dizendo meu nome, aumetei o voume de voz....) ligo o GPS e ando um pouco com le e ocorre travamento. Vou apagar a pasta IGO8 e copiar novamente e fazer somente as alterações para alternar os mapas.
Muito obrigado pela ajuda
  • Dalmir
  • Iniciante
  • Dalmir's Avatar
  • Postagens: 36
  • Registro em: 13/08/2010
    Ult. Visita: 06/07/2016

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 08 Set 2010 19:16 #15357

Olá Dalmir veja o link abaixo e tente resolver o travamento do mesmo ok, acredito que seja problema de memoria se quiser tentar fica ai a dica ok. Abraços

www.gpspoint.com.br/...moria-ram-no-igo83xx
  • Mago Merllim
  • Galeria de Honra
  • ¨Gratidão gera Gratidão¨
  • Mago Merllim's Avatar
  • Postagens: 1558
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 22/04/2010
    Ult. Visita: 06/03/2016
Clique aqui e participe do sorteio de um lindo GPS.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 10 Set 2010 19:20 #15585

Dalmir,

Que bom que funcionou.
Obrigado pelo retorno e pelas palavras. Eu não tinha ainda confirmação de que a configuração simplificada (sem alguns dos parâmetros de [switchmap]) funcionaria em outra instalação que não a minha.

Quanto ao travamento da Gabriela, experimente a dica do Mago Merlin. Ele costuma acertar todas! :)
Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 11 Set 2010 14:55 #15647

Caro Bruno.

Achei teu tópico muito interessante pois estou querendo trabalhar com mais de 1 mapa (na verdade 3 => Brazil, Itália e Alemanha) para uma viagem que se avizinha. Desculpe-me se me alonguei abaixo, mas foram várias tentativas até chegar no que eu queria.

Opção a). Segui teus passos para configurar inicialmente, 2 mapas apenas: Brazil e Alemanha.
1). Criei as pastas dentro de igo8\content (map_ta e map_nt);
2). Brazil já estava dentro da pasta map. Permaneceu lá;
3). Coloquei AlemanhaTA na pasta map_ta;
4). Alterei o sys.txt. Ficou assim:
[switchmap]
1=",map_ta,\SDMMC\iGO8,,"
2=",map_nt,\SDMMC\iGO8,,"
poiswitch=0
5). Fiz a alteração no Menú Rápido, criando a opção Trocar Mapa;
6). Reinicializei o iGO e tudo funcionou perfeito, com a troca de mapa para Alemanha.

PROBLEMA:
Não consegui fazer voltar para o mapa do Brasil, que estava em igo8\content\map. As opções que o Menú Rápido me dão são: TELEATLAS (Alemanha, em map_ta); NAVTEQ (sem mapas, em map_nt); OUTRO (não criei esta pasta) e USUÁRIO (não criei esta pasta).

Opção b). Pois bem, ignorei este problema e fui em frente, para testar agora com Brazil, Itália e Alemanha.
1). Criei as pastas dentro de igo8\content (map_ta; map_nt; map_ot e map_us);
3). Coloquei ItáliaTA na pasta map_ta;
4). Coloquei AlemanhaTA na pasta map_nt;
5). map_ot e map_us ficaram vazias;
6). Alterei o sys.txt. Ficou assim:
[switchmap]
3=",map_ot,\SDMMC\iGO8,,"
4=",map_us,\SDMMC\iGO8,,"
poiswitch=0
7). A alteração no Menú Rápido (opção Trocar Mapa) já estava feita;
5). Reinicializei o iGO mas não consegui carregar nenhum dos mapas.

Opção c). Fui em frente, com esta configuração:
1). As pastas já estavam criadas dentro de igo8\content (map_ta; map_nt; map_ot e map_us);
3). Coloquei ItáliaTA na pasta map_ta;
4). Coloquei AlemanhaNT na pasta map_nt. Mapa NT e não TA;
5). map_ot e map_us ficaram vazias;
6). Alterei o sys.txt. Ficou assim:
[switchmap]
3=",map_ot,\SDMMC\iGO8,,"
4=",map_us,\SDMMC\iGO8,,"
poiswitch=0
7). A alteração no Menú Rápido (opção Trocar Mapa) já estava feita;
8). Reinicializei o iGO e os mapas eram carregados/trocados normalmente;
9). Idem POI´s.

