Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Negociações
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc.

Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 13 Jul 2011 10:09 #79708

Alo Pessoal

Sei que o forum é mais voltado para outro tipo de GPS mas acredito que alguém aqui do forum possa me ajudar a localizar para comprar um GPS antigo da GARMIM tipo GPS 45, 48, II, III+ etc. A lista é grande e segue mais ao final.

São GPS da década de 90, portáteis e com a antena escamoteavel (que gira) e o principal que tem um conector tipo BNC:

g-ec2.images-amazon....rmin-gps-system_.jpg

www.ultimatedesign.c...mages/gps3bigger.jpg

Lista provável de compatíveis:

Garmin StreetPilot GPS
Garmin StreetPilot ColorMap
Garmin StreetPilot III, III Deluxe
Garmin GPS II, II+
Garmin GPS III, III+
Garmin GPS III Pilot
Garmin GPS V, V Deluxe
Garmin GPS 45, 45XL
Garmin GPS 48
Garmin GPS 50
Garmin GPS 65
Garmin GPS 75
Garmin GPS 89
Garmin GPS 90
Garmin GPS 92
Garmin GPS 95XL
Garmin GPS 100
Garmin GPS 100AVD
Garmin GPS 100STD
Garmin GPS 120, 120XL
Garmin GPS 125 Sounder
Garmin GPS 128

Obrigado pela ajuda.
  • Wall*e
  • Iniciante
  • Wall*e's Avatar
  • Postagens: 8
  • Registro em: 06/01/2011
    Ult. Visita: 19/05/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 13 Jul 2011 12:36 #79739

Salve, Wall*e,

Tenho um Garmin GPS45XL, que comprei na década de 90. É um clássico que funciona até hoje. :-)

Abaixo, ele está entre os outros GPS's da "frota".

Ocasionalmente vejo alguns 45XL á venda no eBay (uma espécie de "MercadoLivre" no exterior). Já procurou por lá? Costumam estar à venda por menos de US$30.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 26 Jul 2011 20:36 #82682

Alo Todos!

Já resolvi o meu problema.

Acabei optando por um GARMIN GPSMAP 76 que é bem interessante.

Só ficou faltando resolver o problema do conector das antenas que são diferentes, mas isto pode ser solcucionado em breve.

Acredito que os moderadores podem remover este tópico para não ficar ocupando espaço.

Obrigado a todos.
  • Wall*e
  • Iniciante
  • Wall*e's Avatar

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 26 Jul 2011 22:28 #82721

Wall*e,

Parabéns pela compra!

Atenção com a antena extyerna. A diferença entre a antena do GPS76 e do GPS45XL, por exemplo, vai além do formato do conector (MCX / BNC), mas também de tensão: 3.3V para o GPS76 e 5V para o 45XL.

Via de regra, as antenas com conector MCX funcionam com 3.3V e as BNC com 5V. Mas confirme com a documentação da antena, antes de conectar.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 04 Ago 2011 15:05 #84371

Bruno:

Obrigado pela dica!

Apesar de não enxergar mais nada no display do GPS 45 ele ainda liga, então vou medir a saída DC no pino central da fêmea BNC e ver o que sai lá se é 3,3 VDC ou 5 VDC.

Na pior das hipóteses não vai ter tensão suficiente (5 VDC) para alimentar o amplificador da antena antiga!

Não consigo saber a especificação (GA alguma coisa!?) da antena, é Garmin mas não acho nada semelhante. É antiga igual ao GPS. Parece um pedaço de cabo de vassoura branco de uns 20 cm com rosca na base. As de hoje são diferentes, parecem um cogumelo:

De qualquer forma já comprei uma antena low profile M. D. com conector MCX apropriado para quebrar o galho se a outra não servir:

Sds

Wall*e

PS.: M. D. - Marca Diabo!
  • Wall*e
  • Iniciante
  • Wall*e's Avatar
Última Edição: 04 Ago 2011 15:07 por Wall*e.

