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Janeiro de 2014 foi um dos meses mais quentes da história do Brasil. No último mês o calor invadiu nosso país, deixando as temperaturas acima de 30° e os reservatórios de água lá embaixo.

Uma das explicações para a temperatura tão alta está no ar quente e seco que se instalou entre o Sudeste e o Sul. Esse fenômeno inibe a formação de nuvens, impedindo as chuvas e consequentemente não reduzindo as temperaturas.

A falta de umidade no ar é uma das consequências do calor intenso do mês de janeiro. Desde o inverno tivemos temperaturas baixas, mas ar muito seco. Nesse verão, a umidade continuou baixa em todo o país.

Além do calor, as chuvas não foram bem distribuídas pelo Brasil desde o final do ano passado. Enquanto Minas Gerais e outros Estados presenciaram tempestades, São Paulo não foi atingido pela umidade, causando esse aumento de temperatura.

Como se cuidar nesse verão e ficar confortável?

 

Dormir com esse calor não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas se queixam de insônia, falta de ar, entre outros desconfortos causados pelas altas temperaturas.

Siga algumas dicas para cuidar do seu corpo e da saúde nesse verão.

- Use lençóis de algodão. Tecidos que absorvem o suor são boas opções para roupas de cama.

- Antes de colocar o pijama, tome um banho com água morna – e não gelada – isso ajudará a enfrentar o calor intenso.

- Deixe sua casa ventilada. Uma ventilação inadequada aumenta a sensação de calor e incômodo. Deixe a janela aberta, ligue o ventilador ou o ar-condicionado.

- Umidifique o ar. Importante: o ar-condicionado pode desumidificar o ambiente. Quanto menor a temperatura, mais seco o ar. Use umidificadores de ar ou espalhe bacias com água e toalhas úmidas pelos cômodos.

- Durma de lado. A posição em que dormimos influencia a qualidade do sono. Dessa forma, você facilitará a respiração durante a noite.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas. O calor nos deixa com sensação de cansaço e o álcool também. Essa combinação pode prejudicar seu organismo.

 

- Beba água. Hidratar-se é importante, principalmente no verão. O corpo precisa repor líquido perdido com a transpiração. Beber  1,5 litro de água é suficiente por dia.

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