PROBLEMA:
O mesmo acima. Não consigo "voltar" para o Brazil.fbl.
Tentei jogar Brazil.fbl para map_ta, ItáliaTA.fbl para map_ot e AlemanhaNT.fbl para map_nt, mas sem sucesso. Deu erro na inicialização do iGO: não encontrou nenhum mapa e o programa encerrava.

CONCLUSÃO:
A opção c). acima é a que eu quero, mas quero também voltar para o Brazil.fbl.
Deduzi que a pasta map (onde está o mapa do Brasil) é necessária, pois a Skin Gurjon usa as outras pastas para mapas adicionais/extras e quando não se quiser mais (viagem terminada), volta-se ao estado inicial (sys.txt sem o [switchmap] e eliminação das pastas extras).

Será que é isso mesmo? Esqueci alguma coisa?

Claro que para uma viagem posso muito bem utilizar a Opção c). acima, e no retorno ignorar tudo, mas se houver uma chance de automatizar o processo, agradeço.

De qualquer maneira, ficam aí as tentativas para tua opinião e dos demais parceiros aqui do Fórum.
  • locolopes
  • Doador
  • Entusiasta desse tal de GPS...
  • locolopes's Avatar
  • Postagens: 21
  • Registro em: 12/07/2010
    Ult. Visita: 18/12/2013

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 12 Set 2010 20:30 #15798

Olá locolopes,

Para funcionar com 3 mapas (e aproveitar para testar o novo mapa Navteq 2010.06), coloquei inicialmente os mapas assim:

Teleatlas atual, 9.1 -> na pasta map
Navteq -> na pasta map_nt
Teleatlas 2010.6: -> na pasta map_ot

Pelo que percebi, o Mapchanger funciona renomeando as pastas de mapas, deixando sempre o mapa em uso na pasta map (que é, afinal, a pasta de mapa "oficial" do iGO). Daí, quando há uma mudança de mapa, ele renomeia a pasta que estava ativa (map) para seu nome original (map_ta, map_nt, map_ot ou map_us) e renomeia a pasta do mapa escolhido para map. Descobri isso dando nomes diferentes para as pastas, e após a execução, ao abrir a pasta do iGO no explorer, a pasta era sempre renomeada para uma dos nomes acima.

O sys.txt está assim:

[switchmap]
1=",map_ta,\Storage card\iGO8.3,,"
2=",map_nt,\Storage Card\iGO8.3,,"
3=",map_ot,\Storage Card\iGO8.3,,"
poiswitch=0

O resultado disso, observando no Windows Explorer após a execução do iGO, é que a estrutura de pastas é sempre alterada automaticamente pelo Mapchanger, a cada mudança de mapa.

Quando o mapa em uso é o TeleAtlas 9.1 (originalmente na pasta map), as pastas de mapas são as seguintes:

map
map_nt
map_ot

-> A estrutura acima é idêntica à original que criei, com o mapa TeleAtlas 9.1 na pasta map.

Com o mapa Navteq (originalmente na pasta map_nt) em uso, as pastas passam a ser as seguintes:

map
map_ta
map_ot

-> Sumiu a pasta map_nt

Com o mapa Teleatlas 2010.06 (originalmente na pasta map_ot) em uso, as pastas passam a ser as seguintes:

map
map_ta
map_nt

-> Sumiu a pasta map_ot

Se ainda estiver com erro nos 3 mapas, simplifique o problema e tente adicionar apenas o segundo mapa. Conseguindo ir e voltar entre os dois mapas, adicione o terceiro mapa, na pasta "map_ot". Funcionando, adicione o quarto mapa na pasta "map_us".

