Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Dúvida sobre alerta de radares

Dúvida sobre alerta de radares 21 Fev 2012 17:00 #127677

Pessoal, desculpem, acho que meu computador está louco. Uma hora ele perdeu todo o post, outra hora postou antes da hora... vamos la, vou tentar de novo...

Pessoal, desculpem se esse tópico vai sair igual ao que tentei postar a minutos atras e como que por mágica, ele desapareceu... nao apareceu em lugar nenhum. Mas vamos la, vou tentar repetir: Comprei um GPS (Foston FS 583 DCV) que veio com o iGO 8.3 instalado em um cartao de memoria. Logo conheci o forum e comecei a mexer. Baixei o pacote iGO 8.3.5.197... do PLOT e instalei em outro cartao de memoria. O interessante é que com o cartao original, um radar perto da minha casa (semaforo com camera e radar) é identificado e a velocidade maxima informada, 50 km por hora. Com o cartao onde está o iGO do PLOT, o aparato só é identificado mas a velocidade nao é falada nem mostrada ( a bolinha onde ela aparece fica só branquinha). Baixei a atualizacao de radares pelo MapaRadar e coloquei nos dois, mas nada mudou. O do PLOT continua nao informando a velocidade. Como estou usando mais o do PLOT, pergunto se tem algumm arquivo que posso copiar do cartao original e passar para o do PLOT, para que ele informe a velocidade? Conto mais uma vez com a ajuda dos amigos aqui do forum e agradeço a todos. Abraços. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • Sábio é aquele que aprende com todos os homens !
  • martifer's Avatar
  • Postagens: 1395
  • Agradecimentos: 251
  • Registro em: 06/01/2012
    Ult. Visita: 07/09/2012
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

.....*Autorizado pelo autor*.....
Última Edição: 21 Fev 2012 20:07 por Sherlock. Razão: ajustar titulo
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Dúvida sobre alerta de radares 21 Fev 2012 17:03 #127678

Quando vc instalou o meu pacote ele mostrava corretamente o limite e falava tb?

Eu diria que vc está com problema de arquivos corrompidos no seu cartão. Vc teria que fazer backup, formatar e voltar a instalar o pacote.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Dúvida sobre alerta de radares 21 Fev 2012 17:10 #127679

Prezado PLOT, é um prazer falar com voce. Respondendo, desde que instalei seu pacote, a velocidade do tal radar nao é informada. Testei tambem um outro pacote, com o iGO Primo e por ele o ponto era identificado apenas como Parada Obrigatoria... Apenas neste iGO que veio no cartao junto com o GPS é que a coisa está certa. O que posso fazer, meu amigo? Entre todos que testei, o seu é melhor disparado... Nao sei se ajuda, para voce testar alguma coisa, mas as coordenadas do local sao as seguintes: - 19.908438 e - 43.913641 (peguei no Google Maps). Aguardo sua resposta. Grato. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 21 Fev 2012 17:36 #127688

PLOT, o que voce me diz sobre esse problema? Pelo que conheço de informatica (mexo com isso há 25 anos pelo menos...) nao creio ser problema de arquivo corrompido. Retomando a pergunta, tem algum arquivo que posso copiar do cartao que está indicando tudo certo e copiar para o seu? Continuo aguardando. agradeço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 21 Fev 2012 22:40 #127784

martifer

Não haveria motivos para não funcionar no seu aparelho. O navegador independe da marca e modelo do aparelho para funcionar corretamente. Contanto que seu aparelho rode WinCE (o que é o caso) e possua uma resolução compatível com o pacote (o que tb é o caso), tudo deveria funcionar corretamente.

Eu insisto na questão de arquivo corrompido. Tenha em mente que o GPS é como um pen drive. Para desconectar uma conexão com o PC, é preciso fazer a desconexão segura. Experimente renomear a sua pasta content\skin para skin2 e a content\speedcam para speed2. Em seguida, extraia essas pastas do RAR do pacote e grave-as ao lado das pastas renomeadas.