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 09 Ago 2011 21:37 #85295

Baseado nas informações obtidas neste forum bolei um circuito "Enganador de GPS" para utilizar a antena muito muito antiga de 5 VDC da Garmin neste GPS que fornece 3 VDC:

EnganadorGPSEsquema.JPG

Pro lado do GPS o circuito simula uma antena ativa de 3 VDC consumindo um pouco menos de 5 mA. Do lado da antena ativa real o circuito fornece 5 VDC regulados a partir de uma bateria de 9 VDC.

A antena ativa antiga consome 21 mA o que deve dar uma excelente durabilidade para a pilha de 9V.

Fotos da caixa contendo o circuito e as conexões:

EnganadorGPSCx1.JPG

EnganadorGPSCx2.JPG

Agradeço novamente as dicas. Foram de grande utilidade.

Muito obrigado

Wall*e
  • Wall*e
  • Iniciante
  • Wall*e's Avatar

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 10 Ago 2011 13:43 #85401

Wall*e, boa tarde.
Muito obrigado por nos mostrar o projeto.
Como pretende usar este equipamento?

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 11 Ago 2011 09:19 #85565

A pergunta é bem ampla mas vou tentar responder da melhor forma possível.

Tudo começa com uma antiga antena ativa Garmin que tenho que fixo na capota do carro com uma base magnética. Esta antena além de ativa, ou seja, requer alimentação de 5 VDC que viria normalmente do GPS através do conector da antena esta antena tem no cabo um conector BNC, padrão antigo, totalmente incompatível com o atual MCX.

O GPSMAP 76 tem um novo tipo de conector para antena externa muito miudinho que é o MCX então não dá para ligar o BNC diretamente. Além disso só fornece 3 VDC para a antena o que conforme escrito aqui pelo BRUNOBL seria insuficiente.

Primeira coisa que a gente tem que saber é como o GPS sabe que tem uma antena externa conectada nele? Ele precisa saber que tem uma antena externa conectada nele para poder chavear da antena interna para a antena externa. Lendo em alguns outros sites em inglês achei um que explica que o GPS ao “sentir” um consumo de corrente ao redor de 5 mA no conector da antena externa providencia a troca de antenas. Para isto serve o lado esquerdo do circuito acima e por isso ele se chama de “enganador de GPS”. O circuito (lado esquerdo) com o resistor de 470 Ohms em série com o indutor de 150 microH simula uma carga de mais ou menos 5 mA para o GPS, ou seja como se uma antena ativa estivesse conectada nele. Quando se conecta esta “caixinha” no GPS com a chave CH1 desligada ou sem a antena externa conectada no BNC percebe-se claramente que as barras de sinal dos satélites que aparecem na tela do GPS somem, ou seja, prova mais que conclusiva que está ocorrendo o chaveamento entre a antena interna e a antena externa. Como não tem (ainda) antena externa conectada na caixinha não tem sinal de satélite e as barras caem.

Segundo, uma vez a caixinha conectada no GPS via conector padrão MCX e o GPS comutando para antena externa podemos examinar o lado direito do circuito. A antena antiga com conector BNC é ligada na fêmea BNC que está na caixinha. Esta antena precisa de alimentação de 5 VDC. Esta alimentação é fornecida por uma bateria (pilha) de 9 VDC quando se liga a chave CH1 a bateria alimenta um circuito regulador LM78L05A ou popularmente LM7805L que fornece tensão constante de 5 VDC para a antena externa através do outro indutor de 150 microH. A antena fica “feliz” com os 5 VDC que recebe da pilha e assim funciona captando e amplificando o sinal dos satélites. O capacitor de 47 a 100 pF serve para bloquear a corrente continua que está presente nos dois cabos de um e outro lado mas é uma passagem completamente livre para a alta freqüência de 1.575 MHz. Ou seja, o sinal dos satélites captados pela antena passa direto pelo capacitor para o GPS. É como se ele não existisse. Já os dois indutores tem função completamente inversa. Atuam com uma barreira intransponível para o sinal do satélite mas deixam passar sem barreira a corrente continua de alimentação. Em eletricidade os elétrons tomam sempre o caminho mais fácil. Para a corrente continua de alimentação o caminho mais fácil são os indutores. Para a alta freqüência (1.575 MHz) do sinal dos satélites o caminho mais fácil é o capacitor.