Bônus: Garimpando a internet, vi em algum lugar que dá para customizar a legenda dos botões "OTHER" e "USER" no arquivo sys.txt, mas não consigo mais me lembrar onde foi que vi ou qual é a sintaxe apropriada. Consegui contornar meu esquecimento editando o arquivo "MapChanger_320_240.ui" (note a resolução no nome do arquivo; você pode precisar alterar outro arquivo, em função de sua resolução). Dentro deste arquivo, alterei os parâmetros text="TeleAtlas" para text="TeleAtlas 9.1" e text="OTHER" para text="TeleAtlas 2010.06". Não é uma boa maneira de fazer isso, claro. O certo é descobrir a sintaxe correta para alterar somente o sys.txt. Mas enquanto não recupero o mecanismo oficial de personalizar a legenda, funciona.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 12 Set 2010 20:35 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: loop

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 12 Set 2010 21:15 #15803

Locolopes,

Acredito que seu caso tenha uma explicação bem simples. Existe uma diferença fundamental entre (1) alternar entre mapas diferentes em um mesmo país e (2) alternar mapas diferentes em países diferentes

Se você está no Brasil, após carregar o iGO, este faz a sincronização com os satélites e procura automaticamente entre os mapas carregados durante a inicialização, provenientes 1 de sua pasta de mapas ativa, o que contem suas coordenadas (lat/lon) e o apresenta

Então, estando no Brasil, se você alternar para uma pasta que só contenha mapas da Alemanha e/ou Itália, assim que o GPS sincronizar, vai enviar a você um aviso de que não encontrou os mapas que contém suas coordenadas

Se o que você quer é apenas usar seu GPS na Alemanha e Italia, basta colocar seus respectivos mapas na mesma pasta em que se encontra o mapa do Brasil pois, assim que estiver num daqueles países, o próprio iGO se encarregará de selecioná-los dentre as opções disponíveis simplesmente comparando as coordenadas de lá com a base de mapas presente... automaticamente

Sugestão: mantenha a super estrutura de trocas que você criou na memória interna do seu aparelho e leve um cartão com os mapas todos na mesma pasta e teste as duas soluções, tomando o cuidado de, na opção de troca manual, fazer a operação em local fechado, antes de sincronizar o GPS e depois nos conte como foi

1 créditos: brunobl
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 13 Set 2010 06:59 por Sherlock.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 04:04 #15815

Olá Bruno, bom dia! Preciso da sua ajuda. Adicionei as linhas abaixo no arquivo sys para ativar além do mapa 2010/06 da pasta maps, também o mapa Naviteq na pasta map_ta e mapa 9.1 na pasta map_nt, editei o menu rápido da skin GJ 17, mas a troca de mapas não está funcionando. Quando clico para trocar de mapa o Igo8 fecha voltando para a tela principal do GPs. Por favor o que estou fazendo de errado? Obrigado e fico no aguardo.

[switchmap]
changer="\storagecard\igo8\extension\MapChanger\MapChanger.exe"
1=",map_ta,\storagecard\igo8\content\map_ta"
2=",map_nt,\storagecard\igo8\content\map_nt"
poiswitch=0
  • gpscelular
  • Iniciante
  • gpscelular's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 09/09/2010
    Ult. Visita: 08/05/2011

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 05:35 #15818

Gpscelular, bom dia,

Certifique-se de que "storagecard" é mesmo o nome pelo qual seu GPS se referencia a seu cartão de memória.

Além disso, a reinicialização após a troca de mapa é normal. Será que você não está interpretando a volta à tela inicial como sinal de a troca não ter funcionado, quando o GPS está apenas reinicializando pela troca dos mapas?

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 13 Set 2010 06:11 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 05:52 #15822

Olá, Sherlock, bom dia,

Sherlock escreveu:

Se você está no Brasil, após carregar o iGO, este faz a sincronização com os satélites e procura automaticamente em sua pasta de mapas ativa o mapa que contem suas coordenadas (lat/lon) e o apresenta

Na verdade, não é esse o caso. Como os mapas são carregados antes de o receptor ter sinal válido dos satélites, a carga de um mapa poderia poder ser feita para qualquer país, independentemente de onde se está. Com efeito, você pode carregar mapas à vontade, em locais fechados para testa-los sem a necessidade de sincronização com satélites.

Ainda assim, e para excluir a possibilidade do sucesso na troca de mapas ser por conta de o GPS estar usando a lat/long obtida a partir da última posição GPS válida, copiei o mapa da França para a pasta map_ta, e consigo ir e vir livremente entre mapas do Brasil e da França pelo menu do Mapchanger.