Faça o mesmo com o arquivo data.zip (fica na raiz).
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Dúvida sobre alerta de radares 22 Fev 2012 08:27 #127842

Prezado Plot, vamos às consideraçoes: originalmente, seu pacote está com o mapa da TomTom. Como te disse em outros posts, notei varios erros no mapa, tipo numeraçao da rua invertida, ruas indicadas como contra-mao indevidamente e outros. Por isso retirei o mapa (pasta Content/Map e coloquei o ultimo da NavTeq (25/11/11). O mapa da TomTom, original do pacote, indica apenas Parada Obrigatoria no ponto em questao. Já o da NavTeq indica semaforo com camera mas sem indicar a velocidade. Ontem a noite extraí o mapa do cartao original que veio no GPS e que indica o aparato de forma correta (Camera no semaforo, radar 50 km/h) que é um NavTeq Q1 de setembro de 2011, e coloquei no GPS. Dei uma volta e.... NADA. Continua indicando o semaforo com camera e nao mostra nem fala nada sobre a velocidade.
Mas vou fazer o que voce sugeriu. Claro que sua experiencia é bem maior que a minha neste assunto e voce ja deve ter visto casos e casos semelhantes. Colocarei aqui o resultado. Pode servir para outras pessoas que talvez convivam com o mesmo problema. Agradeço novamente sua ajuda. Como sempre digo, é muito bem vinda. Abraço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 22 Fev 2012 17:34 #127943

martifer

Os radares independem dos mapas sendo usados. Eles são cadastrados baseados na localização latitude X longitude dos mesmos. Por mais que possa haver divergências no georeferenciamento do TT para o NT, essa diferença é insuficiente para "ocultar" um radar. Muito menos para transformar um semáforo em uma Parada Obrigatória :woohoo: ... Seu problema parece estar no caminho de configuração (caso tenha mexido em algo) ou de arquivo corrompido.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 23 Fev 2012 07:16 #128093

Caro PLOT, uma coisa voce ja me esclareceu: que os radares independem do mapa que esta sendo usado. Achava que tinha ligação... ou seja, cada mapa poderia ter radares ou indicações diferentes de outros. Ok nessa parte.
Seguindo sua hipótese do arquivo corrompido ou mesmo eu ter mexido em alguma coisa que nao podia, estou baixando novamente seu pacote completo e vou colocar em um cartão SD de 4 GB novinho em folha.
Outra coisa que gostaria que voce me ensinasse: pode parecer brincadeira, mas não sei mexer no MapChanger. Onde entro para trocar os mapas? Passe o caminho pra mim, por favor... mas no passo a passo mesmo, ok? Agradeço mais uma vez sua ajuda. Depois que baixar seu pacote, colocar no cartão e testar, te aviso. Um abraço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 23 Fev 2012 17:50 #128215

martifer

O procedimento de uso do mapchanger vai depender da skin que está usando. Se vc voltar ao post onde fez o Download e ler com calma o texto, verá que lá explico como fazer
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 23 Fev 2012 20:05 #128287

Vou instalar seu pacote agora, em um cartao de memoria novo. A skin que voce colocou la deve aceitar o MapChanger náo é? Vou ler tambem suas instruçoes. Depois comento. Grato, meu amigo. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 06:29 #128383

Meu caro PLOT, o negocio está feio mesmo.
Instalei seu pacote completo em um cartão de memoria novo, eliminando a hipótese de arquivo corrompido. Não alterei nada, em lugar nenhum do pacote.
Coloquei o cartão no GPS, liguei e imediatamente pegou o sinal do satelite. Fui dar uma volta e passei no tal ponto que tanto incomoda e... NADA. Continua indicando Semaforo com Câmera e não mostra nem fala a velocidade maxima que o radar permite (50 km/h). E agora meu amigo, volto a perguntar: Onde está o erro? Sei que estou te enchendo a paciencia com isso e já estou ficando sem graça de bater tanto na mesma tecla. Se voce tiver alguma outra ideia ou solução, estarei aguardando. Se não, deixa pra lá. Já está ficando chato, ne? No mais, volto a agradecer. Um abraço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 07:06 #128388