Especificações do CI LM78L05A www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM78L05A.pdf

A antena externa conectada no BNC da caixinha pode consumir no máximo 100 mA que é o limite do CI LM78L05A . O CI também providencia proteção a curto circuitos que por ventura possam ocorrer no lado do conector BNC. O consumo normal medido com a antena conectada é de 21 mA, bem razoável para o tipo de bateria utilizada.

Voltando a questão “Quando se conecta esta “caixinha” no GPS com a chave CH1 desligada ou sem a antena externa conectada no BNC percebe-se claramente que as barras de sinal dos satélites que aparecem na tela do GPS somem” agora, com tudo conectado ao ligar a chave CH1 as barras que indicam o nível de sinal do satélite no GPS voltam a aparecer. Agora o sinal está sendo captado pela antena externa ou remota.

Não sei se isto reponde a sua pergunta. Se tiver mais dúvida é só perguntar.

Sds

Wall*e
  • Wall*e
  • Iniciante
  • Wall*e's Avatar
Última Edição: 11 Ago 2011 09:32 por Wall*e. Razão: correção de erros de digitação - problema de dedilógrafo!

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 11 Ago 2011 09:25 #85566

Wall*e, bom dia.
Totalmente esclarecida minha questão.
Gostei muito deste seu projeto e também da forma como resolveu o problema.
Para quem precisar fazer algo parecido, acredito que tenha ficado bastante claro.
Obrigado amigo.

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 27 Ago 2011 13:37 #88672

Tenho um garmin V, se servir posso vender.
  • Agenor
  • Iniciante
  • Agenor's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 19/01/2011
    Ult. Visita: 23/03/2015

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 27 Ago 2011 14:52 #88679

Olá Wall*e,

Parabéns pelo projeto do conversor!

Há tempos, pensei sério em fazer uma dessas caixinhas. É que meu primeiro GPS, como já mencionei, foi um Garmin GPS45XL, com a saída BNC/5V, e anos mais tarde comprei um Garmin GPSMap 96C, bem parecido com seu GPSMap 76 (que eu saiba a diferença se resume ao modo "avião", com a base de dados de aeroportos, e do display colorido), e saída MCX/3V. Num primeiro momento brinquei com a ideia de fazer um conversor exatamente como esse, simulando a carga de um lado e fornecendo tensão para o outro, mas acabei percebendo que o 96C era infinitamente mais sensível (e mais rápido para obter o fixo inicial) que o 45XL, o que tornou o projeto desnecessário.

Com o 45XL, era comum precisar ficar no carro durante um bom tempo até obter o posicionamento inicial. Vários minutos, mesmo. Se por acaso saísse com o carro antes de obter o fixo, era comum andar até o destino sem que o GPS conseguisse sincronizar com satélite algum (problema totalmente resolvido com a antena externa). Mas com o 96C, a obtenção do fixo inicial se dá em poucos segundos, e as barrinhas ficam perto do topo da escala mesmo dentro do carro (ou do avião), e acabei não precisando do conversor.

O que me leva à pergunta: Por que precisou de antena externa para o GPSMap 76?

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Procuro GPS antigo da GARMIM GPS 45, 48, II, III+ etc. 06 Mai 2012 11:34 #146042

BrunoBL

Vc tem esse menu com 6 botões que está nesse seu GPS para disponibilizar? muito me agrada esse menu porém estou usando o de 4 botões e quero o de 6 que me atenderá melhor.
  • sartori25
  • Intermediário
  • sartori25's Avatar
  • Postagens: 51
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 25/03/2012
    Ult. Visita: 31/08/2016
Garmin 1490t Fm Traffic
Siga-me Imagem
Magellan 9265
Magellan 5240
.
S.B.Campo - SP
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.330 seconds