Sua sugestão de simplesmente usar os mapas de outros países junto com o do Brasil na pasta map é excelente. O uso do Mapchanger é muito conveniente para alternar entre mapas mutuamente exclusivos (versões diferentes de mapas para o mesmo país), ou para economizar memória no caso de se usar muitos mapas. No entanto, e não esquecendo que todos os mapas na pasta map estarão carregados ao mesmo tempo (exigindo mais da memória do GPS), usar mais do que um mapa na pasta map é uma solução válida, caso o Mapchanger não funcione até a data da viagem do locolopes.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 13 Set 2010 05:56 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 07:03 #15840

Bruno... perfeito
Me permita a alteração do post
Obrigado
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 09:44 #15855

Olá Bruno, "storagecard" está correto é o meu cartão SD. Como já informado na mensagem anterior, ao clicar para alterar de mapa/sim para reiniciar o IGO fecha e não reinicia. Por favor você tem mais alguma dica? As linhas abaixo que adicionei no arquivo sys estão correto? Obrigado e fico no aguardo.

[switchmap]
poiswitch=0
  • gpscelular
  • Iniciante
  • gpscelular's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 09/09/2010
    Ult. Visita: 08/05/2011

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 17:36 #15899

Bruno, tuas conclusões são extremamente esclarecedoras e coerentes.

Sherlock, confesso que eu pressentia isso, mas estava em dúvida. Afinal, to começando agora!!

Vamos lá.

Bruno, quase cheguei lá, mas me deparei com algo que ainda não achei a resposta. (Acho que são meus 60 anos, carteirinha de idoso, uma neta, etc... etc... ).
A lógica dessa mudança de pastas ainda não ficou clara para mim. Fiz exatamente como tua resposta, e consegui começar com o Mapa BR + Itália + Alemanha; consegui trocar:
- De BR para Itália;
- De Itália para Alemanha;
- E aí ferrou ao querer voltar para o BR. Mapa não encontrado, ao tentar usar a opção OUTROS... Imediatamente fui para o Win Explorer, e o BR tava em... USUÁRIO!! Pasta não havia sido criada por mim... mas ele vai lá e cria!
Cadê a lógica?? Será que tenho que ter as 4 pastas, lotadas de mapas?? E ir adivinhando aonde elas estarão numa próxima mudança?

Não creio que seja isso, pois o iGO não passa de um programa de computador (um senhor programa, diga-se...) e não acredito que seja na base de tentativa e erro.

De qualquer forma, tenho compromisso agora e não posso pegar mais no caso. Mas deixo aqui minhas tentativas, caso vocês possam ir adiante.

Abraços a todos.
  • locolopes
  • Doador
  • Entusiasta desse tal de GPS...
  • locolopes's Avatar
  • Postagens: 21
  • Registro em: 12/07/2010
    Ult. Visita: 18/12/2013

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 19:11 #15914

Gpscelular, boa noite,
As linhas abaixo que adicionei no arquivo sys estão correto?
[switchmap]
poiswitch=0

Tente a seguinte configuração:

[switchmap]
1=",map_ta,\storagecard\iGO8,,"
2=",map_nt,\storageCard\iGO8,,"
poiswitch=0

O código acima pressupõe storagecard como o nome do seu cartão (já sei que é esse), e iGO8 como a pasta do iGO. Se a pasta for outra (como iGO8.3), não esqueça de mudar as duas linhas acima.

Isto feito:
Tenha um dos mapas, o NT, na pasta map. Este é o mapa que será carregado automaticamente da primeira vez que o GPS for ligado. Ponha o outro mapa, o TA, na pasta map_ta. Com isso, estamos dizendo ao GPS que o mapa que inicialmente estará ativo é o NT, pois seu conteúdo já está dentro da pasta map.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 13 Set 2010 19:41 #15919

Locolopes, boa noite,

Para entender a troca de mapas, a dica é ter sempre em mente que o iGO carrega, quando é reiniciado, qualquer que seja o mapa que está na pasta map. Qualquer artifício, então, que ponha o mapa desejado na pasta map e depois reinicialize o GPS funcionará para trocar mapas. Como os mapas não são pequenos, a memória é pouca e o tempo é curto, o autor do Mapchanger optou não por copiar mapas para a pasta map, mas por usar um esquema que renomeia as diversas pastas para map para ativar um mapa, e renomeia de volta para o nome original para desativa-lo, o que é muito mais rápido e exige muito menos memória do que copiar centenas de megabytes de dados.