Peço desculpas por estar interrompendo a conversa de vocês dois, mas deixem-me dar um palpite que pode até parecer brincadeira, mas tem fundamento...
Na pasta content\speedcam de seu novo iGO delete os 3 arquivos que estão dentro desta pasta e copie para lá somente o arquivo speedcam do seu iGO que veio originalmente em seu GPS.
Acredito que este arquivo antigo esteja correto e no arquivo atual, este ponto que você se refere teve alguma atualização (p/ pior).
Faça este teste e nos diga o que ocorreu...
Abraços aos dois companheiros.

MagnumSoft.
  • magnumsoft
  • Usuário Platinum
  • magnumsoft's Avatar
  • Postagens: 480
  • Agradecimentos: 94
  • Registro em: 22/09/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 09:06 #128403

Prezado Magnun,
De forma alguma considero interrupção e acho que o Plot tambem pensará da mesma forma. Entendo que tudo que puder somar, será bem vindo.
Eu tenho quase certeza que ja fiz essa experiencia, mas vou fazer de novo, neste pacote novo que baixei e nao mexi em nada. Só para não haver erros, os 3 arquivos que voce orienta que sejam deletados são speedcam.txt - speedcam.spdb e o speedcamupdates.spud ??? Feito isso é só eu copiar o arquivo speedcam.txt do cartao original e colar dentro da pasta Content\Speedcam ?
Vou fazer e depois coloco aqui o resultado.
PLOT, se voce tiver outra ideia, por favor coloque aqui. Testarei tambem.

Agradeço aos amigos que se mostram interessados em resolver o caso. Abraços a todos,

Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 11:29 #128425

Ricardo

Você não deve nunca apagar o arquivo speedcamupdates.spud. É nele que ficam registrados as suas inserções de radares feitas manualmente.

O arquivo speedcam.spdb será criado novamente automaticamente no primeiro reinício do iGO, por isso mesmo, a primeira inicialização é mais demorada.

Você pode baixar um novo speedcam.txt diretamente do site MapaRadar (maparadar.com).
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3372
  • Agradecimentos: 1247
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 11:39 #128428

Prezado Fábio,

Já fiz isso várias vezes e não deu resultado. Com o cartao que veio originalmente no aparelho, o danado do radar é identificado, a velocidade é falada e mostrada, tudo normal. Com os outros que ja tentei, ou mostra apenas "Parada Obrigatoria" ou Semaforo com Câmera, e nao fala nem mostra a velocidade.
Apelei agora e apaguei da pasta Content\SpeedCam do pacote iGO do Plot e copiei o arquivo SpeedCam do cartão original, bem como todos os SpeedCam.spdb (tinham quatro lá, nomeados de 1 a 3 e um só mesmo com o nome normal) e colei no Content\Speedcam do cartão novo, contendo o pacote Plot. Hoje a tarde vou passar no "maledeto" radar e vamos ver se vai mostrar e falar certo. Sinceramente, já estou cansando desse assunto... Tentei varias coisas, voces já me ajudaram de todas as formas e nada... Se nao der certo, vou deixar pra lá. Mas eu conto o resultado da coisa. Dando certo ou não, vou relatar aqui. Agradeço a todos, pela boa vontade e paciencia. Abraços. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 12:51 #128447

Olá Fábio M.

Você está cercado de razões, mas o caso dele é diferente... Ele acabou de instalar outro software de navegação e ainda não tem nada inserido manualmente, o que acontece é que o arquivo novo de speedcam deve estar diferente do arquivo speedcam que ele tem em seu iGO antigo (que veio originalmente no aparelho).
Sendo assim eu pedi para que ele fizesse um teste usando o software de navegação novo e o arquivo speedcam antigo e por esta razão deletar tudo da pasta speedcam... Pois eu acredito que no arquivo antigo este ponto que ele está falando esteja diferente do arquivo atual baixado no MapaRadar.