A "mágica" funciona assim: Quando você seleciona um mapa qualquer, é preciso antes desativar o anterior que está ainda na pasta map. Para isso, a pasta map é renomeada para outro nome, mas qual? O programa testa a lista de mapas fornecida na nossa seção [switchmap] do sys.txt contra as pastas de mapas da pasta content. Sempre faltará exatamente um nome (que é o mapa que está sendo desativado agora, e sua pasta ainda chama-se map). Este nome "faltante" é o que é utilizado para renomear a pasta map. A seguir, a pasta correspondente ao mapa desejado é renomeada para map, e o GPS é reinicializado.

A beleza deste método é que não há cópia de mapas entre pastas, apenas estas são renomeadas, o que acelera MUITO o processo. E ao reiniciar o GPS ao final das mudanças, o iGO naturalmente carrega os mapas da pasta... map, como sempre!

Novamente sugiro que você tente pôr para funcionar o Mapchanger com apenas dois mapas, é mais fácil diagnosticar o que está ocorrendo. Quando conseguir ir e vir livremente entre ambos, acrescente mais um mapa, e depois, outro. Veja minha resposta ao gpscelular, logo acima.

Espero não ter enrolado mais, ao invés de desenrolar! :)

EDIT - Pelo exposto acima, sua lista na seção [switchmap] do sys.txt deve ter exatamente a quantidade de mapas que você está usando, incluindo o mapa Brazil. Além disso, nenhuma das pastas de mapas deve estar vazia.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 13 Set 2010 19:54 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 17 Set 2010 08:14 #16393

Pessoal, esta discussão está pra lá de interessante!
Me permitam compartilhar uma experiência agradável

Estou "castigando" o meu navegador com uma pancada de mapas, procurando compor a melhor relação custo/benefício - onde a variável "custo" representa o consumo de memória

Numa das ocasiões, durante a troca de mapas, aconteceu o esperado: o iGO voltou pra tela "default" do GPS (aquela vermelha) e não inicializou. Dei o "reset físico", cliquei no ícone do navegador e ele carregou, concluíndo a troca

Daí me lembrei de uma linha de comando que eu suspeito fazer naturalmente aquilo que foi feito mecanicamente. No arquivo "sys.txt", no grupo [interface], configurei o parâmetro abaixo da seguinte maneira

exit_on_restart=1

Coincidência ou não, switchmap's completos daí pra frente
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 17 Set 2010 14:24 #16444

exit_on_restart=1

Taí uma coisa interessante a ser pesquisada. :)

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 22 Set 2010 05:54 #16965

Bruno Bom dia.
so quero usar 2 mapas, o arq sys ficaria assim:

[switchmap]
1=",map_nt,\SDMMC\iGO8.3,,"
poiswitch=0

Pelo q eu entendi na sua explicação refente a isto a pasta map ja contem 1 mapa e na pasta map_nt contera outro e na troca ela seria renomeada pelo Mapchanger, se for o caso corrija-me, obrigado, e abraços, parabenizo vc pelas execelentes explicações.
  • mikiplanos
  • Iniciante
  • mikiplanos's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 22/09/2010
    Ult. Visita: 06/06/2013

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 22 Set 2010 10:43 #16996

Boa tarde, mikiplanos,

Obrigado pelas palavras! :)

Quanto às pastas é isso mesmo, a map já contém um dos mapas e é esse que vai ser utilizado na próxima inicialização do navegador. O outro mapa deve estar guardado na pasta adicional.

No sys.txt, na verdade, você precisa das duas referências aos mapas, não apenas uma:

[switchmap]
1=",map_ta,\SDMMC\iGO8.3,,"
2=",map_nt,\SDMMC\iGO8.3,,"
poiswitch=0

Quanto aos mapas e nomes das pastas:

Se o mapa da pasta map for o NT (seu caso no momento), a pasta adicional deverá conter o mapa TA e se chamará map_ta.

Se o mapa contido em map for o TA (não é o seu caso agora), a pasta adicional deverá conter o mapa NT e se chamará map_nt.

A partir daí, a qualquer momento você poderá ter as pastas map e map_ta, ou então map e map_nt no seu navegador, sem que tenha renomeado manualmente pasta alguma, já que é o mapChanger que fará isso para você.

Quando puder faça o teste, e nos diga se funcionou, OK?

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 22 Set 2010 17:53 #17040

Bruno, boa noite mt obrigado pela sua excelente explicação, acabei de fazer e funciono perfeitamente, agora vou testar na estrada. Mais uma vez parabenizo vc pela sua postagem. Obrigado.
  • mikiplanos
  • Iniciante
  • mikiplanos's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 22/09/2010
    Ult. Visita: 06/06/2013

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 25 Set 2010 07:40 #17315

Olá Sou novo por aqui, mas já descobri varias dicas que foram bem uteis para mim neste forum, já consegui atualizar o navegador e tudo mais, a minha duvida é em relação a mudança do nome dos botoes de troca de mapa, vcs disseram que é possivel editar o aquivo "MapChanger_320_240.ui", mas qual é o programa q vcs usam para edita-lo? consegui abri-lo no word mas não consegui salva-lo no formato correto
  • marciojs
  • Colaborador
  • marciojs's Avatar
  • Postagens: 157
  • Agradecimentos: 37
  • Registro em: 25/09/2010
    Ult. Visita: 03/12/2016

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 25 Set 2010 21:54 #17381

Márcio, boa noite,

Use o Notepad, mesmo, o arquivo é um TXT comum. Cuide para não alterar a extensão do arquivo.

Abraços,
bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 26 Set 2010 09:10 #17404

Obrigado, consegui salvar ele, e deu certo. valeu pela dica
  • marciojs
  • Colaborador
  • marciojs's Avatar
  • Postagens: 157
  • Agradecimentos: 37
  • Registro em: 25/09/2010
    Ult. Visita: 03/12/2016

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 27 Set 2010 21:27 #17540

Olá pessoal,vou tentar o procedimento.
Na pasta map além do mapa da TeleAtlas eu tenho um arquivo chamado Basemap.fbl . É preciso colocá-lo também na pasta map_ta ?
abraços

Pesquisando no meu GPS vi que O comando poiswitch=1 faz com que o diretório de POIs mude também com os mapas.
Mas e no caso do poiswitch=0 ? O que acontece com os POIs? Como eles sao carregados?
grato
Abraços

Por favor, me respondam uma dúvida logo do começo do procedimento . Aonde eu encontro o arquivo sys.txt ? Já olhei em todas as pastas e não tenho esse arquivo.
Aguardo resposta , assim poderei tentar a troca de mapas.
abraços
  • apelidoale
  • Usuário Platinum
  • apelidoale's Avatar
  • Postagens: 239
  • Registro em: 13/09/2010
    Ult. Visita: 10/08/2015
Última Edição: 10 Ago 2013 13:27 por Fábio M.. Razão: Junção de posts

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 29 Set 2010 00:09 #17625

Olá apelidoale, boa noite.

Vamos lá:

- sys.txt: deve estar na sua pasta do iGO, no mesmo nível do executável (iGO8.exe). Se sua instalação for padrão, a pasta é a ..\igo8.3.

- basemap: Em princípio, poderia parecer que cada pasta de mapa deveria ter um basmap, já que ao carregar um outro mapa sem o dito arquivo na pasta, o iGO se reinicia sem nenhum basemmap ativo. Mas após algumas experiências, vejo que os demais mapas (sem basemap) se carregam sem problemas e sem falta aparente de nenhum tipo de detalhe no mapa. Se você notar algo errado ao carregar algum mapa, então inclua o basmap nestas pastas (e deixe aqui a dica!).