Abraços.
  • magnumsoft
  • Usuário Platinum
  • magnumsoft's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 13:05 #128449

magnumsoft

Entendo perfeitamente sua lógica e o que coloquei foi apenas a título de informação para o Ricardo e outras pessoas que visitarem o post.

Não creio que o problema esteja nos arquivos de radar. Talvez na configuração da Skin, mas como não conheço este pacote do Plot não posso ir além do que já fui.

Toda contribuição é sempre bem-vinda! :oks
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 13:06 #128451

Fabio e Magnum,

Como disse antes, estou depositando todas as minhas esperanças na dica do Magnum. Se der certo, vai ser otimo. Se nao, vou tentar outra coisa (não sou de desistir facil, apesar de estar cansado de tentar e nao obter resultado). Vou pegar o cartao original, que está funcionando legal e tentar incrementá-lo com novos mapas, novas skins... Que tal minha ideia? Mais tarde, quado passar pelo radar, vou saber se deu certo ou nao. Postarei aqui para voces. Abraços e obrigado. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 18:34 #128510

Mas antes faça um backup deste cartão por segurança...
  • magnumsoft
  • Usuário Platinum
  • magnumsoft's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 19:22 #128531

Fábio M. escreveu:
magnumsoft

Entendo perfeitamente sua lógica e o que coloquei foi apenas a título de informação para o Ricardo e outras pessoas que visitarem o post.

Não creio que o problema esteja nos arquivos de radar. Talvez na configuração da Skin, mas como não conheço este pacote do Plot não posso ir além do que já fui.

Toda contribuição é sempre bem-vinda! :oks

Te garanto com 100% de certeza que se não houve alterações na skin, ela funciona perfeitamente bem, sem erro algum.

martifer

Por favor, passe as coordenadas ou o endereço deste radar/semáforo/sei lá o que que está te incomodando que eu checo aqui no meu como aparece.

Também, verifique se existe algum radar aparecendo na tela. Apenas vá com o dedo na tela movimentando a tela e veja se aparece algo.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 20:25 #128553

plot_aqa escreveu:
Te garanto com 100% de certeza que se não houve alterações na skin, ela funciona perfeitamente bem, sem erro algum.
Plot desculpe se não me expressei bem, tenho certeza que sua configuração está 100%.

:oks
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 24 Fev 2012 21:22 #128572

Prezados PLOT, FABIO e MAGNUM, tudo bem com voces?
Fiz o teste. Copiei o arquivo Speedcam.txt do cartao que veio no GPS e sobrepuz ao que estava no pacote do PLOT. Apaguei o Speedcam.spdb. Iniciei o GPS e parti para o tal radar. E, pasmem.... DEU CERTO. O danado identificou o radar certinho. Falou: Semaforo com camera, velocidade 50 km por hora.
Como haviamos pensado e o Magnum falado, deve ter alguma linha nesse arquivo que identifica esse radar.
Conforme o PLOT pediu, informo as coordenadas, que obtive atraves do Google Maps:
- 19.908438 e -43.913641 O endereço do ponto é Av. Silviano Brandao esquina de Rua Conselheiro Rocha, Bairro Horto, em Belo Horizonte.
Agradeço a todos o esforço e a paciencia que tiveram ao tentar me ajudar. Mais uma vez o espirito de equipe funcionou e chegamos onde queriamos. Parabens pra nós !!! Um abraço a todos. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 07:04 #128617

Muito bem, parabéns
Agora sugiro que você entre no site MapaRadar e mande uma MP para o Thundercel fazer esta correção, que no arquivo antigo ele funcionava certo e no arquivo atual foi realizada alguma alteração que passou a estar errado. E ele corrigirá por lá, e na próxima atualização já estará tudo certo novamente.
Abraços a todos.
  • magnumsoft
  • Usuário Platinum
  • magnumsoft's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 08:05 #128628