- poiswitch: Se for 0, não há troca alguma de POIs e você continua com o mesmo conjunto de POIs seja qual for o mapa. Se for =1, haverá um tratamento dos POIs semelhante à troca de mapas: Você pode ter as pastas poi_ta, poi_ot e poi_us, cada uma com POIs específicos ao mapa em questão, e o MapChanger se encarregará de renomear cada uma destas pastas para "poi", essencialmente fazendo com que este grupo de POIs seja carregado ao reiniciar, exatamente como é feito com os mapas.

Para meu uso, não acho importante chegar a este nível de controle, então deixo simplesmente poiswitch=0. Aí, os POIs são carregados normalmente da única pasta de POIs que tenho, que é a pasta poi, qualquer que seja o mapa ativo.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Set 2010 00:12 por BrunoBL.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 24 Fev 2011 08:32 #52700

Aê pessoal,
Estou tentando configurar essa funcionalidade no meu AIRIS E435, que está com IGO8.3 na memória interna, mas não consigo alternar mapas. A operação toda até que funciona, mas quando volto ao navegador continua no mapa inicial NAVTEQ, mesmo que o TROCAR MAPA esteja indicando TELEATLAS. É como se não enxergasse o caminho dos diretório "map_ta" para o chaveamento.
Será que é porquê estou com o meu diretório na memória interna? Qual seria a descrição correta para o caminho em vez de " \Storage Card\Infinity,,", já experimentei SDMMC (que não seria mesmo), USER, etc.
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • Legender, half-nerd, half-geek, full-engineer!
  • helder1965's Avatar
  • Postagens: 112
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 05/11/2010
    Ult. Visita: 26/03/2015
===========
@helder1965

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 25 Fev 2011 05:57 #52827

Cobrando o escanteio, correndo para a pequena área e cabeceando para o gol!!! rsrsrs

Resolvi o meu problema:
Tem que fuçar mesmo, achei a resposta no próprio arquivo do aplicativo no
diretório abaixo do iGO 8.3!
\extension\MapChanger\Examples_add_sys.txt

O sys.txt fica assim, para quem usa o navegador na memória do GPS:

[switchmap]
1=",map_ta,\ResidentFlash\Infinity,,"
2=",map_nt,\ResidentFlash\Infinity,,"
poiswitch=0

OBS: No caso do meu AIRIS, o diretório do navegador tem que se chamar "Infinity", nos demais é iGO8, iGO8.3, etc...
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • Legender, half-nerd, half-geek, full-engineer!
  • helder1965's Avatar
  • Postagens: 112
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 05/11/2010
    Ult. Visita: 26/03/2015
===========
@helder1965

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 27 Fev 2011 13:10 #53321

Show de bola. Tudo funcionou redondinho. Baixei o IGO 8.3, segue suas dicas e funfou sem problema. A troca de mapas pelo menu rápido e prático.

Parabens ...
  • ANDERSONPADUARJ
  • Iniciante
  • ANDERSONPADUARJ's Avatar
  • Postagens: 12
  • Registro em: 23/11/2010
    Ult. Visita: 19/08/2013

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 19 Abr 2011 07:02 #64005

Olá Pessoal, li muita coisa e achei muito legal tudo isso, mas preciso de uma dica para fazer uma mudança para um cliente que nao vai saber trocar os maps nem a pau. memso sendo a coisa mais facil do mundo.

Ele tem um GPS da Foston com Igo 8.3 mapa do brasil atualizado, radares e tal.......

Semana que vem ele vai para a Italia e quer levar o GPS. ai pergunto:

Deixo os os mapas na Pasta MAP???? ou tiro o do Brasil e deixou apenas o da Italia?????

como ele e totalmente leigo queria o que for mais facil para ele......pois tendo os dois mapas na mesma pasta o gps vai procurar em cada mapa a coordenada ou e melhor ja deixar so o da Italia e nao correr riscos. e no retorno ao Brasil trocar os mapas novamente???

Desde já muito obrigado pelo forum e parabens a todos que aqui postam e ajudam os amigos nas mais crueis duvidas.