Prezados amigos que tem me ajudado tanto: acabei de fazer uma "loucura"... o negocio desse radar me deixou meio perturbado mesmo... acho que voces viram, ne? Pois bem, o tal arquivo SpeedCam.txt que copiei do cartão original e que deu certo no pacote do PLOT é datado de setembro de 2009. Desatualizado, portanto. O que fiz então? Peguei um SpeedCam.txt atualizadissimo (de ontem), tamanho 587 kb e copiei para dentro dele todo o conteudo do SpeedCam que estava no cartao original (3oo e poucos kb). O novo arquivo ficou com 927 kb. Voltei com ele para o cartão e passei no radar. Deu certo. Avisou "Semaforo com radar" e "50 km/h. Desta forma acho eu que fiquei com um arquivo de radares atualizado e com a informação que eu queria sobre o tal radar. ESTOU CERTO?.
Gostaria da opinião dos amigos. Fiquei doido realmente ou fiz uma coisa lógica?
Magnum, vou passar a mensagem para o Thundercel, do Mapa Radar.
Abraços a todos e novamente agradeço de coração toda ajuda recebida. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 08:55 #128636

O problema é que fazendo assim você terá duplicidades de pontos... locais que antigamente tinham radares, semáforos, câmeras etc. hoje podem não mais ter e fazendo como você fez, ele irá avisar como se ele ainda estivesse lá...
  • magnumsoft
  • Usuário Platinum
  • magnumsoft's Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 10:20 #128653

Magnum, voce tem razao e entendo sua colocaçao. Realmente se radares foram retirados (o que é pouco provavel, pois essa coisa se prolifera igual rato) ele vai indicar. Mas até que o MapaRadar seja atualizado com esse ponto específico, vou deixar assim. Vou aproveitar que estou tranquilo agora e mandar um mensagem para o Thundercel.
Novamente agradeço sua ajuda. Um abraço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 10:47 #128661

martifer

Olhei no meu aparelho (que usa exatamente o mesmo pacote que está para download) e inseri o endereço que vc me passou. Lá existem dois semáforos com radar, um de cada lado da rua Silviano Brandão.

bh.jpg
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Última Edição: 25 Fev 2012 11:31 por plot_aqa.

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 14:32 #128714

Meu caro amigo PLOT, realmente existem dois radares naquele ponto, um de cada lado da Av. Silviano Brandao. E sao radares com camera de avanço, alem da velocidade ser limitada em 50 km/h. O problema era que meu GPS só indicava ser Semaforo com camera e nao informava nada sobre velocidade. Colocando o danado do arquivo SpeedCam que veio no meu GPS, as informaçoes sáo dadas de forma correta. Mas náo vamos esquentar mais a cabeça, pois ja está res olvido. Vamos nos concentrar em coisas ainda a resolver.
PLOT, mais uma vez agradeço toda sua boa vontade e paciencia em me ajudar. Tenho certeza que ainda vou te incomodar muito e se eu puder de alguma forma te ajudar, pode contar certo. Um abraço. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 16:05 #128734

Constatado o erro na base de dados dos radares o mais importante agora é que essa informação de erro seja passada as pessoas responsáveis pela manutenção dessas bases de dados para que mais pessoas possam se beneficiar dessa correção.

:oks
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Dúvida sobre alerta de radares 25 Fev 2012 17:35 #128747

Prezado Fábio, tudo bem'? Já informei ao Thundercel do Maparadar a localizacao deste radar. Agora é aguardar as proximas atualizaçoes e verificar se o ponto foi incluido.
Gostaria de agradecer a sua ajuda na solucao deste problema. Foi muito legal ver o espirito de equipe da turma do forum.
Um abraço a voce e a todos que nos leem. Ricardo / BH
  • martifer
  • Banido
  • martifer's Avatar
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.377 seconds