Abraços.
  • ndrinfo
  • Iniciante
  • ndrinfo's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 02/03/2011
    Ult. Visita: 04/02/2016
Última Edição: 19 Abr 2011 07:04 por ndrinfo. Razão: erro portugues

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 19 Abr 2011 07:28 #64007

Bem-vindo ao fórum, ndrinfo,

O mais eficiente para seu cliente é deixar, durante a viagem, apenas o mapa da Itália na pasta map. Na volta, ele deverá excluir o mapa da Itália e copiar o mapa do brasil em seu lugar.

Mas, se você achar que isso complicará as coisas para ele, não tem problema: os mapas do Brasil e da Itália podem conviver na pasta map, acarretando apenas uma certa ineficiência no uso da memória do GPS. Se fizer isso, o ideal é que depois da volta você o ajude a excluir o mapa da Itália, para que o GPS não fique para sempre com um mapa que não será mais utilizado.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 19 Abr 2011 08:19 #64013

Maravilha meu amigo....vou deixar apenas o da italia mesmo.....ai quando ele voltar volto com o do Brasil...mais facil....

Obrigado mesmo.
  • ndrinfo
  • Iniciante
  • ndrinfo's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 02/03/2011
    Ult. Visita: 04/02/2016

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 02 Dez 2011 15:12 #109598

Pessoal, acho que eu estou viajando, mas é o seguinte:
Eu não consigo achar onde muda os mapas no IGO 8.3.
A versão do IGO 8.3 eu nem sei ao certo mas é agora de Novembro.2011 que baixei aqui no site.
A skin é a seguinte pelo que vi no IGO = GJ6.18.4p.da (DVS&gurjon).

Eu não consigo achar o caminho dentro do navegador para fazer a troca do mapa.

No AMIGO tem a mãozinha azul que aparece na lateral ao clicar na tela do mapa, mas no IGO 8.3 não consigo descobrir onde altera.

Desde já,
Obrigado.
  • eltonpoa
  • Iniciante
  • eltonpoa's Avatar
  • Postagens: 24
  • Registro em: 03/08/2010
    Ult. Visita: 16/09/2016
NacCity NC300 (Ficou mudo)
Apontador T500

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 02 Dez 2011 17:30 #109657

eltonpoa,
Vc diz trocar pelo sistema do Mapchange? ou trocar direto no navegador, entre pc e navegador?
  • Caio Junior
  • Galeria de Honra
  • Não mande MP, vamos resolver no forum
  • Caio Junior's Avatar
  • Postagens: 1092
  • Agradecimentos: 913
  • Registro em: 04/04/2011
    Ult. Visita: 27/03/2013
Não mande mp para resolver suas dúvidas

Autorizado pelo autor.

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 02 Dez 2011 20:53 #109703

eltonpoa

No próprio post onde vc fez o download do pacote de Novembro eu coloquei uma explicação de onde achar o Mapchanger nas skins GJ6.18.4 e na Dimka. Volte lá e leia com calam que vc acha....
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 10 Dez 2011 09:17 #111287

Na verdade meu problema era mais simples ainda. Estava tudo instalado certinho, mas eu não estava achando na tela do Navegador. Agora achei, a setinha verde bem abaixo e abre um menu a direita. Valeu!
  • eltonpoa
  • Iniciante
  • eltonpoa's Avatar
  • Postagens: 24
  • Registro em: 03/08/2010
    Ult. Visita: 16/09/2016
NacCity NC300 (Ficou mudo)
Apontador T500

Alternar 2 mapas no iGO 8.3 10 Ago 2013 13:18 #199468

ola amigo helder1965
me diga se voce fez augo a mais do que esta no tuto?
tenho um midi japan md-4305 com igo 8.3 a principio deu certo as dicas so que tenho um mapa da Argentina 1 da França e 1 do Brasil
quando fiz estas dicas apareceu apenas o mapa da Argentina e do Brasil sera que pulei augo?
******************** SYS.txt ****************************
[switchmap]
1=",map_ta,\sdmmc\igo8.3,,"
2=",map_nt,\sdmmc\igo8.3,,"
3=",map_ot,\sdmmc\igo8.3,,"
4=",map_us,\sdmmc\igo8.3,,"
poiswitch=0
agradeço desde ja
  • andre229
  • Iniciante
  • andre229's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 28/09/2012
    Ult. Visita: 11/07/2014
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.409 seconds